Aprovado em 1° lugar para Analista Legislativo na Câmara Municipal de Pouso Alegre - MG
Legislativo“Façam da sua vida o propósito de estudar para concursos, encarar diversas situações com foco em somar conhecimentos para o concurso, como por exemplo, ficar antenado nas notícias visando a aplicação delas em concurso. E, por fim, que estudem muito, porque após a aprovação tudo vai valer a pena.”
Confira nossa entrevista com Lucas José Teodoro de Sousa, aprovado em 1° lugar no concurso Câmara Municipal de Pouso Alegre – MG para o cargo de Analista Legislativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Lucas José Teodoro de Sousa: Meu nome é Lucas José Teodoro de Sousa, tenho 26 anos, natural e residente na cidade de Borda da Mata, localizada no sul de Minas Gerais. Sou graduado em direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM), com a colação em janeiro de 2022.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lucas José: Desde o final do ensino médio já visava uma graduação que contribuísse para o meu objetivo de ser um servidor público. E foi assim que ingressei no curso de Direito com o objetivo de me preparar previamente para enfrentar o mundo dos concursos e realizar o meu sonho de ser um servidor público. Sempre visei estabilidade financeira, qualidade de vida, oportunidade de crescimento profissional no contato com os demais excelentes servidores, possuir um cargo que me dê oportunidade de carreira, e contribuir com um bom serviço à sociedade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Lucas José: Essa é a minha segunda aprovação em concurso, e seguiu o mesmo padrão, conciliei os estudos com o meu trabalho em outra Câmara Municipal. Minha rotina era estudar de manhã, trabalhar à tarde e estudar novamente à noite.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Lucas José: Já fui aprovado também em 1º lugar para Analista de licitação e parlamentar na Câmara Municipal de Borda da Mata, MG. Sim, pretendo continuar estudando!
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Lucas José: Sempre tentei conciliar os estudos com a minha vida social, mas foi necessário realizar muitas renúncias nesse período para cumprir as metas e alcançar meus objetivos. Diminui bastante meu encontro com amigos, me restringi apenas a 2 saídas mensais com minha namorada que residia em outra cidade e demandava uma viagem de 4h para encontrá-la.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Lucas José: Eles sempre entenderam, mesmo que de maneiras diferentes. Minha irmã e minha namorada me apoiaram muito, com mensagens motivacionais e fortaleza nos momentos mais difíceis. Já meus pais apoiaram da forma que eles puderam, realizando todos os afazeres da casa e com muitas orações, sempre entendendo que eu estava em busca de algo melhor para minha vida. Pois eles são de outra época e creio que nunca entenderam muito bem o que eu estava fazendo todos os dias fechado no quarto estudando, se era mesmo necessário tanta dedicação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Lucas José: Para o Concurso da Câmara Municipal de Pouso Alegre eu estudei 2 semanas com foco total, pois estava desde janeiro estudando para outro concurso. Mas dediquei todas as minhas forças no período final para estudar a legislação municipal e demais conteúdos do edital que considerava que não era do meu domínio.
A disciplina era instantânea em razão da grande oportunidade que eu possuía, em uma cidade muito próxima da minha, em um órgão com excelente estrutura e com ótima remuneração e perspectiva de trabalho.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Lucas José: Eu utilizei apenas os materiais em PDF do Estratégia. A principal vantagem foi o bom conteúdo dos materiais, com muito conhecimento disseminado.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lucas José: Conheci o Estratégia em pesquisas que eu fiz na época em que comecei a estudar para concursos, através da ferramenta de busca do google, bem como redes sociais e youtube.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Lucas José: Senti uma diferença absurda, meu conhecimento se mostrou muito mais avançado. O que mais me ajudou foi a trilha estratégica, sentar para estudar e saber exatamente o que precisava fazer naquele dia. Outro diferencial foi a qualidade dos materiais, impecáveis.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Lucas José: Eu estava estudando desde janeiro pela trilha estratégica, então seguia o planejamento da própria plataforma. Já quando iniciei os estudos para Câmara de Pouso Alegre, realizei o planejamento de estudar português apenas realizando questões da banca da prova (Instituto Consulplan), realizar a leitura dos PDFs sobre a LOM do município e o Regimento Interno.
Estudei cerca de 5h líquidas diárias.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Lucas José: Meu maior defeito em estudar para concursos é que tenho muita dificuldade em revisar, sou muito sedento por novos conhecimentos. Então realizo mais revisões através da resolução de questões. Mas especificamente para esse concurso, como estudei apenas duas semanas dedicados a ele, foi impossível revisar.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Lucas José: Considero que seja fundamental, sempre lia teoria, revisava e resolvia questões, sempre nesse tripé. Desde o início do ano resolvi mais de 2.500 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Lucas José: A disciplina que tenho mais dificuldade é com Administração Pública e Gestão. Para superar tentei realizar muitos exercícios.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lucas José: Como restou pouquíssimo tempo para me dedicar para prova, na semana que antecedeu precisei elevar meu ritmo de estudos, aumentando para 6h líquidas.
No dia anterior à prova estudei até 15h e depois descansei e busquei me preparar emocionalmente.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Lucas José: Como me dediquei apenas 2 semanas para essa prova resolvi estudar no máximo o conteúdo que poderia ser cobrado na questão discursiva (conhecimentos do regimento interno, especialmente). Mas também me dediquei em aprender a estrutura da resposta, ou seja, em como estruturar meu texto formalmente.
Aconselho que os estudantes procurem provas discursivas antigas da banca para se adaptar ao modelo de perguntas e não serem surpreendidos no dia da prova. Pois, por exemplo, na minha prova estavam previstas 2 questões, mas na verdade, foram 6, pois ambas possuíam letras a, b e c. Além de treinarem muito respondendo questões antigas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lucas José: Meu principal acerto sem dúvidas foi realizar muitas questões da banca que aplicou o concurso, me familiarizar com sua cobrança.
Como principal erro foi deixar pouco tempo para me preparar especificamente para esse concurso. Entretanto, segui meu planejamento anual visando outro concurso.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Lucas José: Desde o início do ano estou em um ritmo muito bom de estudos e em razão da minha dedicação e anseio por melhorar minha condição de vida através dos meus estudos nunca passou pela minha cabeça desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lucas José: Em razão das minhas aprovações muitos colegas e pessoas que estão iniciando buscam orientações. E sempre recomendo que adquirem o curso do Estratégia para contar com um bom material e sair na frente. Estudem com a leitura do PDF, realização de revisões e muita resolução de questões. Façam da sua vida o propósito de estudar para concursos, encarar diversas situações com foco em somar conhecimentos para o concurso, como por exemplo, ficar antenado nas notícias visando a aplicação delas em concurso. E, por fim, que estudem muito, porque após a aprovação tudo vai valer a pena.