Comissão formada para o concurso Naturatins
Foi divulgada a composição da comissão organizadora do novo concurso do Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins.
De acordo com o documento publicado, a comissão ficará responsável pela análise de viabilidade do concurso público de provas e títulos para o provimento dos Cargos, Carreiras e Remuneração do Quadro de Profissionais de Análise, Inspeção e Fiscalização Ambiental do Estado do Tocantins.
Os membros responsáveis são os seguintes:
- Maria Luiza Gomes de Aguiar (Secad);
- Zenóbio Cruz da Silva Arruda Junior (Secad);
- José Wellyngton Noronha Aguiar (Secad);
- Marcos Rezende Machado (Secad);
- Gino Machado de Oliveira (Naturatins) e
- Renato Pires da Silva (Naturatins).
O grupo terá o prazo de 120 (cento e vinte) dias para a conclusão dos trabalho.
Sobre o órgão
Em 21 de abril de 1989, por meio da Lei nº 29, foi criada a Fundação Natureza do Tocantins (NATURATINS), com o objetivo de promover o estudo a pesquisa e a experimentação no campo da proteção e controle ambiental e da utilização racional dos recursos ambientais.
No terceiro governo do Estado, por meio da edição da Lei Estadual nº. 858 de 26 de julho de 1996, criou-se o Instituto Natureza do Tocantins, autarquia que substituiu a Fundação e que tem por competência:
I – a execução da política ambiental do Estado;
II – o monitoramento e o controle ambiental;
III – a fiscalização do cumprimento da legislação ambiental; e
IV – a prestação do serviço correlatos que lhe sejam atribuídos resultante de convênios, acordos e contratos.
Com sede em Palmas, o Instituto conta com 15 Unidades regionais distribuídas no Estado e ainda é responsável pela gestão das Unidades de Conservação de Proteção Integral e de Uso Sustentável do Estado.
Responsável pela execução de políticas públicas voltadas para a preservação e conservação dos recursos naturais, o Naturatins busca o seu aproveitamento de forma a assegurar sua disponibilidade para a atual e futura geração.
Dentre a sua atuação, o órgão também tem a preocupação de promover ações voltadas para o bem estar socioambiental, por meio de projetos voltados para o manejo sustentável dos recursos naturais geradores de renda familiar.
Quer estudar para concursos Tocantins?