Aprovado em 14° lugar no concurso do SERPRO para o cargo de Analista - Especialização: Tecnologia
Concursos Públicos“Faça muitas questões. Se inscreva nos concursos e faça provas o quanto antes. Tenha mentalidade de longo prazo: se eu estudar e não passar agora, pelo menos fiquei melhor do que eu era antes. Assim, uma hora você passa.”
Confira nossa entrevista com Rafael Kendy Arakaki, aprovado em 14° lugar no concurso do SERPRO para o cargo de Analista – Especialização: Tecnologia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Rafael Kendy Arakaki: Meu nome é Rafael Kendy Arakaki, sou formado em Ciência da Computação e natural de Campo Grande/MS.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Rafael: Vi como pode ser uma carreira proveitosa, com boa remuneração, ambiente de trabalho e desafios interessantes. Também percebi uma valorização da minha formação no Serviço Público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Rafael: Sim. Busco estudar à noite e aos fins de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Rafael: Já fui aprovado nos concursos da UFMS (Analista de TI) e CGE-MS (Auditor de TI). Recentemente também fui aprovado no TRF-3 (Analista de TI) e SEFAZ-MG (Auditor de TI), mas ambos fora das vagas.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Rafael: Eu nunca deixei de frequentar totalmente os eventos da família ou dos amigos, mas diminuí sim pela metade mais ou menos os fins de semana junto deles.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Rafael: Com certeza, todos sabem que eu tenho meus objetivos profissionais e vou me dedicar a isso. Já faz muitos anos que tenho sido focado, então, eles já se adaptaram.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Rafael: Esse ano de 2023 foram muitos concursos. Espeficiamente para o Serpro eu estudei apenas algumas semanas, mas já venho estudando para concursos de Tecnologia da Informação há mais de 2 anos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Rafael: Principalmente o PDF, mas quando eu não me sentia concentrado, tentava a videoaula. Mapas mentais e anotações próprias ajudaram muito (material de revisão no Evernote).
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rafael: Pelo Youtube.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Rafael: O conteúdo abrangente e cheio de questões de concursos relacionadas com o conteúdo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Rafael: Pego o edital e começo a destrinchar os temas, ver quais tenho mais maturidade e quais menos. Vou estudar e fazer uma autoavaliação de onde preciso melhorar.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Rafael: Resumos próprios. Principalmente com imagens.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Rafael: Total. Exercícios são importantes. Ler os comentários. Ver onde errou.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Rafael: No começo eu pensava em Português e RLM como preocupantes, uma vez que nunca fui bom em Português. Mas aí vi que, dependendo do concurso, não tem tanto peso. Então fortaleci somente alguns pontos principais dessas matérias que tinha dificuldade, e de resto fui aprimorar nas específicas, onde sempre tive mais facilidade.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Rafael: A rotina é estudar por questões e material. Duas semanas antes, só revisar. Um dia antes, não estudo, só descanso a mente para ficar focado no dia da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Rafael: Acerto foi obter bons materiais e participar dos grupos de concurso, conversar com outras pessoas no mesmo barco para ver mais dicas. O erro foi ter demorado um pouco para fazer isso, e demorado um pouco para fazer uma mentoria com alguém experiente em concursos de TI.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Rafael: Com certeza. Após me preparar bem para algumas provas e me dar mal em provas discursivas, às vezes por somente uma questão ela põe toda a nota a perder, fiquei chateado várias vezes. A ansiedade bate. Ver seus colegas “progredindo” nas carreiras deles de diversas formas, e você “estudando” pode te fazer pensar em desistir e sentir que está perdendo o tempo. Mas tenho sorte que continuei estudando, e meu maior motivador é ver as boas carreiras, remunerações, planos de carreiras de cargos melhores. Além disso, tenho pessoas na minha vida que me incentivam muito, e acreditam muito em mim.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rafael: Faça muitas questões. Se inscreva nos concursos e faça provas o quanto antes. Tenha mentalidade de longo prazo: se eu estudar e não passar agora, pelo menos fiquei melhor do que eu era antes. Assim, uma hora você passa.