Aprovado em 332° lugar para Soldado no concurso PM-MG
Policial (PM/BM - Oficial)“É um investimento a longo prazo, mas para aquele que não desiste, vale a pena!”
Confira nossa entrevista com Marcell Luiz Ribeiro, aprovado em 332° lugar no concurso PM-MG para o cargo de Soldado:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Marcell Luiz Ribeiro:Sou formado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alagoas, tenho 31 anos e sou natural de Maceió – AL.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Marcell: Não me agradei pela minha área de formação, além de haver poucas oportunidades na minha cidade. Busquei a área policial pela dinâmica da profissão e por ter certo contato com ela, visto que meu irmão também é policial (PM-AL) e meu avô ter sido capitão da marinha.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Marcell: Tive o apoio da família para poder estudar. Porém, como tenho uma filha pequena, passei pouco mais de um ano estudando e cuidando dela enquanto minha esposa trabalhava (das 8 às 14h), então aproveitava para estudar durante os cochilos dela e quando minha esposa chegava do trabalho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Marcell: Fui aprovado fora das vagas nas provas de conhecimento, na PCRN 2021 para o cargo de Agente de polícia civil substituto, mas não segui adiante por ser improvável de ser chamado; Fui aprovado na PCPB 2022, no cargo de escrivão, fora das vagas, mas dessa vez segui em todas as etapas e estou atualmente como excedente; Fui aprovado na PPMG 2021 também nas provas de conhecimento, mas também não segui adiante, pois, além de estar longe das vagas, a data de uma de suas etapas chocou com a PCPB; Fui aprovado na PPPE 2021 dentro das vagas, mas, por negligenciar o TAF, fui reprovado nele; Fui aprovado na PMBA 2022 para o cargo de soldado, concurso esse que se encontra em andamento e que deverei dar prosseguimento; E fui aprovado na PMMG 2022 para o cargo de soldado, dentro das vagas e também estou dando prosseguimento a ele.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Marcell: Sempre fui aos domingos à casa da família. Continuei a ir, porém, houve dias em que, mesmo lá, me isolava para estudar; o contato com os amigos também foi afetado, pois eram inúmeros convites recusados para sair. O meu lazer era praticamente apenas descansar para poder voltar a estudar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Marcell: Sim. A família sempre apoiou, incentivando moral e financeiramente a viajar para fazer as diversas provas que eu me sentisse preparado e que compensassem. Já os amigos, houve aqueles que, apesar de se “chatearem” por eu não estar mais tão presente, entenderam e também me incentivaram a seguir estudando.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Marcell: Estou estudando desde 2020 para os concursos voltados para a área policial. Como esse ano de 2023 já fiz o concurso da PMBA em janeiro e da PMRN em abril, apenas direcionei para a PMMG por aproximadamente 1 mês, visto que as provas foram em 7 de maio. Acredito que foi muito importante me imaginar daqui a alguns poucos anos, quando tudo tiver sido superado e saber que isso valeu a pena e que me dará mais tranquilidade lá na frente, tanto pela estabilidade, quanto financeiramente, além de ser algo que, para mim, será prazeroso de trabalhar.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Marcell: Já fiz um curso presencial na minha cidade, fui a aulões de revisão, assisti diversas videoaulas dos cursinhos, fiz diversas provas de concursos pelo país…
As aulas presenciais tendem a ser mais custosas e tem o tempo de deslocamento, porém é possível tirar dúvidas no mesmo momento; as videoaulas e pdfs tendem a ser mais baratos, mas é necessário aguardar um certo tempo para que o professor responda suas dúvidas nos fóruns; fazer diversas provas te leva a ampliar seu conhecimento, especialmente nas discursivas, além de se adaptar às intempéries que podem acontecer na hora H, porém também são extremamente caras.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Marcell: Meu irmão já havia assistido aulas do estratégia pelo youtube e havia me recomendado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Marcell: Comecei a estudar utilizando o Estratégia. Nunca fui muito fã da preparação por PDFs, mas sim por videoaulas. Também é muito útil o sistema de questões e o estratégia cast. Este último, já foi de grande utilidade quando fiz uma prova de investigador de manhã e de escrivão à tarde, garantindo algumas questões no intervalo entre uma prova e outra.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Marcell: Realmente nunca me preocupei em fazer um plano. Estudava sempre que conseguia. Tinha dias que conseguia apenas duas horas, como tinha dias que consegui oito horas ou mais.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Marcell: Comecei estudando todo o material bruto de uma vez. Por exemplo, assisti todas as aulas de determinada matéria de um certo concurso. Após isso, assistia novamente aos assuntos que tinham maior incidência nas questões de provas e que eu costumava esquecer mais facilmente.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Marcell: Apesar de saber da tamanha importância de resolver questões, nunca fui muito de parar para resolvê-las. Fiz muitos concursos e sempre corrigi essas provas, mas trabalhar na resolução de exercícios é um ponto que pretendo melhorar.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Marcell: Se vc está bem em determinada disciplina, vc precisa estudar bastante para conseguir ganhar um pontinho a mais. Se vc está mal em outra disciplina, o pouco que vc conseguir aprender, terá uma maior chance de conseguir aumentar sua pontuação. Foi dessa maneira que encarei as disciplinas que eu menos gosto… Algumas delas são: informática, administração, arquivologia, etc.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Marcell: Costumo assistir às aulas de “reta final” promovido pelo estratégia na semana de prova, mas infelizmente não a fizeram com esse concurso, então estudei por conta própria, principalmente as matérias de “decoreba”, como literatura, por exemplo.
Estratégia: Como foi está sendo sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Marcell: Como já negligenciei uma vez e fui reprovado uma vez nessa etapa, desde então sigo treinando constantemente. Barra sempre foi meu ponto mais fraco, então é o que tenho dado maior enfoque. Corrida sempre foi a mais tranquila, mas devido ao caráter classificatório desse teste, estou mirando às maiores pontuações.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Marcell: Erros: Ter feito poucas questões e ter me atentado ao TAF muito tarde.
Acertos: Ter persistido, apesar de inúmeras reprovações e, em algumas delas, com notas muito baixas.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Marcell: Acredito que todo concurseiro já pensou isso. Mas ao lembrar que, ao tomar posse, estarei garantindo meu futuro e o de minha família, renovo os ânimos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Marcell: Estudar para concursos é realmente algo desafiador. É difícil manter a dedicação, é estressante e é extremamente caro. É um investimento a longo prazo, mas para aquele que não desiste, vale a pena!