Notícia

MGI dá dicas para as provas do Concurso Unificado

O Ministério da Gestão e Inovação trouxe algumas dicas importantes para quem vai prestar as provas do Concurso Nacional Unificado. As informações foram divulgadas nesta quinta (21), através do Programa Tome Nota.

“Para quem está estudando o Concurso Nacional Unificado eu indico fortemente a leitura do Guia Referencial, que lá dispõe de conteúdos básicos que são motivados para que aconteçam os concursos.

E você também pode ter acesso no edital do IPEA, internalizando aqueles conteúdos que estão no edital”, confirmou uma servidora pública durante o vídeo transmitido no canal do Governo Federal.

Além disso, também é orientado o candidato a estudar as disciplinas de Direito Constitucional, Administrativo, Politicas Públicas e Direito Humanos, uma vez que no Guia ele orienta que esses conteúdos estejam no conteúdo básico das provas de concursos públicos.

DICA DE DISCURSIVAS: confira a sua área de interesse, olha no site do órgão que você tem interesse. A discursiva vai trazer o conhecimento prático, aplicação do seu conhecimento das diversas disciplinas em um estudo de caso, por exemplo.

Confira o vídeo na íntegra com as dicas para o Concurso Nacional Unificado:

Conforme orientado pelo Ministério da Gestão e Inovação, você pode utilizar o conteúdo das provas do concurso IPEA como referência. Onde você vai encontra isso? Em nosso artigo completo:

Concurso IPEA

Serão ofertadas, ao todo, 6.640 vagas em 21 órgãos para o CNU. Há oportunidades para engenheiro, psicólogo, economista, técnico em comunicação social e vários outros cargos, com salários iniciais de até R$ 22,9 mil.

Ademais, as vagas serão distribuídas por blocos temáticos, sendo que o candidato poderá optar por apenas um único bloco:

  • Bloco 1 – Administração e Finanças Públicas;
  • Bloco 2 – Agências Reguladoras e Infraestrutura;
  • Bloco 3 – Agricultura e Meio Ambiente;
  • Bloco 4 – Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação;
  • Bloco 5 – Políticas Sociais, Justiça e Saúde;
  • Bloco 6 – Trabalho e Previdência;
  • Bloco 7 – Dados, Tecnologia e Informação; e
  • Bloco 8 – nível médio de formação.

Outro detalhe que vale lembrar é de que as provas do Concurso Unificado serão realizadas em 217 cidades. A ampliação visa garantir que regiões metropolitanas tenham provas em mais de uma cidade.  

As cidades são: Ananindeua (PA), Aparecida de Goiânia (GO), Várzea Grande (MT), Camaçari (BA), Lauro de Freitas (BA), Caucaia (CE), Maracanau (CE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Olinda (PE), Parnamirim (RN), São José dos Pinhais (PR), Farroupilha (RS), São José (SC), Serra Velha (ES), Vila Velha (ES), Betim (MG), Contagem (MG), Belford Roxo (RJ), Duque de Caxias (RJ), Niterói (RJ), Nova Iguaçu (RJ), São Gonçalo (RJ), São João de Meriti (RJ), Caçapava (SP), Guarulhos (AP). Hortolândia (SP), Jacarei (SP). Mauá (SP), Mogi das Cruzes (SP). Osasco (SP), Paulinia (SP), Santo Andrá (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP), Taboão da Serra (SP), Valinhos (SP), Vinhedo (SP). 

Para mais informações acerca das provas, cargos e vagas do Concurso Unificado (CNU), cujo edital sairá em janeiro, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo e exclusivo para você:

Concurso Unificado

Quer estudar para o Concurso Nacional Unificado?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.