Aprovado em 1º lugar na Receita Federal do Brasil para o cargo de Analista
Fiscal - Federal (RFB e AFT)“Acho que o principal é não desistir! A caminhada é longa, difícil e cheia de empecilhos, mas ninguém chega à glória sem antes batalhar muito.”
Confira nossa entrevista com William Edney Nascimento, aprovado em 1º lugar na Receita Federal do Brasil para o cargo de Analista:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
William Edney Nascimento: Meu nome é William Edney Nascimento, tenho 25 anos, sou formado em Engenharia Elétrica e moro em Ribeirão Preto – SP.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar osestudos para concursos?
William: Em 2022, estava buscando novas oportunidades de trabalho e percebi que a iniciativa privada não estava mais tão atrativa, devido a isso, comecei a buscar outras opções e acabei me deparando com o mundo dos concursos públicos.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
William: Na pesquisa que realizei para conhecer esse vasto mundo dos concursos públicos, deparei-me com diversos cursos no mercado, contudo, desde o início dessa pesquisa não tive dúvidas que o escolhido seria o Estratégia Concursos. O Estratégia é disparado o curso que mais aprova concurseiros em todo o país, além disso, tem os melhores materiais do mercado, os melhores professores e fornece todo o necessário para que o aluno vá do zero até a aprovação.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
William: Em média, conseguia estudar em torno de 4 a 5 horas líquidas durante a semana (segunda a sexta) e aos sábados e domingos em torno de 9 a 10 horas líquidas.
Normalmente, durante a semana (segunda a sexta), realizava o estudo dos PDFs novos, ou seja, fazia a leitura dos materiais que ainda não havia lido. Juntamente a isso, realizava questões e revisões desses materiais estudados.
Aos sábados, costumava realizar revisões apenas por questões, utilizando os resumos e mapas mentais em casos de dúvidas pontuais sobre a matéria.
Por fim, aos domingos, realizava os simulados produzidos pelo Estratégia ou provas anteriores da banca do concurso, que no caso da Receita Federal foi a FGV.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
William: Durante toda a minha preparação para o concurso da Receita Federal eu também trabalhei. Conciliar trabalho e estudo é cansativo, mas com um bom planejamento, definição da rotina diária e foco no objetivo, é plenamente possível realizar os dois e ainda obter a tão almejada aprovação no concurso público.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
William: A principal ferramenta que utilizei foram os PDFs. Os PDFs são super completos, extremamente atualizados e ensinam o conteúdo de uma forma bastante didática.
Utilizei também as videoaulas, mas apenas em casos excepcionais, quando estava com dificuldade em algum conteúdo e era necessário efetuar uma abordagem diferenciada da matéria para sua completa compreensão.
Por fim, o Sistema de Questões do Estratégia também foi fundamental na minha aprovação. Como todos os concurseiros sabem, fazer questões é essencial no estudo para concursos e o Sistema de Questões do Estratégia trouxe diversas questões inéditas e questões com resoluções dos professores que foram um ótimo treinamento para a prova.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
William: Iniciei meus estudos para concursos públicos em abril de 2022 e desde o início meu foco foi a Receita Federal. Como foi apenas 1 ano de preparação, foi necessário muito foco e abdicação para a aprovação, sendo que, para manter a disciplina, sempre busquei focar no resultado e em tudo que eu poderia realizar caso fosse aprovado.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
William: Acredito que as disciplinas que tive mais dificuldade foram Contabilidade e Estatística. Contabilidade é uma matéria que dificilmente você irá aprender de primeira e Estatística apresenta um elevado grau de complexidade em algumas aulas específicas, principalmente devido a enorme quantidade de fórmulas que são necessárias para resolver os exercícios.
Para Contabilidade, uma estratégia que adotei foi não “travar” em uma aula específica. Mesmo não compreendendo totalmente o assunto, continuava lendo as aulas e quando finalizei todas as aulas retornei revisando o conteúdo. A partir do momento que você conseguiu ter a visualização do todo, partes específicas tornam-se mais fáceis de serem compreendidas.
Já em Estatística, elaborei um formulário com as principais fórmulas que eram utilizadas e utilizei-o tanto nas revisões, como na resolução de questões.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
William: Na reta final eu foquei principalmente na resolução de questões, realização de simulados em conjunto com a elaboração de discursivas e revisão dos conteúdos de maior importância.
Ademais, assisti também a Hora da Verdade de todas as disciplinas e também a Revisão de Véspera do Estratégia e tenho certeza que isso foi um grande diferencial na minha aprovação, pois possibilitou revisar praticamente todo o conteúdo em apenas duas semanas.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
William: Para mim, a parte da discursiva sempre foi uma dificuldade maior do que as questões objetivas, portanto, a fim de chegar competitivo no concurso, realizei diversas discursivas na minha preparação, em torno de 30 nesse 1 ano de estudo. Além disso, também contratei o Serviço de Correção Analítica do Estratégia Concursos, que me mostrou os pontos em que eu era deficiente e deveria melhorar.
Por fim, todo o esforço valeu a pena, já que consegui obter a pontuação máxima na discursiva (30 de 30 pontos) e alcançar o 1° Lugar desse concurso tão disputado.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
William: Não sou casado e nem tenho filhos. Atualmente moro com meus pais e minha avó.
Desde o início da preparação deixei claro que seriam anos de estudos e de muita abdicação. Graças a Deus fui abençoado com uma família maravilhosa e que me apoiou em toda a preparação, sendo que sem eles com certeza eu não conseguiria ser aprovado.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
William: É uma sensação incrível poder ser reconhecido por uma conquista que foi tão marcante em minha vida. O Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos é a demonstração de que vocês se importam com a aprovação dos seus alunos e premiam aqueles que se destacaram. Muito obrigado!
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
William: Como já acompanhava o canal do Estratégia no Youtube na minha preparação, já havia visto vídeos a respeito do Baile dos Primeiros. Sempre achei incrível o Baile e tinha muita vontade de estar presente, só que sinceramente, não esperava que esse sonho se realizaria um dia. Enfim, felizmente deu tudo certo e graças a Deus poderei participar dessa confraternização.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
William: Acredito que meu principal erro ocorreu no início da preparação, em que eu buscava fazer resumos e anotações de todas as aulas. Apesar de ser uma forma de possuir um material de revisão consistente, o tempo demandado era enorme e para uma preparação como a minha de apenas 1 ano, se tornou praticamente inviável, e por isso, logo abandonei esse método. Busquei utilizar os resumos e mapas mentais do próprio Estratégia, além de muitas questões, para realizar minhas revisões.
No que diz respeito aos acertos, acredito que o maior diferencial da minha preparação foi o meu planejamento. Sempre organizava meu cronograma previamente, definia metas de materiais e questões a serem realizadas, efetuava a formatação do meu ciclo de estudos, etc. Toda essa organização foi fundamental para seguir focado e atingir meu objetivo com eficiência máxima.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
William: Nunca pensei em desistir. Tiveram momentos bem difíceis durante a minha preparação, mas estava tão focado em conseguir aquilo que desejava que não me deixava abater.
Diria para a minha versão de 5 anos atrás para iniciar a estudar para concursos o mais rapidamente possível, porque com certeza essa foi uma das melhores escolhas que fiz em minha vida.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
William: Acho que o principal é não desistir! A caminhada é longa, difícil e cheia de empecilhos, mas ninguém chega à glória sem antes batalhar muito.
Por isso, espero que todos os que estão nessa caminhada possam se espelhar nos vencedores desse baile e saber que é possível alcançar esse resultado: VOCÊ CONSEGUE!!!