Concurso IBAMA e ICMBio: vale a pena estudar simultaneamente?
Concurseira(o) imparável, IBAMA e ICMBio, dois concursos da área do meio ambiente, e que podem ter disciplinas em comum que ajudem na organização de seus estudos. Vamos verificar!
IBAMA e ICMBio
Primeiramente, precisamos entender que tanto o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) quanto o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) são autarquias federais vinculadas ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Algumas das atribuições do IBAMA inclui o exercício do poder de polícia ambiental, além de ações relacionadas a licenciamentos ambientais, monitoramento e controle ambiental etc.
Nesse sentido, além de também possuir o poder de polícia, o ICMBio tem como função o fomento e a execução de “programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e de educação ambiental”, dentre outras, segundo sua lei de criação.
Como é a carreira no IBAMA e no ICMBio?
Existe apenas uma carreira que abrange os quadros de pessoal do MMA, do IBAMA e do ICMBio. Essa é a Carreira de Especialista em Meio Ambiente, criada pela Lei n° 10.410/2002. Assim, seu conjunto de cargos é composto por esses abaixo, seguidos dos requisitos:
- Gestor Ambiental, nível superior;
- Gestor Administrativo, nível superior;
- Analista Ambiental, nível superior;
- Analista Administrativo, nível superior;
- Técnico Ambiental, nível médio;
- Técnico Administrativo, nível médio.
Isto posto, vamos dar uma olhada nos últimos editais dessas autarquias. Assim, podemos identificar se houve disciplinas em comum.
Disciplinas em comum – concursos IBAMA e ICMBio
Edital ICMBio
Pois bem, a última publicação de edital de concurso do ICMBio para provimento de cargos efetivos aconteceu no ano de 2021. Na ocasião, as oportunidades eram para Analista Ambiental e Técnico Ambiental, e as etapas eram constituídas por prova objetiva e prova discursiva.
Dessa forma, as disciplinas da prova objetiva, na parte de Conhecimentos Básicos, para ambos os cargos foram:
- Língua Portuguesa;
- Noções de Gestão;
- Noções de Direito Administrativo;
- Legislação;
- Integridade Pública;
- Atualidades;
- Noções de Informática.
Edital IBAMA
Logo após, no mesmo período do concurso do ICMBio, veio o edital do IBAMA. Dessa vez, as vagas também eram para os cargos de Analista Administrativo, Analista Ambiental e Técnico Ambiental, que também deveriam ter as etapas de provas objetiva e discursiva.
Porém, os Conhecimentos Básicos aqui foram um tanto diferentes das do concurso do ICMBio. Além de terem separado as disciplinas de Conhecimentos Básicos para cargo de nível superior e para cargo de nível médio, o conteúdo seria diferente daquele do ICMBio.
Vejamos o que foi exigido para os cargos dos níveis superior (Analista Administrativo e Analista Ambiental) e médio (Técnico Ambiental) do IBAMA:
Portanto, observe que além de Língua Portuguesa e Noções de Informática (marcadas em azul na tabela acima), as demais disciplinas divergem. O conteúdo de Tecnologia da Informação só não era igual por conta dos assuntos de Banco de Dados, LGPD etc. Ou seja, entre os dois concursos (IBAMA e ICMBio) apenas 2 disciplinas dos Conhecimentos Básicos poderiam ser aproveitadas em seus estudos.
No mais, talvez você conseguisse aproveitar uma terceira disciplina: a de Direito Administrativo. Isso seria possível caso você estivesse estudando para algum cargo de nível superior do IBAMA e para qualquer outro do ICMBio, visto que tal disciplina foi cobrada para ambos os cargos nesse último certame.
Por outro lado, quem quisesse concorrer aos cargos de níveis diferentes do IBAMA, também poderia fazê-lo. Afinal, as provas aconteceram em turnos opostos. Contudo, também pouquíssimos conteúdos seriam semelhantes.
Vale a pena estudar para os dois ao mesmo tempo?
Logo, entendemos que a carreira de Especialista em Meio Ambiente existe tanto no IBAMA quanto no ICMBio, e que, consequentemente, o plano de cargos é o mesmo para ambas as autarquias.
Por conseguinte, o conteúdo programático dividiu-se em Conhecimentos Básicos e Específicos tanto no concurso do IBAMA quanto no concurso do ICMBio. Porém, nem chegamos a entrar no mérito desses Conhecimentos Específicos, porque as disciplinas básicas já se mostraram inviáveis ao aproveitamento dos estudos.
Logo, se estivéssemos em um cenário em que houvesse um tempo curto e um conteúdo extenso para estudar, seria baixa a possibilidade de um aproveitamento ou de um custo benefício.
No entanto, caso o cenário não fosse esse, e tivéssemos tempo suficiente para assimilar cada conteúdo do edital, já saberíamos quais disciplinas poderíamos juntar e quais exigiriam mais do nosso raciocínio separadamente.
E agora?
Por fim, o melhor momento de estudar para um concurso público é antes mesmo da publicação do edital. E é claro que o Estratégia Concursos tem os materiais de pré-edital para te colocar no caminho da aprovação dos concursos do IBAMA e do ICMBio.
Senta e estuda!
Boa sorte!
Quer saber quais serão os próximos concursos?
Confira nossos artigos!