Aprovado em 27° lugar no concurso PM BA para Soldado PM - Juazeiro
Policial (PM/BM - Praças)“Sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega.”
Confira nossa entrevista com Giuseppe Thean Vieira Duarte, aprovado em 27° lugar no concurso PM BA para Soldado PM – Juazeiro:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Giuseppe Thean Vieira Duarte: Meu nome é Giuseppe Thean Vieira Duarte, tenho 22 anos, sou natural da cidade de Juazeiro-BA e sou estudante de Direito.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Giuseppe: A vontade de ter estabilidade e liberdade financeira.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Giuseppe: Não trabalhava, mas fazia faculdade. O que me permitiu conciliá-los foi a organização. Separava o período da manhã para os estudos do concurso e a tarde para ir à faculdade.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Giuseppe: A PM BA foi o primeiro concurso que estudei e o primeiro em que fui aprovado. Pretendo continuar nos estudos e, inclusive, já estudo para outros cargos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Giuseppe: Abri mão de alguns momentos de lazer, haja vista que comecei a estudar com pouco tempo até a prova, mas sempre separei tempo para a família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Giuseppe: Sim, me deram o apoio necessário para ser aprovado, acreditando em mim desde o começo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Giuseppe: Cerca de 6 a 7 meses de estudo até a prova. Mantive uma rotina focada nos estudos, o que me manteve organizado. Outra coisa importante foi ter a crença de que eu conseguiria, isso me manteve 100% focado no objetivo, ser aprovado.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Giuseppe: No início, priorizava as videoaulas, justamente por não ter base em algumas matérias. Entretanto, o estudo por leitura é mais prático e rápido, principalmente em matérias em que o aluno já tenha um conhecimento mínimo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Giuseppe: Por meio de podcasts e recomendação de alunos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Giuseppe: Durante a minha preparação para a PM BA, estudava os materiais gratuitos do Estratégia Concursos, que foram fundamentais para a minha aprovação e, inclusive, fizeram eu me tornar aluno da plataforma. O que eu mais acho positivo do Estratégia é a preocupação com a base das matérias, que permite o maior aproveitamento do aluno.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Giuseppe: Estudava 2 ou 3 matérias por dia, a depender do tamanho do conteúdo de cada disciplina e sua relevância. No pré-edital, estudava cerca de 3 a 4h líquidas. No pós-edital, estudava, no mínimo, 6h líquidas, priorizando revisão e questões.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Giuseppe: Utilizava as questões e meus resumos como fontes de revisão. Não cheguei a fazer muitos simulados, mas fiz as provas anteriores e provas da banca.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Giuseppe: Mais de 20 mil questões. Foram de extrema importância para o aprendizado, me prepararam para as questões mais difíceis, além de serem um ótimo diagnóstico de quais matérias eu deveria priorizar.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Giuseppe: A minha maior dificuldade era redação que, inclusive, foi a matéria na qual obtive a melhor pontuação. Em primeiro lugar, coloquei na cabeça que qualquer matéria pode ser aprendida, superando as barreiras que me impediam de estudá-la. Pratiquei bastante até a prova, chegando a fazer uma por dia, até sentir segurança.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Giuseppe: Priorizei 100% o estudo ativo, por meio de revisões curtas dos meus resumos e muitas questões.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Giuseppe: Estudava os mais variados temas, a fim de criar repertórios, praticando bastante a escrita. Aconselho darem o valor necessário à prova discursiva, não relaxando na escrita, haja vista que a prova discursiva é importantíssima para se obter a aprovação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Giuseppe: Vejo que os principais acertos foram incluir o estudo ativo na minha rotina, além de priorizar os assuntos com maior recorrência me prova.
Acredito que o meu principal erro foi não ter estudado a base de algumas matérias no início da minha jornada, o qual me gerou dificuldade no aprendizado de certos temas.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Giuseppe: Sim. Acredito que todos os concurseiros já pensaram em desistir. Tive dificuldade em matérias que me fizeram pensar que era incapaz de aprender. Entretanto, a fé sempre me manteve firme no propósito de melhorar e buscar a aprovação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Giuseppe: Sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega.