Aprovado em 15° lugar no concurso PMPB para Soldado Combatente (João Pessoa)
Policial (PM/BM - Praças)“Aconselho a primeiramente decidir um concurso específico que quer e focar totalmente nele. Também aconselho a adquirir a assinatura do Estratégia, pois tem todas as ferramentas necessárias, não precisando adquirir mais nada por fora.”
Confira nossa entrevista com Marcelo Monteiro Maia Junior, aprovado em 15° lugar no concurso PMPB para Soldado Combatente (João Pessoa):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Marcelo Monteiro Maia Junior: Eu me formei em Engenharia Civil no ano de 2023. Tenho 26 anos e sou de Caruaru – Pernambuco.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Marcelo: Comecei a estudar para concursos para mudar de vida e garantir um futuro estável em uma profissão que eu gosto
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Marcelo: Não, apenas estudo
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Marcelo: Já fui aprovado no concurso do DEPEN de 2021, mas como excedente, então estou aguardando ser convocado.
Pretendo continuar estudando sim, vou fazer outros concursos nesse ano de 2024 e também vou focar no meu sonho de ser Policial Federal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Marcelo: Minha vida social diminuiu, mas tento tirar um dia de descanso (geralmente no sábado) para ficar com minha família e com as pessoas que me apoiam, pois acredito que tem que haver um equilíbrio entre estudos e convívio social.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Marcelo: Minha família sim, sempre me apoia e está comigo desde o começo nessa jornada
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Marcelo: Estudei direcionado para PMPB desde que saiu o edital, em agosto. Para manter a disciplina eu organizei um ciclo de estudos das matérias mais importantes, tirando um dia de descanso na semana para não ficar mentalmente exausto.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Marcelo: Utilizei os PDFs do Estratégia, que são excelentes. Além de utilizar simulados e videoaulas de reta final e Hora da Verdade, que ajudaram bastante.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Marcelo: Conheci pelo Youtube
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Marcelo: Sim, já usei matérias de outros cursos e nenhum se compara ao Estratégia. O que me incomodava nos outros cursos era a falta de qualidade nos materiais, principalmente nos PDFs que pareciam ser feitos de qualquer jeito.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Marcelo: Sim, fui aprovado no DEPEN de 2021 quando comecei a estudar para concursos em outro curso, porém fora das vagas. Acredito que hoje, se estivesse utilizado os materiais do Estratégia, eu teria alcançado as vagas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Marcelo: Sim, senti bastante diferença na qualidade dos PDFs e Simulados. As videoaulas também são excelentes, mas prefiro utilizar mais os PDFs pois são completos e organizados. Também gostei da Trilha Estratégica para seguir um plano de estudo organizado, mas ainda prefiro fazer meu próprio ciclo de estudos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Marcelo: Organizei em ciclo de estudos, separando 1h a 1h30min por matéria. Geralmente, estudava 3 matérias por dia, o que dava cerca de 3h a 4h30min líquida por dia de estudo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Marcelo: Revisava pelas minhas anotações e por questões, ou recorria aos grifos do PDF.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Marcelo: Acredito que fazer muitas questões é fundamental, pois adquire confiança e adaptação ao estilo da banca. Já fiz milhares de questões, não tenho ideia do quanto. Gosto de resolver as questões do próprio PDF, pois já são direcionadas e têm comentários dos professores.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Marcelo: Tinha mais dificuldade em Espanhol, pois nunca tinha estudado antes, mas utilizei os PDFs para obter uma noção geral do conteúdo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Marcelo: Foquei apenas em resolver questões e fazer revisões durante a semana. No dia pré-prova apenas li algumas anotações e descansei.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Marcelo: Minha preparação foi utilizar os PDFs de redação para adquirir o máximo de conteúdo possível. Além de treinar uma redação por semana
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Marcelo: Meus principais acertos foram fazer questões para entender o estilo de banca e focar bastante na leitura de lei seca.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Marcelo: Às vezes, dá vontade de desistir, mas logo passa e sigo estudando.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Marcelo: Aconselho a primeiramente decidir um concurso específico que quer e focar totalmente nele. Também aconselho a adquirir a assinatura do Estratégia, pois tem todas as ferramentas necessárias, não precisando adquirir mais nada por fora.