Aprovada em 2º lugar no concurso TCM-SP para o cargo de Auditor de Controle Externo - Ciências Contábeis
Tribunais de Contas (TCU, TCE, TCM)“Você também vai poder olhar para trás e ter orgulho da sua jornada e do que alcançou.”
Confira nossa entrevista com Ana Carolina Rauta de Souza, aprovada em 2º lugar no concurso TCM-SP para o cargo de Auditor de Controle Externo – Ciências Contábeis:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Ana Carolina Rauta de Souza: Meu nome é Ana Carolina, tenho 35 anos, sou formada em Ciências Contábeis e natural do Rio de Janeiro.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Ana Carolina: Eu tinha um amigo que era concursado e concurseiro (continuava estudando ainda) e me incentivou. E eu observei como a vida dele melhorou depois que ele foi aprovado e tomou posse nos concursos que prestou. Isso me motivou a também estudar, pois eu queria ter um emprego que me proporcionasse não só um bom salário, mas também qualidade de vida, que considero fundamental.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Ana Carolina: Eu conheci pesquisando na internet. Comecei comprando cursos isolados, de acordo com o concurso que eu queria prestar, e gostei bastante do material e da didática dos professores. Por isso, depois eu adquiri a assinatura ilimitada para ter acesso ao material de todos os concursos.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Ana Carolina: Eu estudava todos os dias, com uma meta semanal de no mínimo 30h (durante a semana eu estudava umas 4h líquidas por dia e nos finais de semana umas 5h líquidas). Porém, na reta final (nos últimos 2 meses antes da prova) eu cheguei a fazer quase 40h semanais. No pós-edital eu sempre estudava o máximo que eu conseguia.
A forma que eu mais gostei de estudar foi por ciclos de estudo. Eu estudava várias matérias por dia (1 hora por matéria), porque não consigo manter a concentração por muito tempo. Meu ciclo tinha cerca de 10 matérias, que são as básicas da área de controle e, se fosse preciso, de acordo com o edital, eu incluía outras.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Ana Carolina: Eu sempre trabalhei e estudei. Como eu rendo mais pela manhã, eu acordava o mais cedo que conseguia para estudar, tipo umas 5h e estudava umas 2h30 antes do trabalho e mais umas 2h quando eu chegava.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Ana Carolina: Eu utilizava muito os PDFs para matérias novas e apenas se eu tivesse dúvida sobre um determinado assunto, que eu assistia a videoaula. Eu também gostava muito do passo estratégico, pois é uma excelente ferramenta para revisão de forma rápida e objetiva. E sempre assistia às revisões de véspera, que considero maravilhosas!
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Ana Carolina: O último concurso, do TCM SP, foi um concurso muito atípico. O edital ficou suspenso durante vários anos devido à pandemia. Quando eu fiz a inscrição para esse concurso, no início de 2020, eu já tinha passado em alguns concursos para analista na minha área de formação e estava começando a estudar para área de controle, para o cargo de auditora.
Como o concurso só foi realizado no início de 2023, 3 anos depois, durante esse tempo eu estudei e passei em outros concursos na área de controle. Então, para esse concurso especificamente eu estudei poucos meses, mas eu já tinha adquirido uma boa bagagem na área de controle.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ana Carolina: A disciplina que eu mais tinha dificuldade no edital do TCM SP foi administração. Para essa disciplina, além de ler os PDFs e fazer questões, eu também assisti algumas videoaulas, que ajudaram a elucidar os assuntos.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Ana Carolina: Eu adotei a estratégia de apenas rever alguns resumos que eu tinha e resolver muitas questões da banca Vunesp para pegar o jeito da banca de cobrar os assuntos.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Ana Carolina: A discursiva foi composta por 3 questões específicas e 1 redação. Eu treinei temas tanto para as questões específicas quanto para redação, cronometrando meu tempo e medindo meus resultados. Para isso, eu comprei um curso específico para discursivas.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Ana Carolina: Eu sou divorciada e não tenho filhos. A minha família não entende muito dessa área de concursos, então eles achavam que eu tinha que ter um plano B ou estipular um tempo para passar.
Quanto aos amigos, eu contei que estava estudando apenas para os mais próximos. Mas, ao longo dessa jornada fiz amigos concurseiros, que me ajudaram bastante, pois compartilhávamos não apenas dicas, mas também ansiedades, alegrias e tristezas.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Ana Carolina: Com certeza é a realização de um sonho. Eu sempre quis ser convidada e minha meta era passar entre os primeiros para poder participar. Com essa aprovação e a participação no baile do Estratégia eu vou encerrar um ciclo muito importante da minha vida (essa fase de concurseira, que exige muita abnegação) e começar um novo ciclo, com novos objetivos. Estou muito feliz!
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Ana Carolina: Sim, eu ouvi falar e assisti alguns vídeos de como foram os bailes anteriores. O meu sonho era ser convidada para o baile, mas é claro que sempre bate aquela dúvida: “Será que eu vou conseguir? Que sou capaz de ficar entre os primeiros?” Mas, graças a Deus, deu certo!
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ana Carolina: Com certeza tiveram muitos erros, principalmente no início dos estudos. Por exemplo, no 1º ano de estudos eu negligenciei o estudo da matéria de português, que é essencial para uma boa nota na objetiva. Além disso, eu ficava perdida sem saber como revisar as matérias de forma eficaz.
O principal acerto, certamente, foi fazer muitas questões e revisar por elas (eu salvava as questões que errei ou acertei, mas fiquem com dúvida e revisava as matérias por essas questões).
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Ana Carolina: Eu nunca pensei em desistir, porque queria muito trabalhar como auditora na área de controle. Eu diria para minha versão de 5 anos atrás começar a estudar mais cedo. Se eu soubesse naquela época o quanto é maravilhoso trabalhar no setor público na área de controle, eu teria começado a estudar muito antes. Outro conselho que eu acho muito válido e que eu não consegui aplicar na época é celebrar as pequenas conquistas. Por exemplo, uma evolução no entendimento de uma matéria já é uma conquista. Celebrar esses avanços torna o processo mais leve.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Ana Carolina: Não se preocupe em fazer sempre tudo 100% correto, porque todos que foram aprovados tiveram erros e acertos, isso faz parte da jornada e do crescimento. Faça o seu melhor! Se dedique ao máximo, mantenha a constância, acredite no processo e estude com estratégia, pois isso é muito importante para acelerar o processo de aprovação. E, por fim, pode ter certeza de que todo esse esforço valerá muito a pena. Você também vai poder olhar para trás e ter orgulho da sua jornada e do que alcançou.