Aprovado em 4° lugar no concurso ALEMA para o cargo de Assistente Legislativo Administrativo - Agente Legislativo
Legislativo“Tenha constância e disciplina para estudar todos os dias, mesmo que seja só um pouco.”
Confira nossa entrevista com Hugo Muniz Pereira, aprovado em 4° lugar no concurso ALEMA para o cargo de Assistente Legislativo Administrativo – Agente Legislativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Hugo Muniz Pereira: Me chamo Hugo Muniz Pereira, tenho 28 anos, natural de São Luís/MA, formado em Ciências Contábeis.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Hugo: Primeiramente a estabilidade financeira. Além disso, decidi fazer o concurso da ALEMA, pois vi uma oportunidade de ingressar no serviço público em um bom órgão, que além de tudo é perto da minha residência e possui um salário razoavelmente bom para os cargos de nível médio.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Hugo: Sim. Estudava sempre nos turnos da tarde e da noite, pois chego do trabalho às 14:00. Ainda aproveitava para imprimir os materiais das aulas no trabalho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Hugo: Esse foi o primeiro concurso em que fui aprovado e que também realmente estudei para realizar a prova. Pretendo continuar estudando para passar em algum cargo para nível superior.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Hugo: Não me privei de ter momentos de diversão e descontração com família, namorada e amigos. Mas sempre tinha o compromisso de estudar de segunda a sábado, até mesmo naqueles dias em que não tinha ânimo algum para os estudos. A disciplina é fundamental.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Hugo: Sim, apoiaram. Meus pais e minha namorada sempre me incentivaram, principalmente nos dias em que a preguiça e o desânimo queriam tomar de conta.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Hugo: Estudei por 6 meses. O importante para manter a disciplina é persistir até mesmo nos piores dias. Quando me sentia desanimado e sem vontade de estudar, sempre focava nas matérias que eu considerava mais simples e que não fossem exigir tanto da minha capacidade de raciocínio e concentração. Então sempre estudava o mínimo possível nesses dias, mas estudava!
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Hugo: Assistia sempre às videoaulas acompanhadas dos slides elaborados pelos próprios professores. Já aquelas matérias que sentia mais dificuldade, eu imprimia as aulas em PDF, pois eram mais detalhadas. Além disso, resolvia sempre questões para fixar os conteúdos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Hugo: Através da internet e amigos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Hugo: Sim, me senti mais confiante. Os professores sempre dão os macetes e dicas mais importantes para acertar as questões. Esse é o diferencial para sair na frente e conquistar aquele ponto que pode ser fundamental para a aprovação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Hugo: Não montei um plano físico de estudos. Coloquei na minha cabeça que tinha que aprender as matérias específicas que constavam no edital (Regimento Interno da ALEMA, por exemplo). Logo, eu conciliava em dias alternados uma matéria específica e outra que considerava mais tranquila, como Administração de Materiais, por exemplo. E assim fui concluindo as aulas.
Estudava em média de 5 a 6 horas líquidas por dia (segunda a sábado).
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Hugo: Montando meus próprios resumos a partir das observações que fazia durante as aulas e também resolvia questões sobre os assuntos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Hugo: Os exercícios são fundamentais para assimilar o conteúdo e saber se você realmente aprendeu aquela matéria. Além de saber como determinado assunto é cobrado nas provas de concursos, o estilo de questão e as pegadinhas que sempre fazem para derrubar o aluno.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Hugo: A que tive mais dificuldade foi Regimento Interno da ALEMA e Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do MA. Consegui superar fazendo resumos e lendo trechos da aula em PDF dos pontos que sentia maior dificuldade de aprender.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Hugo: Na semana que antecedeu a prova revisei através dos resumos e respondendo questões. No dia pré-prova também aproveitei pra revisar.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Hugo: Principal acerto acredito que tenha sido a disciplina e o compromisso comigo mesmo em estudar.
Principal erro foi ter esperado para fazer minha revisão depois de ter assistido todas as videoaulas, ou seja, no final dos estudos para o concurso. O ideal é ir assistindo as aulas e fazendo logo o próprio material de revisão.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Hugo: Desistir não, mas sempre dava um desânimo e insegurança por não saber se meus estudos iriam realmente valer a pena.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!