Concurso MCTI: conheça as unidades de pesquisa do Ministério!
Com iniciais que podem chegar a R$ 14,2 mil, o concurso do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) é destaque no mundo dos concursos! São 427 vagas para 14 Unidades de Pesquisa! Mas, você conhece todas?! Então confira!
As oportunidades do certame são para os cargos de Pesquisador e Tecnologista, ambos com exigência de nível superior, com variação de remuneração inicial e área de atividade de acordo com as funções de cada Unidade.
Por isso, é fundamental conhecer um pouco de cada instituição vinculada ao MCTI para, assim, escolher a melhor opção para sua vida! Afinal, ninguém quer trabalhar em algo que não se identifica, não é?!
Então confira este artigo elaborado pelo Estratégia para conhecer cada Unidade de Pesquisa da seleção do MCTI! Vamos lá?!
Concurso MCTI: Unidades de pesquisa
Sobre o CTI
O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer é uma unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que desde 1982 atua em parceria com agentes do setor privado, da academia e do governo, para promover um ambiente propício à geração de inovações em processos e produtos, visando o fortalecimento da indústria nacional e o bem estar da população.
As ações de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico do CTI Renato Archer são desenvolvidas com base no planejamento estratégico do MCTI e com foco em quatro principais eixos temáticos: Indústria 4.0, Saúde Avançada, Tecnologias Habilitadoras e Governo Digital.
Mais informações sobre o concurso CTI
Sobre o CEMADEN
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais é um núcleo responsável pela prevenção e gerenciamento da atuação governamental perante eventuais desastres naturais ocorridos em território brasileiro. Este centro é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Mais informações sobre o concurso CEMADEN
Sobre o INPE
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais foi criado em 1961 com o objetivo de capacitar o país nas pesquisas cientificas e nas tecnologias espaciais.
Ao longo dos anos, suas atividades se ampliaram e a importância dos estudos vão desde assuntos complexos sobre a origem do Universo a aplicações de ciências como nas questões de desflorestamento das nossas matas.
O Instituto é centro de excelência, e referencia internacional, em pesquisas de ciências espaciais e atmosféricas, engenharia espacial, meteorologia, observação da Terra por imagens de satélite e estudos de mudanças climáticas.
Mais informações sobre o concurso INPE
Sobre o INPA
Criado em 1952 e implementado em 1954, o INPA, ao longo dos anos, vem realizando estudos científicos do meio físico e das condições de vida da região amazônica para promover o bem-estar humano e o desenvolvimento sócio-econômico regional.
Mais informações sobre o concurso INPA
Sobre o ON
O Observatório Nacional – ON, instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, atua em três grandes áreas de conhecimento: Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência, nas quais realiza pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, com reconhecimento nacional e projeção internacional.
Suas atividades incluem a formação de pesquisadores em seus cursos de pós-graduação, a capacitação de profissionais, a coordenação de projetos e de atividades nacionais nas suas áreas de atuação e a geração, a manutenção e a disseminação da Hora Legal Brasileira.
Mais informações sobre o concurso ON
Sobre o CETENE
O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, é uma Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), criado em 2005 para apoiar o desenvolvimento tecnológico e econômico da região Nordeste, além de promover a integração entre a sociedade, a inovação e o conhecimento.
Tem como missão desenvolver, introduzir e aperfeiçoar inovações tecnológicas que tenham caráter estratégico para o desenvolvimento econômico e social da Região Nordeste, promovendo cooperações baseadas em redes de conhecimento e nos agentes da economia nordestina.
Mais informações sobre o concurso CETENE
Sobre o LNCC
O Laboratório Nacional de Computação Científica pesquisa, forma Mestres e Doutores e oferece plataforma de computação de alto desempenho à comunidade científica.
O LNCC pesquisa, desenvolve e inova em várias áreas do conhecimento, usando da modelagem computacional para processamento de alto desempenho dos fenômenos estudados.
A computação científica é o instrumento de otimização das pesquisas, pois diminui o tempo de análise e aumenta a precisão dos resultados.
Alcança, além disso, fenômenos complexos que não poderiam ser estudados com a mesma velocidade e qualidade em computadores convencionais.
Mais informações sobre o concurso LNCC
Sobre o INT
Com sede no Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) é uma instituição comprometida com a inovação. Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o INT hoje empreende pesquisas avançadas visando a transferência de tecnologia para o setor produtivo, além de oferecer serviços tecnológicos de alta complexidade.
