Aprovada em 16° lugar no concurso TRT PB para o cargo de Técnico Judiciário - Polícia Judicial
Tribunais“Posso garantir que tudo vale muito a pena no final e que qualquer um consegue, por mais clichê que possa parecer. Preocupe-se só com as suas metas. Afaste-se de pessoas que fazem você se questionar se realmente consegue, mantenha-se rodeado de pessoas que estão torcendo por você, dando apoio. De resto é paciência e bunda na cadeira.”
Confira nossa entrevista com Rebecca Kerina Soares de Jesus, aprovada em 16° lugar no concurso TRT PB para o cargo de Técnico Judiciário – Polícia Judicial:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Rebecca Kerina Soares de Jesus: Meu nome é Rebecca Kerina, tenho 26 anos, natural de Cuiabá/MT. Sou bacharela em direito e atualmente estou cursando o sétimo semestre de serviço social.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Rebecca: Estabilidade, sem dúvida. Meus pais são concursados, então sempre gostei da sensação de segurança, da certeza de que todo mês vai cair um valor x na minha conta.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Rebecca: Eu fazia um estágio de pós-graduação no período da tarde (duração de 4h a 6h). Eu estudava de manhã, depois do estágio, no período da noite. No final de semana eu colocava a matéria em dia, caso tivesse acumulado alguma coisa.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Rebecca: Limpurb- Técnico Administrativo de Serviços Funerários (3º lugar)
Defensoria do Estado de Mato Grosso- Técnico Administrativo – Área fim (22º lugar)
Polícia Civil da Bahia- Investigador (228º lugar)
TRT BA – Agente de Polícia Judicial (68º lugar)
TRT PB – Agente de Polícia Judicial (16º lugar)
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Rebecca: Olha, de 10 convites que me faziam, 8 eu recusava porque tinha que estudar. Eu ia em aniversários de pessoas importantes pra mim e momentos mais especiais mesmo (formatura, casamento, etc). Graças a Deus minha família e meus amigos sempre me apoiaram e entenderam minha ausência.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Rebecca: Sim, muito privilegiada por ter amigos incríveis e uma família maravilhosa que sempre me apoiam e comemoram cada vitória comigo <3
Meus amigos entenderam minha ausência em quase todos os finais de semana (durante a semana eu já não saía mesmo rs) e meus pais sempre seguraram a barra de eu não estar presente nos eventos da família.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Rebecca: Para o TRT PB estudei 3 meses focada, mas eu já estava estudando e montando base desde outubro de 2021.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Rebecca: Acho que meu defeito é gostar muito de videoaula, eu aprendo muito mais do que só com PDF (que é mais rápido). Em compensação, eu nunca precisei fazer resumos a mão, eu assistia as aulas e já ia direto para as questões. Nas retas finais eu pegava resumos pequenos em PDF e lia só para refrescar a mente pré prova.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rebecca: Por enquetes na internet quando comecei a me interessar pelo mundo dos concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Rebecca: PDF marcado pelos aprovados;
Trilha Estratégica;
Aulões em vídeo de reta final.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Rebecca: Fazia ciclos, mas sempre dava ênfase nas matérias que eu tinha mais dificuldade e/ou estava errando mais questões.
Eu não tinha um número fixo de horas por dia, eu estudava sempre que tinha tempo e se não estivesse cansada. Tentava estudar pelo menos 3h por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Rebecca: Simulados e questões (quando sobrava um tempinho, assistia aulões de revisões com questões comentadas).
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Rebecca: Acho o segundo item mais importante da preparação… O primeiro é o conteúdo que você precisa ter para respondê-los (hahahah).
Não sei quantas questões, mas foram muitas!!
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Rebecca: Direito Administrativo, Português e RLM.
Fui trocando de professor até gostar da didática de um, muita teoria e só depois de entender a matéria que eu ia para as questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Rebecca: Eu sou do time que estuda até os 5 min antes de entrar na sala, então a semana pré prova, assim como o sábado que antecede, foi de revisão da hora que eu acordei até a hora de dormir.
Esse ritual me faz bem, diminui minha ansiedade.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Rebecca: Quando eu estava me preparando para o vestibular, eu fiz 2 semestres de um curso de redação muito bom aqui na minha cidade. Depois disso, sempre mantive o hábito da leitura e escrita, então redação sempre foi um ponto forte.
Agora eu tento me manter atualizada nas questões de atualidades para ter argumentos para desenvolver nos textos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Rebecca: Principais erros são a cobrança em excesso e as comparações desproporcionais. Cada um tem seu tempo, sua bagagem.
O acerto acredito que foi perceber com uma certa rapidez o que estava me tirando do jogo e fazer as correções rápido (método de estudo, revisões, em qual matéria focar, qual deixar de lado, essas coisas)
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Rebecca: Sim, quando reprovei por 1 questão para investigador da PCMT… 3 dias chorando sem conseguir trabalhar direito, frustrada.
Logo após essa bad, um amigo me chamou para conversar porque viu que eu estava abalada e pediu para eu me lembrar que com 5/6 meses de estudo eu tirei a mesma pontuação de uma galera que já estudava há 2 anos aproximadamente. Ele disse que minha hora ia chegar, que ia ser rápido, mas que eu não podia desistir… Refleti sobre o que ele me falou, meus pais falaram a mesma coisa e segui em frente.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rebecca: Acho que antes de qualquer coisa você tem que se perguntar: “É realmente isso que eu quero?” Porque já é difícil passar quando a gente quer muito, imagina se estivermos em dúvida (rs).
Você vai ter que abrir mão de muita coisa, vai se abster de muitos momentos bons com pessoas que você ama, então tenha certeza da escolha que está fazendo!
Mas eu posso garantir que tudo vale muito a pena no final e que qualquer um consegue, por mais clichê que possa parecer. Preocupe-se só com as suas metas. Afaste-se de pessoas que fazem você se questionar se realmente consegue, mantenha-se rodeado de pessoas que estão torcendo por você, dando apoio. De resto é paciência e bunda na cadeira.