Notícia

Mais de 8 mil novas vagas em concursos nos próximos três anos!

Atenção Corujas! A Ministra de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil, Esther Dweck, afirmou durante entrevista ao portal JOTA que serão autorizadas entre oito e dez mil novas vagas em concurso públicos nos próximos três anos.

O governo está trabalhando na elaboração de concursos públicos que se alinhem às demandas atuais e à modernização dos serviços. De acordo com informações oficiais, não está prevista uma reforma constitucional, mas sim mudanças por meio de leis ordinárias.

Durante a entrevista a ministra ressaltou que a estabilidade dos servidores públicos não será abolida, visando manter a proteção contra perseguições políticas. Um dos pontos interessantes da entrevista, foi quando a Ministra afirmou que o governo avalia a possibilidade de redução da jornada de trabalho como medida para evitar contratações excessivas.

Em relação à quantidade de novos servidores, a avaliação é feita em colaboração com diversas entidades, como a Secretaria de Governo Digital e a Secretaria de Gestão de Pessoas. A transformação digital é um critério fundamental nesse processo.

Entre 8 e 10 mil novas vagas em concursos

Para os próximos três anos, espera-se a abertura de oito a dez mil vagas para concursos públicos. O governo enfatiza a importância de uma abordagem estratégica, considerando a automação de processos em áreas que passaram por mudanças tecnológicas.

O cenário financeiro para o próximo ano ainda é incerto, dependendo da aprovação do arcabouço fiscal pelo Senado. O governo está trabalhando com diferentes cenários, mas detalhes estão sendo mantidos em sigilo.

Em resumo, os concursos públicos nos próximos anos terão foco na modernização e nas necessidades específicas de cada área, equilibrando as demandas com a estabilidade dos servidores e as limitações financeiras.

Quer estudar para concursos?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.