Aprovado no concurso da Guarda Municipal de Fortaleza para o cargo de Guarda Municipal
Policial (Guardas Civis)“Não desistam de estudar. Se você realmente se esforçar e encontrar um bom material, sua hora vai chegar”.
Confira nossa entrevista com Roberto Victor Albuquerque de Oliveira, aprovado no concurso da Guarda Municipal de Fortaleza para o cargo de Guarda Municipal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Roberto Victor Albuquerque de Oliveira: Sou de Fortaleza, tenho 27 anos, sou formado em administração de empresas e comecei a estudar para concursos durante a faculdade.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Roberto: Durante a faculdade vi que somente a formação não seria tudo aquilo que eu esperava, ter um curso superior hoje, infelizmente, não é sinal de estabilidade ou emprego garantido, então decidi estudar para concursos e escolhi a área policial por afinidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava? Roberto: Somente estudo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Roberto: Em 2021 fui aprovado no concurso PMCE na colocação 193 com a ajuda do Estratégia Concursos, mas infelizmente no dia do TAF estava com covid e não consegui fazer a corrida, acabei eliminado. Continuei estudando e atualmente estou aprovado em 2 concursos: PMCE novamente na colocação 362 e também na Guarda Municipal de Fortaleza na posição 507.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Roberto: Antes de sair o edital eu já estudava bastante, mas sem uma cobrança excessiva. Quando abria o edital eu saÍa muito pouco, já que edital aberto é reta final.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Roberto: Todo momento tive apoio dos meus pais. Sem eles não teria conseguido essas aprovações .
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Roberto: Meu ultimo concurso foi a Guarda Municipal de Fortaleza, comecei a estudar já com o edital aberto, mas como já tinha estudado bastante para outros concursos e as matérias são bem parecidas, acabou dando certo. Manter a disciplina não é fácil, mas deixar um pouco de lado as redes sociais ajuda bastante.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Roberto: Usei bastante PDFs e videoaulas somente em matérias que tenho mais dificuldades. As vantagem dos PDFs do Estratégia é que são bem completos e fáceis de entender, já as videoaulas são bem completas e muito boas, mas só uso quando tenho mais dificuldade em alguma matéria, já que são mais demoradas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Roberto: Internet.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Roberto: Estratégia fez bastante diferença nos meus estudos, principalmente com os PDS’s, que são sensacionais.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Roberto: Montava meu plano de estudos dividindo o dia em duas matérias e fazia questões dessas respectivas disciplinas, geralmente uma de direto e outra matéria da base comum. Estudava uma determinada quantidade de matérias e quando terminava adicionava outras, já que eram 14 matérias e não daria para colocar todas ao mesmo tempo no cronograma. Estudava cerca de 5,6 horas liquidas por dia com edital aberto.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Roberto: Fazia 3 ou 4 quando estava próximo da prova .
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Roberto: Não lembro exatamente quantas questões eu fiz exatamente até hoje, mas foram cerca de 15 mil.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Roberto: A disciplina que eu tive mais dificuldade foi português. É uma matéria complicada até no colégio e nos concursos não é diferente. Para superar essa dificuldade, eu assisti bastante videoaulas de professores diferentes e fiz bastante questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Roberto: Na última semana eu já não estudo tanto, vou deixando de estudar aos poucos. Dois dias antes da prova já não estudo mais nada.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Roberto: O principal erro foi não achar um bom material no inicio da minha preparação. O principal acerto foi encontrar o Estratégia Concursos no meio dessa jornada.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Roberto: Acho que todo mundo já pensou em desistir de seus objetivos alguma vez na vida. Eu já pensei sim várias vezes, mas eu sabia que aquilo teria que ser feito, então eu ia lá e estudava mesmo sem motivação, porque era aquilo que eu tinha que fazer.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Roberto: Não desistam de estudar. Se você realmente se esforçar e encontrar um bom material sua hora vai chegar, não