“Não se compare aos outros, cada um tem sua maneira de aprender, seja visual, lendo, assistindo ou apenas ouvindo. E eu indico, sem dúvidas, o Estratégia, pois todo os materiais contemplam as variáveis formas de estudos.”
Confira nossa entrevista com Brenda Farias, aprovada em 21° lugar no concurso SEDUC Recife para o cargo de Professor I:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Brenda Farias: Olá! Sou a Brenda Farias, tenho 30 anos, natural de Caruaru-PE e sou formada em pedagogia e psicopedagogia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Brenda: Com a pandemia meu salário foi reduzido, chegou um momento em que a escola particular onde trabalhava não conseguiu mais pagar seus funcionários, e consequentemente fui demitida. Foi nesse momento que percebi que a estabilidade profissional e financeira no Brasil realmente só é conquistada sendo servidor público, principalmente na área da educação, e decidi que estava na hora de ir atrás de um concurso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Brenda: No início da minha preparação estava desempregada e apenas fazendo um curso de extensão, o que me deu mais tempo para me dedicar. Já nesta reta final tive que conciliar os dois, trabalho e estudo, sempre aproveitando os horários vagos, acordando mais cedo, dormindo mais tarde, e sempre buscando ver uma videoaula e ler PDFs nesses momentos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Brenda: Até o momento estou aguardando a confirmação da aprovação do SEDUC Recife e continuo estudando para o SME Caruaru, ambos para o cargo de Professor.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Brenda: A vida social, quando se foca muito num objetivo a ser alcançado, fica um pouco complicada, raras foram as vezes que me permiti sair. Mas chega um momento que você entende que também precisa recompensar seu cérebro pelo esforço nos sete dias da semana, de sentar e estudar por horas e horas. Então estabeleci os domingos como um dia “livre” para descansar e aproveitar mais as pessoas ao meu redor.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Brenda: Quem é concurseiro sabe que às vezes é melhor estudar e se preparar com o mínimo de pessoas cientes do que você está fazendo. No meu caso apenas três pessoas estavam cientes da minha preparação para este concurso, uma delas, claro, era a minha mãe, que sempre buscou não atrapalhar nas minhas horas de estudo, inclusive com silêncio que era o principal. Além de ouvir do meu amigo sempre motivações que não me deixaram desistir.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Brenda: Para este concurso em específico foram cerca de 8 meses, alguns de pré-edital e o restante já ciente do edital. Manter a disciplina nunca terá uma receita pronta, cada um tem aquilo que te motiva a continuar sentado por horas e horas estudando. No meu caso foi lembrar de tudo o que passei na pandemia, a questão financeira, a falta de estabilidade e o que eu quero conquistar após a aprovação tendo meu contracheque garantido. Isso me fez respirar fundo todas as vezes que pensei em desistir. Nos dias mais cansativos até diminuía as horas estudando, mas continuei mantendo a disciplina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Brenda: O pacote do Estratégia voltado para o concurso que eu estava estudando foi muito objetivo e pontual naquilo que o edital cobrava. As videoaulas, PDFs, simulados tudo isso foi de muito proveito nesta preparação, além das aulas ao vivo do Estratégia e da revisão de véspera que me ajudaram muito.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Brenda: Conheci através da profª Janaina Arruda, que eu já acompanhava as aulas no seu canal do youtube antes mesmo de iniciar os estudos para concurso em si.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Brenda: Cheguei a assinar um outro material, mas foi frustrante, estava desatualizado e “cada um por si” para encontrar o que precisava estudar dentro da plataforma. Um dinheiro jogado fora.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Brenda: Os dois concursos que comecei a estudar por este material foram suspensos pela justiça e continuam suspensos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Brenda: Se eu tivesse noção do quão excelente é o material do Estratégia jamais teria assinado o outro. Foi uma virada de chave tremenda! Seja por pacote, curso isolado, o Sistema de Questões, até mesmo o PDF com seus simulados, o que você precisar para a sua preparação o Estratégia terá para te ajudar, independente do tipo de assinatura que você tenha. Tudo muito objetivo e pontual, o que é realmente necessário estudar seja pré ou pós edital, você encontrará sem perder tempo, os materiais sempre atualizado sem dúvidas foi um diferencial na minha pontuação no concurso.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Brenda: Para este concurso, durante a semana eram 6h líquidas divididas em 3h de videoaulas, 3h lendo o PDF e resolvendo a lista de questões. Tinha cinco matérias, fora a discursiva para estudar, então estudava uma matéria por dia, mas dando ênfase em português por mais 1h pelo menos no dia das outras. Aos sábados fazia simulados e discursivas, estabelecendo pelo menos 2h líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Brenda: Geralmente utilizava as listas de questões do PDF e o Sistema de Questões do Estratégia. Durante meus treinos e cardio revisava ouvindo o Estratégia Cast do que eu encontrava lá sobre o que eu já tinha estudado na plataforma.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Brenda: O número exato não sei, mas foram inúmeras. É um divisor do que precisa melhorar, estudar mais ou desacelerar, pois sempre terá um assunto que você domine mais do que outro e dependendo de como você se sai nas questões você pode ver o que errou, o motivo do seu erro e até mesmo o que acertou. Resolver com calma, sem a pressão do tempo, e vai de você analisar se foi por realmente saber, se foi falta de atenção na leitura o seu erro ou se precisa reforçar aquele conteúdo. Aqui é antes da prova, então não tenha medo de voltar várias vezes naquela questão que errou ou de ler o comentário do professor, ele está ali justamente te informando o motivo daquela resposta e quando chegar o momento da prova sua segurança nas respostas será muito maior.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Brenda: Português era a matéria que mais tinha receio e sempre achei que sintaxe nunca entraria na minha cabeça, me confundia toda, mas graças a Janaína Arruda e a Adriana Figueiredo entendi que precisava entender o que faltava na morfologia para a sintaxe fazer sentido. Elas são os pilares da minha superação em relação as minhas poucas dificuldades em português.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Brenda: Desacelerei um pouco reduzindo as horas líquidas pela metade, buscando descansar e dormir mais na reta final. No sábado a Revisão de véspera do Estratégia foi a última coisa que estudei antes da prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Brenda: Na área da educação geralmente as discursivas vão cobrar algo relacionada a legislação educacional ou de conhecimento específico. Pesquisei o que a banca vinha cobrando nos últimos meses e sempre no final de semana fazia um resumo do que tinha visto e lido de mais pontual na minha área durante aquela semana e passava a limpo como uma discursiva. No dia anterior a prova, minha última redação foi literalmente o mesmo assunto que a banca cobrou na 2ª discursa, o que me deixou feliz e aliviada ao mesmo tempo, além de sempre assistir as aulas ao vivo que o Estratégia disponibiliza no canal sobre redação. As dicas da Adriana e Janaina na hora de escrever fizeram muita diferença.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Brenda: Os erros foram não confiar algumas vezes se aquela questão estava certa realmente no simulado e marcar a errada, e tentar estudar mais horas do que o meu tempo de foco permitia, até eu entender que não adiantaria estudar várias horas se eu já tivesse parado de prestar atenção e reter aquele conhecimento em determinado momento. Quando você entende seus limites e respeita isso, tudo começa a fluir. Não se comparar aos outros, mas sim a si.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Brenda: Com certeza, estudar é cansativo tanto físico como psicologicamente, e o cansaço mental é muito pior. Mas quando você lembra o motivo de estar ali sentada por horas e o que você pode conquistar e descansar depois de tomar posse, a sua estabilidade profissional e financeira, a motivação vem mesmo com todo o cansaço. E nos dias que o desânimo batia mais, eu diminuía as horas de estudo para ter qualidade e não quantidade, mas não deixava um dia sem estudar, a constância e o hábito ajudam muito nessa caminhada de concurseiro.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Brenda: Defina qual área quer estudar, se já tem edital ou não. Se já tiver, estude o estilo da banca, entenda o que ela quer de você, siga o plano de estudos que melhor se adapta a sua rotina diária. Não se compare aos outros, cada um tem sua maneira de aprender, seja visual, lendo, assistindo ou apenas ouvindo. E eu indico, sem dúvidas, o Estratégia, pois todo os materiais contemplam as variáveis formas de estudos.