“Dedique seu tempo disponível, saia da zona de conforto que você conseguirá alcançar o tão sonhado registro […]”
Confira nossa entrevista com Karoline Furlan Figueiredo, aprovada no exame CFC para o ano de 2023.1:
Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Quando se formou em Contabilidade? Qual sua idade? De onde você é?
Karoline Furlan Figueiredo: Eu sou a Karol Furlan, tenho 38 anos e sou de Uberaba/MG.
Fiz faculdade a distância de 2016 a 2020… levei 4 anos e meio para me formar. Colei grau em Janeiro de 2021.
Durante sua preparação para o Exame, você trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Karoline: A vida toda trabalhei e estudei, então como essa foi a minha segunda tentativa, eu resolvi dedicar com exclusividade todo o tempo vago que eu tinha ao CFC. Eu acordava às 05:15 da manhã e começava a estudar às 05:45 e ia até às 07:30. Depois disso eu trabalhava das 08 às 18. No meu horário de almoço eu estudava das 12:30 às 14:00. Após o horário de serviço eu também estudava.. eu chegava em casa à noite às 18:20 e começava a estudar às 19 horas e só parava às 21:30.
Já havia tentado outras vezes?
Karoline: Na primeira prova que eu fiz, que foi a edição 02/2020, eu não tive nenhuma preparação, simplesmente formei e fiz a prova sem estudar nada. Eu sai muito mal.. tirei apenas 21 pontos.
Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Karoline: Eu honestamente só acreditei vendo o meu nome na lista de aprovados, porque eu saí da prova com uma sensação que eu não tinha passado. Aquele medo de passar as respostas erradas para o gabarito era imenso. Eu assisti ao vivo a correção do gabarito pelos nossos mestres e ali eu já sabia que havia passado, mas mesmo assim esperei para comemorar até o dia 05/06. Mas eu fiquei muito feliz, sensação de que alcancei o final de um ciclo!
Como era sua vida social durante a preparação para o Exame? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Karoline: Eu resolvi dedicar o máximo do meu tempo livre. Então como eu moro sozinha, foi mais fácil não ter distrações. O máximo que eu fazia, era visitar meus pais 1 vez na semana e almoçar com eles aos finais de semana. Mas depois disso já voltava pra casa para focar nos estudos.
Nesse tempo que eu estudei, sai apenas duas vezes à noite para comer fora, mas a consciência já pesava kkkkk, isso poque é muito difícil sair da nossa zona de conforto e dedicar integralmente nosso tempo livre aos estudos. Mas depois que a gente começa, não quer mais parar. Eu pelo menos depois da prova, descansei por 1 semana e já comecei a estudar novamente.. só que agora eu voltei para os concursos públicos. Mesmo porque CFC é só o começo né!
Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação?
Karoline: Eu comecei a estudar na primeira sexta feira do feriadão de carnaval. Isso dá menos de 80 dias. Por isso que eu foquei tanto. Eu estava há muito tempo empurrando com a barriga então decidi ser meio radical com meus horários para poder passar rápido.
Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Material da faculdade, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Karoline: Eu adquiri a assinatura anual do Estratégia em abril de 2020 e baixei o curso ‘’CFC Essencial’’, mas vou confessar que apenas baixei as aulas e PDFs.. não havia estudado nada! Guardei todas as aulas e PDFs e só esse ano comecei a estudar.
Eu usei os PDFs e as videoaulas.
A faculdade não me deu base nenhuma para passar nessa prova, então eu joguei tudo fora e comecei do zero com o Estratégia.
Não teve nenhuma desvantagem, as aulas e os PDFs se complementam, então eu não tive nenhuma dificuldade.
Como conheceu o Estratégia Concursos?
Karoline: Em 2019 dei a louca que precisava trocar de emprego, ter algum reconhecimento profissional e ganhar mais dinheiro, aí eu comecei a procurar por concursos na internet e achei o Estratégia Concursos no Google! Fiquei maravilhada com tudo aquilo e resolvi literalmente ‘’pagar para ver’’. E olha que eu paguei e realmente vi!
Você estudou todas as matérias?
Karoline: Honestamente, eu não estudei todas as matérias. Estudei apenas para contabilidade geral, ética, pronunciamentos contábeis e perícia contábil.
Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que deve ser memorizado. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Como montou seu plano de estudos?
Karoline: Como eu não estudei para todas as matérias, eu não tive muita dificuldade em montar o meu plano de estudos. Com isso, eu estudava contabilidade geral de manhã e no meu horário de almoço, e o resto das matérias eu ia intercalando dia sim dia não no período da noite.
Eu assistia as videoaulas, por exemplo de contabilidade geral. Estudava um modulo e ia fazendo resumos. Depois eu pegava a apostila e complementava meus resumos com o que faltava através das videoaulas. Todos os dias complementava com questões. E se tivesse algumas coisas nas questões que estivesse nas aulas e nem no PDF, eu complementava nos meus resumos.
Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Karoline: Eu sempre achei que contabilidade geral era a pior matéria. Dava até dor no estômago quando eu começava uma aula. Com o tempo, passei amá-la. Acredito que o fato de ter professores tão bons ajudou muito com que eu passasse a gostar da matéria. Tive aulas com o Willian Notário, tive aulas com o Prof Silvio Sande, que é simplesmente único; e também cheguei a assistir aulas com Prof. Marcondinho que é Show!!
Ainda vi aulas com o mestre Possati, de pronunciamentos, que é simplesmente encantador de tão inteligente! Ele chega a ser hipnotizante de tão excepcional.
E olha.. nesse meio tempo eu bem que tentei estudar auditoria, mas não rolou não! Eu simplesmente larguei a auditoria de lado.
A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Karoline: Eu trabalho na área do agronegócio, e na semana do dia 28/04 a 06/05 teve uma feira muito grande na minha cidade que chama ABCZ. Como o escritório que eu trabalho fica dentro do parque de exposições (eu trabalho na área fiscal e contábil dessa empresa), essa é a semana que eu mais trabalho no ano. Obviamente que eu trabalhei só até a sexta do dia 05/05, pois pedi folga no sábado para minha chefe para poder descansar o sábado e rever toda a matéria. Então, infelizmente, eu não consegui estudar na semana que antecedeu a prova, pois eu entrava no serviço as 08 e não tinha hora pra sair. Eu estava bem cansada no dia da prova e fiquei com bastante medo de não ter conseguido passar por causa desse cansaço todo. A prova era pra ser dia 23/04 e foi adiada para 07/05.. e eu até pensei em desistir, mas fui firme até o fim!
Na prova, o que você achou do tempo para a realização?
Karoline: O prazo para a realização da prova é ridículo. Simplesmente não consegui fazer todas as questões. Eu devo ter chutado umas 10 questões no final e fiquei bem chateada com isso.
Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Karoline: Meu maior erro foi que eu poderia ter me preparado mais, começado a estudar antes! Eu tinha tudo na mão e ia postergando.
Meu maior acerto foi ter comprado o curso. Porque eu estava sem direção. Não tinha a mínima ideia de como começar. E o Estratégia me proporcionou adquirir todo esse conhecimento para poder fazer a prova e ser aprovada!
Pela sua experiência e contato com outros candidatos, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para o Exame?
Karoline: Eu conversei com algumas pessoas que conheço e não obtiveram o registro ainda. Eles simplesmente desistiram de fazer a prova por causa do índice de reprovação e por achar a Consulplan uma banca muito difícil. Mas eu sempre falei para eles não desistirem, apenas é necessário ter uma preparação. Não é simplesmente chegar lá e fazer a prova. Se fosse fácil assim todos teríamos o registro né! O que a maioria faz é não se preparar. Eles apenas resolvem as provas anteriores e acham que vão passar, mas não é bem assim que acontece.
O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Karoline: Eu sempre coloquei na cabeça que o registro é a concretização por tudo que eu passei para obter a graduação. Que obtendo o registro, eu fecho um ciclo e, consequentemente início outro, que é a busca por aprovação em concurso público na área, ou até mesmo fora da área. Acaba que obter um registro é a motivação para seguir em frente.
Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame de Suficiência. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Karoline: Como diz o Mestre Possati ‘’O CFC é só o início’’.
Dedique seu tempo disponível, saia da zona de conforto que você conseguirá alcançar o tão sonhado registro. O conhecimento é uma das únicas coisas existentes no mundo que ninguém vai tirar de você, então foque no que você quer que tudo dará certo. Sua hora vai chegar!