Concurso MPU: Aras quer edital ainda em 2023!
O procurador-geral da República, Augusto Aras, quer que o edital do concurso MPU (Ministério Público da União) seja publicado ainda este ano – 2023!
Em sua fala, divulgada em dezembro de 2022, o procurador-geral da República reforçou a intenção e necessidade de reposição de pessoal no quadro efetivo do órgão. Ao que tudo indica, o prazo de realização do novo certame será cumprido.
Isso porque o MPU já Instituiu a comissão para o certame que trará vagas para Analista e Técnico, de níveis superior e médio de escolaridade.
Os membros da comissão ficarão encarregados do desenvolvimento do novo certame, assim como a escolha da banca, e posteriormente a publicação do edital.
Além disso, existe a previsão de um novo concurso para a carreira policial que, segundo Aras, está em fase de conclusão dos estudos.
Atualmente, o Ministério Público da União possui cerca de mil agentes de segurança concursados, mas sem regramento disciplinar e de atuação análogo ao da polícia judicial.
Concurso MPU: quais são os requisitos exigidos no edital?
O cargo de analista do MPU possui diversas tarefas, entre as quais estão:
- Assessoramento em processos judiciais;
- Atuação em processos jurídicos e administrativos;
- Realização de avaliações, perícias e vistorias;
- Atuar na gestão de contratos
Para ocupar a função analista é exigido o diploma devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior no curso correlato ao cargo (qualquer área ou Direito, Ciências Contábeis e Atuariais ou Ciências Atuariais, Engenharia Química, Arquivologia, Biblioteconomia, Jornalismo, Publicidade, Propaganda, Relações Públicas ou Comunicação Organizacional, Pedagogia, Estatística, Medicina, Ciências Sociais, Arquitetura, Contabilidade, Economia, Engenharias, Geografia, Oceanografia, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e áreas de informática, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC).
Já aos técnicos do órgão ficam reservadas as respectivas atividades:
- Auxiliar na prática de atos em processos judiciais;
- Acompanhar processos administrativos;
- Elaborar atas
Para a ocupar a função de técnico é exigido o certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau) ou, a depender do cargo, nível médio especialidade
Não perca mais nenhuma atualização sobre o concurso MPU! Elaboramos um artigo completo para você se informar:
Saiba mais: concurso MPU
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Cursos para o edital do concurso MPU:
Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece agora a estudar para o MPU:
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.