A atuação do INT é multidisciplinar, sendo suas competências técnicas organizacionais estruturadas através das áreas de Catálise e Biocatálise; Corrosão, Biocorrosão e Degradação de Materiais; Bioprocessamento e Bioprodutos; Engenharia e Ciência de Materiais; Energias Renováveis e Eficiência Energética; Avaliação de Processos, Produtos e Insumos; Engenharia e Design de Produtos; Manufatura Aditiva; Tecnologias de Gestão da Produção.
As áreas de aplicação científica e tecnológica compreendem por exemplo: exploração do pré-sal, processo de refino de petróleo, gestão de CO2, mineroduto, segurança offshore, dispositivo médico-implantável, biocombustíveis, aproveitamento de biomassa, cosméticos e desporto.
Mais informações sobre o concurso INT
Sobre o CBPF
Fundado em 1949, no Rio de Janeiro (RJ), como resultado de um momento histórico em que ciência era parte de um projeto de nação, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) – hoje, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – é um instituto de excelência internacional na área de pesquisa e pós-graduação em física.
Com seus laboratórios multiusuários, serve de infraestrutura para grupos de pesquisa no Brasil e no exterior, bem como para a indústria nacional.
Um de seus fundadores é um dos mitos da ciência brasileira, o físico César Lattes (1924-2005), que em 1947 teve participação decisiva em uma das descobertas científicas mais importantes do século passado: a detecção do méson pi (ou píon), partícula que mantém prótons e nêutrons unidos no núcleo dos átomos. Por esse feito, Lattes foi indicado sete vezes ao prêmio Nobel de Física.
Mais informações sobre o concurso CBPF
Sobre o CETEM
O Centro de Tecnologia Mineral, uma das unidades de pesquisa do MCTI, atua, desde o início de suas atividades, em 18 de abril de 1978, no desenvolvimento de tecnologia para o uso sustentável dos recursos minerais brasileiros, com foco na inovação tecnológica para o setor mineral.
Os benefícios advindos das pesquisas realizadas no Centro contribuem para o desenvolvimento econômico e social do País.
O CETEM é a única instituição pública de pesquisa dedicada à tecnologia mineral e a questões ambientais relacionadas, reunindo corpo técnico qualificado para atender às demandas do setor mineral.
Mais informações sobre o concurso CETEM
Sobre o INMA
O Instituto Nacional da Mata Atlântica foi criado a partir da transferência do Museu de Biologia Professor Mello Leitão, fundado por Augusto Ruschi em 1949, para a estrutura do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
O INMA caracteriza-se como uma instituição científica, tecnológica e de inovação. A sede do Instituto está localizada na área urbana do município de Santa Teresa, Espírito Santo, onde se desenvolvem as atividades administrativas, científicas, museológicas e educativas.
O INMA tem a responsabilidade de preservar valioso acervo biológico, formado por 120.000 espécimes da fauna e 53.000 registros da flora brasileira, sobretudo da Mata Atlântica, e gerenciar duas áreas de conservação próximas à sua sede.
Mais informações sobre o concurso INMA
Sobre o LNA
O Laboratório Nacional de Astrofísica – LNA é uma das unidades de pesquisa integrantes da estrutura do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.
Foi o primeiro Laboratório Nacional implementado no Brasil em 1985 e, desde então, seu modelo tem sido aperfeiçoado.
A sede do LNA está localizada na cidade de Itajubá, no sul do estado de Minas Gerais, onde se encontra instalada sua administração central.
Mais informações sobre o concurso LNA
Sobre o IBICT
A origem do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) remonta ao início dos anos de 1950 quando a Organização das Nações Unidades para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) sugeriu à Fundação Getúlio Vargas (FGV), que promovesse a criação, no Brasil, de um centro nacional de bibliografia.
Cabe destacar a importante presença do IBICT nos setores industrial e empresarial. Como exemplo, tem-se o Projeto de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) que é uma iniciativa criada para fomentar o desenvolvimento da metodologia de ACV no Brasil, através de uma infraestrutura de informação que atenda indústria, academia e a sociedade em geral.
Mais informações sobre o concurso IBICT
Sobre o MAST
O Museu de Astronomia e Ciências Afins tem a missão de ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico por meio da pesquisa, preservação de acervos, divulgação e história da ciência e da tecnologia no Brasil.
Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas da História da Ciência e da Tecnologia no Brasil, Divulgação e Educação em Ciências em Espaços não Formais, Museologia e Patrimônio da Ciência e Tecnologia.
Também realiza e fomenta atividades de divulgação da ciência e da tecnologia em suas dependências, escolas e outras instituições.
Mais informações sobre o concurso MAST
E aí, se interessou por algumas das grandes oportunidades do novo edital MCTI?! Então confira o nosso artigo completo sobre os certames e não perca nenhum detalhe:
Mais informações sobre o concurso MCTI
Quer estudar para o concurso do MCTI?
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!