Aprovado em 3° lugar no concurso da SME-SP para o cargo de Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Educação Física
Educação“O que aconselho é: escolha um concurso, estude somente para ele e se imagine vivendo a vida que ele poderá te proporcionar.”
Confira nossa entrevista com Felipe Rodrigues De Lima Santos – Aprovado em 3° lugar no concurso da SME-SP para o cargo de Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Educação Física:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Felipe Rodrigues De Lima Santos: Me chamo Felipe Rodrigues de Lima Santos, tenho 33 anos, sou formado em comércio exterior e estou terminando minha licenciatura em Educação Física e sou natural de São Paulo, Capital.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Felipe: Sempre tive contato com o mundo dos concursos, pois meu pai era servidor do INSS, minha irmã é servidora da SAP-SP e meus tios, professores. Tomei a decisão de começar a estudar para concursos, após entender que a iniciativa privada não era muita justa em reconhecer os profissionais, o serviço público é um processo mais democrático e imparcial, sem contar que remunera de forma justa seus servidores.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Felipe: Sempre trabalhei e estudei, nunca tive a oportunidade de somente estudar, mas sempre tirei de letra. O período que eu mais gostei de estudar foi no final da noite, com muito silêncio. Como moro sozinho há anos, foi mais fácil me adaptar à rotina.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Felipe: Eu fui entender a lógica dos concursos há uns 4 anos, mas como eu estava meio perdido sobre o que eu queria ser, não obtive êxito nos concursos que eu prestei (olha que foram mais de 20), eu tinha o hábito de começar a estudar para um concurso e no meio do caminho mudava de rumo e começava a estudar para outro e no final, ia mal. Tinha o costume de fugir das matérias que eu não gostava e isso atrasou meu sucesso por anos. Quando comecei a entender que deveria focar em apenas um concurso por vez e que não deveria fugir das matérias que tinha dificuldade, comecei a melhorar meu desempenho, tive um bom resultado no TJSP 2021, INSS EM 2016, DETRAN–SP EM 2013 entre outros. Pretendo continuar estudando, inclusive, estou com vontade de iniciar estudos para as carreiras fiscais. Atualmente, sou servidor da Prefeitura de São Paulo e atuo como Auxiliar Técnico de Educação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Felipe: Conseguia conciliar meu lazer com amigos e família normalmente, claro que às vezes deixava de curtir um barzinho ou um cinema para estudar, mas não foi nada que me impedisse de ter uma vida normal.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Felipe: Minha família sempre me incentivou, nunca tive problemas com isso.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Felipe: Para esse concurso da Prefeitura, eu estudei 3 meses durante todos os dias por 2 horas, no mínimo. O que me fez manter a disciplina, foi entender que estava na hora de evoluir.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Felipe: Usei todos os recursos, mas o meu favorito eram os “postcards”, pois me ajudava a memorizar mais conteúdo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Felipe: Eu conheci o Estratégia quando fui estudar para o concurso da Câmara Municipal de São Paulo. Comprei o “Passo Estratégico”, mas não me dediquei o suficiente, pois já estava estudando para outro concurso. No final, falhei nos dois.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Felipe: Já fui assinante de outros cursinhos, não tenho do que reclamar, mas o Estratégia é muito mais completo na sua grade e os professores são muito dinâmicos, acho isso importante.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Felipe: Sim, para esse concurso eu estudei com outro curso, mas assisti umas aulas do Estratégia para complementar a preparação. Fui aprovado em 3º lugar.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Felipe: Os PDFs do Estratégia são espetaculares, senti que absorvia mais quando lia elees, pois eles possuem uma linguagem simples.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Felipe: 2 horas por dia, 2 matérias por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Felipe: Resumos e questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Felipe: Durante a minha trajetória para concursos já respondi mais de 19 mil questões, rs.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Felipe: Raciocínio lógico e informática. Fui melhorando meu desempenho nessas matérias após resolver muitas questões e assistir muitas aulas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Felipe: Na semana que antecedeu a prova eu não estudei, só relaxei.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Felipe: Quem não lê, não escreve. Como gosto de ler, não tive dificuldade com a redação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Felipe: Meu principal acerto foi ter focado na parte específica da minha matéria e, meu pior erro, foi ter negligenciado o português da FGV, rs.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Felipe: Nunca pensei em desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Felipe: O que aconselho é: escolha um concurso, estude somente para ele e se imagine vivendo a vida que ele poderá te proporcionar.