Concurso Unificado: governo cria página respondendo dúvidas
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos criou uma página esclarecendo as dúvidas mais comuns acerca do Concurso Nacional Unificado.
Os questionamentos vão desde o cronograma previsto até a motivação para realizar o processo unificado.
Vale lembrar que, ainda nessa sexta-feira (01), às 14h, representantes do MGI estarão ao vivo em uma transmissão no Youtube com o intuito de responder as dúvidas sobre o CNU.
O que é o Concurso Público Nacional Unificado?
É uma iniciativa proposta pelo MGI aos outros órgãos do governo federal. O objetivo é centralizar os certames autorizados para o recrutamento e a seleção de servidores públicos federais nas vagas autorizadas em diferentes órgãos e entidades.
Esse modelo unificado agiliza a contratação de servidores reconstruindo a capacidade dos órgãos após a perda de 73 mil servidores ao longo dos últimos seis anos.
No modelo de realização de concurso tradicional, uma pessoa pode fazer vários concursos, com o Concurso Nacional Unificado esta possibilidade diminui. Isso não é deixar de ser democrático?
O CNU fortalece princípios democráticos e amplia oportunidades aos candidatos ao oferecer a descentralização das provas em quase 180 municípios.
O modelo concentrado em poucas cidades favorece desigualdades sociodemográficas existentes na sociedade brasileira de modo geral.
Como será organizado o Concurso Nacional Unificado?
O CNU será organizado a partir da realização de um mesmo certame em aproximadamente 180 cidades, de forma concomitante.
A inspiração para este modelo é o ENEM, que já esteve em 1.727 municípios com aproximadamente 5.1 milhões de inscritos.
O arranjo deverá prever a participação de comissões setoriais de cada um dos órgãos ou entidades envolvidos.
Por que o Concurso Nacional Unificado será realizado em 179 municípios? Como se chegou a esse número?
Para a seleção dos 179 municípios, foram consideradas a densidade populacional, o raio de influência microrregional de cidades médias e grandes e as facilidades de acesso entre elas.
Como será a definição das vagas pelas quais os candidatos poderão concorrer?
A proposta do MGI é que, no momento da inscrição no Concurso, os candidatos deverão optar por um dos blocos das áreas de atuação governamental disponíveis no certame.
Depois desta escolha, os candidatos deverão indicar seu cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha.
Desta forma, o candidato irá realizar as provas objetivas (comuns a todos os candidatos) e as provas específicas (objetivas e dissertativas) do bloco de sua escolha.
As questões específicas serão definidas pelas comissões organizadoras dos diferentes órgãos e entidades públicas cujos cargos/carreiras compõem um determinado bloco.
>>> Confira a página de dúvidas na íntegra
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o Concurso Nacional Unificado, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção: