Artigo

Câmara de Guarujá – Recursos de Arquivologia

Olá, pessoal!

Aqui está o gabarito e comentários do Estratégia da prova da Prefeitura de Guarujá para o cargo de Agente Legislativo. A prova, no geral, foi um pouco confusa e dividida entre questões subjetivas e feitas com base na teoria. Você vai observar que os erros são sutis e difíceis de detectar. Atenção: temos recurso a fazer!

Estamos à disposição no fórum de dúvidas para quaisquer informações adicionais.

Abraços,

Ronaldo Fonseca

P.S: as questões não estão numeradas, pois não recebemos a prova de forma completa para que possamos comentar por tipos de prova.

QUESTÃO

Ordenação é a disposição dos documentos de acordo com a classificação e a codificação dadas. A ordenação alfabética, em especial, pode gerar dúvidas em algumas situações específicas, sobretudo quando tiverem de ser ordenados nomes de pessoas físicas ou jurídicas. Nestes casos, são seguidas as regras clássicas de alfabetação. Assinale a alternativa correta quanto ao procedimento de alfabetação.

a) Nome de família compostos por substantivos mais adjetivo, ou unidos por hífen, são considerados no seu conjunto.

b) Nomes de família de designam entidades religiosas (santos ou santas) são desconsiderados.

c) Nomes de designam grau de parentesco (Filho, Neto, Sobrinho) devem ser considerados, mesmo se o nome da família for suficiente para realizar a ordenação.

d) Nomes espanhóis têm entrada pelo penúltimo nome de família.

e) Eventos (como congressos, reuniões, seminários) têm entrada pelo número.

GABARITO DA BANCA: A

Comentários

  1. Sobrenomes compostos de um substantivo e um adjetivo ou ligados por hífen não se separam
  2. Os sobrenomes formados com as palavras Santa, Santo ou São seguem a regra dos sobrenomes compostos por um adjetivo e um substantivo.
  3. Os sobrenomes que exprimem grau de parentesco como Filho, Júnior, Neto, Sobrinho são considerados parte integrante do último sobrenome, mas não são considerados na ordenação alfabética!
  4. Os nomes espanhóis são registrados pelo penúltimo sobrenome, que corresponde ao sobrenome de família do pai.
  5. Nos títulos de congressos, conferências, reuniões, assembleias e assemelhados: os números arábicos, romanos, ou escritos por extenso deverão aparecer no fim, entre parênteses

GABARITO ESTRATÉGIA: A

 

QUESTÃO

A principal unidade de arranjo estrutural nos arquivos permanentes, constituída dos documentos provenientes de uma mesma fonte geradora de arquivos, denomina-se

(A) processo.

(B) protocolo.

(C) acervo.

(D) fundo.

(E) coleção.

 

GABARITO DA BANCA: D

Comentários: fundo é o conjunto de documentos de documentos uma mesma proveniência.

 

GABARITO ESTRATÉGIA: D

 

QUESTÃO

Sobre o Princípio da Proveniência, assinale a alternativa correta.

 

(A) Prevê a possibilidade de misturas entre documentos de um fundo de arquivo, pois é opcional manter a individualidade dos arquivos originários de uma instituição pública ou de qualquer pessoa.

(B) Indica que os documentos de um fundo de arquivo devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa responsável unicamente pela produção de documentos.

(C) Subsidia a concepção arquivística atual predominante de não mais classificar documentos por assunto, considerando o fundo ao qual o documento pertence.

(D) Possibilita a eliminação total das dispersões dos documentos em qualquer fase em que se encontrem, com o auxílio dos instrumentos de pesquisa adequados.

(E) A sua aplicação é um dos meios de garantir tanto a integridade administrativa dos arquivos quanto o pleno valor de testemunho de um fundo.

 

GABARITO BANCA: C

 

Comentários: a proveniência leva em consideração o fundo de arquivo, fazendo com que os documentos fiquem reunidos organicamente. Letra C Correta!

 

GABARITO ESTRATÉGIA: D

QUESTÃO

Bibliotecas e arquivos possuem campos de atuação bem definidos. Sendo assim, quanto à aquisição e custódia dos documentos nos arquivos é correto afirmar que

(A) os documentos existem em numerosos exemplares.

(B) os documentos são colecionados de fontes diversas, adquiridos por compra ou doação.

(C) a significação documental independe de relação que os documentos tenham entre si.

(D) os documentos provêm tão só das atividade públicas ou privadas, servidas pelo arquivo.

(E) os documentos são adquiridos unicamente com objetivos culturais.

 

GABARITO BANCA: D

 

Comentários

  1. Os documentos de arquivo são únicos ou possuem múltiplos exemplares chamados originais múltiplos, mas a características de unicidade é inerente a eles.
  2. Os documentos são acumulados naturalmente
  3. O contexto documental é o que torna o documento orgânico.
  4. Gabarito
  5. Os documentos de arquivo são produzidos ou recebidos, primeiramente, para fins administrativos.

 

GABARITO ESTRATÉGIA: E

 

 

QUESTÃO

Considere as afirmativas abaixo:
I. Os documentos de arquivos devem ser guardados em estantes, armários ou prateleiras apropriados exclusivamente ao seu suporte.
II. As caixas de arquivos devem ser resistentes ao manuseio, ao peso dos documentos e à pressão, caso tenham de ser empilhadas.
III. Em documentos que são juntados com frequência e para melhorar a preservação do papel, faz-se necessário o uso de clipe metálico.

É correto o que se afirma em:
a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) II e III.

GABARITO DA BANCA: B

Comentários

Segundo as “Recomendações para produção e armazenamento de documentos de arquivo” do Conarq, “o mobiliário facilita o acesso seguro aos documentos, promove a proteção contra danos físicos, químicos e mecânicos. Os documentos devem ser guardados em arquivos, estantes, armários ou prateleiras, apropriados a cada suporte e formato.”

Portanto, o “exclusivamente” tornou a questão errada, pois também deve-se levar em consideração o formato para se escolher o melhor mobiliário para armazenamento.

De acordo com as “Recomendações para produção e armazenamento de documentos de arquivo” do Conarq “As caixas de arquivo devem ser resistentes ao manuseio, ao peso dos documentos e à pressão, caso tenham de ser empilhadas.”

De acordo com as “Recomendações para produção e armazenamento de documentos de arquivo” “As presilhas devem ser em plástico ou metal não oxidável”

GABARITO DO ESTRATÉGIA: B

QUESTÃO

O agente de deterioração de documentos de arquivos que, além de modificar a estética dos documentos, age de forma cortante, abrasiva e que também atua no interior da fibra do papel, pois é absorvido por meio de ligações químicas, se denomina:
a) luz
b) poeira
c) umidade
d) insetos
e) temperatura.

GABARITO: B 

Comentários: a poeira pode conter sujidades e poluentes que pode ser absorvido pelo papel e degradar o documento.

GABARITO ESTRATÉGIA: B

QUESTÃO

A digitalização é o processo de escaneamento que permite a transformação dos documentos de papel ou microfilme para imagem digital. Assinale a alternativa que apresenta corretamente seu processo básico. 
A) Coleta, preparação, indexação, digitalização e entrega. 
B) Preparação, coleta, digitalização, indexação e entrega. 
C) Digitalização, indexação, coleta, preparação e entrega. 
D) Indexação, coleta, preparação, digitalização e entrega. 
E) Coleta, preparação, digitalização, indexação e entrega. 

GABARITO DA BANCA: E

Comentários:

O primeiro passo é coletar os documentos a serem digitaliza-los; posteriormente, a organização desses documentos é necessária a fim de que não se transforme uma bagunça de documentos convencionais em uma bagunça de documentos digitais. Após essa organização, digitaliza-se os documentos, indexa-se os termos para busca e efetiva-se a entrega do trabalho.

GABARITO DO ESTRATÉGIA: E

QUESTÃO

A tabela de temporalidade é o instrumento de destinação que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e/ou intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação. Sobre os critérios que regulam a eliminação de documentos, assinale a alternativa correta:

a) Não podem ser eliminados documentos de pura formalidade, como convites, cartas de agradecimento e outros.
b) Podem ser eliminados documentos que se tornaram obsoletos, mesmo que eles representem interesse para a administração.
c) Podem ser eliminados documentos cujos textos estiverem reproduzido em outros ou que tenham sido impressos em sua totalidade.
d) Podem ser eliminadas cópias de documentos cujos originais sejam, preferencialmente, conservados.
e) Podem ser eliminados documentos mesmo que provem como a instituição foi organizada e como funciona.

GABARITO DA BANCA: C

Comentários

Manual “Como avaliar documentos e arquivo” do Arquivo de São Paulo

documentos que sejam cópias ou duplicatas de originais destinados à guarda permanente;

documentos cujas informações básicas possam ser recuperadas em outros;

documentos cujos textos tenham sido impressos em sua totalidade;

documentos cujos textos estejam reproduzidos em outros;

documentos que apresentem repetição da informação e qualidade técnica inferior (foto, fita de vídeo, fita cassete, disquete, disco ótico, etc.)

GABARITO DO ESTRATÉGIA: D

QUESTÃO

Os documentos, após cumprirem as suas funções, devem ter o seu destino decidido, seja este a sua eliminação ou recolhimento. Esta etapa, dentro do protocolo, é conhecida por
A) inspeção. 
B) registro. 
C) autuação. 
D) distribuição 
E) expedição.

GABARITO DA BANCA: E

Comentários: atenção! Essa questão cabe recurso!

Vamos ter alguns conceitos em mente para entender o motivo do recurso.

As etapas do protocolo são: recebimento, registro e autuação, classificação, expedição e distribuição e controle e movimentação.

Realmente: a destinação de documentos pode seguir de duas formas – eliminação ou recolhimento.

O ponto é que a destinação ocorre após os documentos cumprirem seus prazos de guarda e nada tem a ver com o protocolo, ainda que os documentos em questão sejam eliminados direto do arquivo corrente.

Portanto, o gabarito cabe recurso por incoerência e falta de conexão entre as respostas e a pergunta.

GABARITO DO ESTRATÉGIA: NÃO SE APLICA

QUESTÃO

Atualmente os arquivos intermediários tornaram-se uma necessidade reconhecida por administradores e arquivistas. Sobre tais arquivos, assinale a alternativa correta.

(A) Cabe a eles concentrar sob sua custódia, conservar e tornar acessíveis documentos não-correntes, que possam tornar-se úteis para fins administrativos, pesquisas históricas e outros fins.
(B) O arquivo intermediário deverá ser subordinado técnica e administrativamente ao arquivo permanente, a fim de manter uniforme a política arquivística.
(C) São constituídos de documentos em curso ou frequentemente consultados como ponto de partida ou prosseguimento de planos, para fins de controle, para tomada de decisões das administrações, etc.
(D) Os documentos são de sua propriedade, deixando de ser da administração que o produziu, por isso é vetado a acesso a esta.
(E) Os documentos recolhidos aos arquivos intermediários modificam a classificação que lhes foi dada no arquivo corrente, recebendo outros símbolos ou notações.

GABARITO BANCA: B

Comentários

  1. O objetivo dos arquivos intermediários é armazenar os documentos que aguardam sua destinação final.
  2. Sim! É exatamente isso. Quem estudou pelo Estratégia viu isso em aula.
  3. Esses documentos pertencem aos arquivos correntes e não intermediários
  4. O acesso à administração continua a ser disponibilizado, entretanto, não é mais de sua responsabilidade
  5. Tudo errado! A classificação permanece.

GABARITO ESTRATÉGIA: B

 

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