“Que inicie seus estudos com certa antecedência do exame e com planejamento e organização de estudos. O Estratégia ajuda muito nisso oferecendo toda estrutura, conteúdo, materiais […]”
Confira nossa entrevista com Soriane Lipski, aprovada no exame CFC para o ano de 2023.1:
Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Quando se formou em Contabilidade? Qual sua idade? De onde você é?
Soriane Lipski: Sou Soriane Lipski, de Curitiba – PR, tenho 48 anos e a Contabilidade é a minha segunda graduação. Sou formada em Administração desde 2000, e em 2022 me formei em Contábeis para complementar na minha formação e meu profissional. Eu não pensava em prestar o exame, mas pensei que poderia chegar um pouco mais longe se passasse no exame.
Durante sua preparação para o Exame, você trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Soriane: Eu trabalhava e estudava durante os estudos e realmente sobrava poucas horas para estudar, mas criei uma disciplina de estudos no período da noite, após o trabalho, estudando de 2 a 3 horas por noite.
Já havia tentado outras vezes?
Soriane: Eu comprei o curso de 1 ano, porque não tinha a pretensão de passar rápido, visto que percebi que muito conteúdo que realmente aprendi era com o Estratégia. Entendi que eu precisava caminhar devagar, assistindo as aulas gravadas de forma tranquila, para entender e aprender a matéria estudada. Passei no meu terceiro exame, porém nos exames anteriores me atrapalhei com o tempo de prova, com o nervosismo e a ansiedade. Nesse último, me preparei de forma diferente, estudando mais pelo conteúdo detalhado (PDF), fazendo mais questões, utilizando a trilha para estudar o conteúdo que são mais abordados no exame, e utilizando os últimos 30 dias antes do exame para não estudar mais, mas se dedicar só para revisar e a praticar as questões, para administrar melhor o tempo e a execução da prova.
Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Soriane: Uma sensação incrível de realização pelo resultado atingido. E o pensamento “e agora?” Pensando que o exame CFC é só o começo. Agora é o período de replanejamento dos planos a seguir.
Como era sua vida social durante a preparação para o Exame? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Soriane: Durante o período de estudos, tentei administrar os momentos sociais da melhor maneira para poder estudar mais, porém tentando seguir o compromisso de estudar de 2 a 3 horas por noite (à noite sempre era mais tranquilo para os estudos e com menos interrupções), porém faltando 90 dias para o exame, a dedicação era maior, exclusiva para os estudos.
Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação?
Soriane: Toda preparação levou 15 meses. Realmente não é rápido estudar conteúdo de 04 anos de faculdade, por isso, a revisão desse conteúdo também precisa de um tempo hábil adequado.
Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Material da faculdade, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Soriane: Eu utilizei exclusivamente o material do Estratégia devido ao planejamento e organização que o Estratégia oferece, de forma que eu ganhasse tempo. Priorizei os estudos pelos PDFs, videoaulas e as aulas ao vivo para reforço e revisão. Os resumos e mapas mentais valeram muito para o período de revisão.
A vantagem do PDF, é que é um material completo e detalhado, pois a banca normalmente cobra os detalhes; e também a questão do tempo para estudar, acredito que a leitura, rabiscar, acaba sendo mais rápido e eficiente o estudo. As videoaulas a vantagem do estudo é fazê-lo com calma e tranquilidade. Já em período de revisão, você precisa estudar de forma mais ágil e eficiente.
Como conheceu o Estratégia Concursos?
Soriane: Conheci pesquisando na internet todos os cursos preparatórios, e as avaliações e aprovações dos mesmos. Nesta avaliação que fiz, o Estratégia realmente tinha uma melhor avaliação e recomendação pelo material, pelas aulas, e pela assinatura do conteúdo anual, além dos professores.
Você estudou todas as matérias?
Soriane: No curso normal, fui estudando enquanto estava no período de tranquilidade que é o período antes do edital, não fiz todas as matérias não. No período pós edital, parti para as trilhas estratégicas, acredito que fiz todas. Eu imprimi boa parte do material e as trilhas, então, quando parava, pegava o material e ia relendo.
Na etapa final, eu assistia como forma de revisão. Os vídeos de revisão do Prof. Gilmar Possatti são vídeos rápidos com os conteúdos de revisão, por exemplo, os CPCs.
Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que deve ser memorizado. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Como montou seu plano de estudos?
Soriane: No estudo, focava em grifar e rabiscar para ganhar tempo e memorizar, e estudar os mapas mentais. Seguia os estudos pela Trilha Estratégica, para estudar os assuntos mais abordados no exame, e quando ia para outra matéria, revisava a anterior pra não esquecer. Focava em realizar exercícios para praticar e ganhar agilidade de pensamento e no realizar o exame, porque no dia do exame, o tempo é preciosíssimo. Também assistia às revisões dos professores em vídeo, como forma de fixar o conteúdo ou lembrar no dia do exame.
Como você distribuiu a divisão das matérias nos seus estudos, já que Contabilidade Geral tem quase metade do peso da prova?
Soriane: Eu me baseei pela Trilha Estratégica, e depois, pela Estatística dos assuntos cobrados nos exames anteriores.
Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Soriane: Como eu tinha feito 2 exames antes, pela pontuação vi as matérias que eu precisava me dedicar mais, e foquei nelas. Teve outras que a pontuação foi melhor, eu as estudei também, mas de forma de revisão para não esquecer. Mas sempre seguindo a Trilha Estratégica.
A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Soriane: Com 60 dias do exame, eu ainda estudava, revisava e fazia exercícios. Com 30 dias antes do exame, passei somente a revisar e fazer exercícios, estudando sempre pelo conteúdo mais cobrado no exame. Os simulados e fazer as provas anteriores também foram importantes. Assisti aulas ao vivo do Estratégia, inclusive de preparação de outros concursos para acompanhar as questões e assuntos que são cobrados.
Na prova, o que você achou do tempo para a realização?
Soriane: Nos 2 primeiros exames que fiz, não administrei bem o tempo e o nervosismo. Porém neste último exame, me preparei melhor, estudando mais, fazendo mais exercícios, e consegui administrar melhor o tempo, a ansiedade e o nervosismo, mas realmente, o exame é cansativo e precisamos estar atentos. As dicas do Estratégia para o dia da prova foram fundamentais, mas mesmo assim, verifiquei que perdi umas 3 questões do exame de bobeira por já estar com mente cansada e a pressão do tempo. Em relação ao tempo, neste último exame achei mais adequado que os anteriores que fiz.
Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Soriane: ERROS: foram os estudos sem direção, menos tempo de estudo e sem olhar para o que mais se cobra no exame e na minha pontuação por matéria. Erro é também achar que se revisa em 1 semana ou 15 dias, quando na verdade, não se revisa todo o conteúdo necessário.
ACERTOS: tempo maior dedicado aos estudos; estudar no PDF e rabiscar, anotar; fazer os exercícios incansavelmente; priorizar pela matéria mais cobrada; priorizar pela tua pontuação, e finalmente, começar a revisão e praticar mais exercícios com no mínimo 30 dias antes da data do exame.
Pela sua experiência e contato com outros candidatos, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para o Exame?
Soriane: Achar que quando saímos da faculdade temos conteúdo suficiente para passar no exame; Achar que revisar com 15 dias, 1 semana ou nas vésperas do exame é suficiente para passar; Achar que poucas horas de estudos são suficientes para passar no exame. E no exame, manter a mente em alerta para não errar de bobeira pelo cansaço, como aconteceu comigo, pois cada questão é importante e pode fazer a diferença para a aprovação.
O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Soriane: Nessa caminhada o mais difícil foi administrar o tempo de realização da prova e a ansiedade e nervosismo na hora. E a motivação para isso foi me preparar mais e melhor, estudando mais e fazendo mais exercícios, para que essas dificuldades fossem superadas. O Estratégia foi muito importante com a mentoria, porque estudamos tanto, que não lembrando de nos cuidar ou nos preparar, o que o Estratégia fez muito bem nesta orientação.
Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame de Suficiência. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Soriane: Que inicie seus estudos com certa antecedência do exame e com planejamento e organização de estudos. O Estratégia ajuda muito nisso oferecendo toda estrutura, conteúdo, materiais e com mentorias que nos ajudam muito nesse momento onde o tempo é precioso, porém, o fator principal é o time de professores do Estratégia, que são extremamente didáticos e competentes. É um time nota mil! Aconselho também que tenham um plano B, se não passar no Exame, que não desistam, mas persistam, pois o estudo adquirido no período, não se perde, só te prepara melhor para o período de estudos seguinte. E passando no exame, o CFC é só o começo de uma linda trajetória. Estudar e persistir é o segredo, o restante o Estratégia te oferece como estrutura, conteúdo, apoio, auxílio e o melhor time de professores.