Aprovado em 01° lugar (cotas) no concurso INSS para Técnico do Seguro Social - Araçatuba (SP)
Previdenciária (INSS, PREVIC)“Erga a cabeça, faça o que tiver que fazer, melhore no que tiver que melhorar, estude mais o que estiver que estudar, mas não desista, por que a sua vez vai chegar.”
Confira nossa entrevista com Wiclas Francisco dos Santos, aprovado em 01° lugar (cotas) no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Araçatuba (SP):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Wiclas Francisco dos Santos: Olá, Meu nome é Wiclas Francisco dos Santos, sou natural da cidade de Medina-MG, e atualmente moro na cidade de Birigui-SP e sou formado em Superior de Tecnologia em Recursos Humanos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Wiclas: Quando trabalhava na iniciativa privada percebi que precisava mudar de vida, ter melhores condições de trabalho, financeira, etc. Então encontrei uma maneira de buscar esses resultados através dos estudos (especificamente para concursos públicos).
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Wiclas: Sim, sempre estudei conciliando com o trabalho. Então, estudava à noite, pois trabalhava no horário comercial, porém focava bastante nos finais de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Wiclas: Ministério Público/SP – Auxiliar de promotoria 11º lugar(cotas)
Tribunal de Justiça/SP – Convocado para 2º fase
Prefeitura de Birigui/SP – Leiturista 1º lugar
INSS/2016 – 11º colocado
INSS/2022 – 1º colocado (cotas)
INSS/2022 – 18º colocado Ampla Concorrência.
Essas foram as minhas colocações nos principais concursos que prestei, pretendo continuar estudando, mas ainda não decidi exatamente para qual área.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família
Wiclas: Não, não saía muito não. Os encontros com amigos na maioria das vezes são em datas e horários específicos, por vezes, pelo fato de muitos deles terem suas rotinas de trabalho e estudos também, então os encontros na maioria das vezes são bem específicos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Wiclas: Sim, todos sempre entenderam de uma forma natural, também muito pelo fato de todos terem seus objetivos, isso fez com que houvesse bastante compreensão por partes de todos nós.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Wiclas: Para o último concurso estudei somente dois meses direcionado, porém é preciso considerar que eu já tinha bagagem de concursos anteriores, incluindo o próprio concurso do INSS.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Wiclas: No início estudava bastante por videoaulas e utilizava pouco os PDFs, com o tempo passei a utilizar somente os PDFs.
A utilização dos PDFs foi uma vantagem muito importante, pois acelerava os estudos fazendo marcações no próprio PDF.
A desvantagem foi deixar para estudar focado quando faltava pouco tempo, fiz isso porque já tinha um pouco de conhecimento de concursos anteriores, no final das contas foi desvantagem porque poderia ter aumentado a minha nota.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Wiclas: Através de amigos que também estudam para concursos, conheci as videoaulas e os PDFs, então vi que era o que eu precisava para ir em busca da aprovação.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Wiclas: Sim, já tinha começado a estudar com outros conteúdos antes, porém era só através de apostilas impressas.
O que mais incomodava era o pouco aproveitamento, exemplo, pouco exercício para treinar, algum conteúdo que precisava de uma melhor explicação e não tinha.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Wiclas: Sim, já, mas não tive êxito. Acabei aproveitando como experiência.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Wiclas: Sim, muita diferença. O direcionamento foi o diferencial. O que priorizar dentro das matérias, o fato dos conteúdos já estarem reunidos prontos para o estudo foi muito importante para mim, pois antes, em alguns casos, precisava procurar os conteúdos na internet, isso consumia muito tempo.
Os PDFs fizeram muita diferença para minha preparação, fazia marcações do que era mais importante nos PDFs e automaticamente já tinha um conteúdo de revisão.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Wiclas: No meu plano de estudos eu gostava de circular as matérias do edital, costumava estudar duas por dia, porém fui adaptando conforme via a necessidade de melhorar em determinada matéria.
Inicialmente estudava basicamente de 3 a 4 horas por dia, e nos finais de semana costumava estudar de 5 a 6 horas, mas fui adaptando muito isso com o passar do tempo conforme evoluía nas matérias.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Wiclas: Eu gostava muito, inicialmente, de escrever resumindo os conteúdos, lendo os PDFs e escrevendo em um caderno a parte e revisava-os, depois partia para as questões. Depois um tempo, com um pouco mais de evolução passei a revisar marcando diretamente nos PDFs.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Wiclas: A resolução de exercícios representa mais da metade de toda a preparação. Com os exercícios você consegue ter, a princípio, uma noção de como virá as questões, o que mais cai, aquilo que é padrão da banca e etc.
Não anotava a quantidade de questões, mas eu fazia questões todos os dias, procurava resolver todas as questões de cada PDF, aproveitava o máximo das questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Wiclas: No meu caso em particular, a dificuldade não foi em matérias específicas, a dificuldade para mim foi no início dos estudos para os concursos. Eu não tinha direcionamento de como e o que estudar, portanto eu não sabia nada mesmo das matérias, então não dá para dizer qual era mais difícil, mas eu começei estudando cada uma individualmente. Primeiro fiz curso de português e matemática, depois passei para informática e assim sucessivamente, como disse no início, não tinha uma estratégia, não tinha direcionamento. Portanto, quando comecei a ter essas ferramentas, já tinha uma boa base das matérias.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Wiclas: Na semana da prova mantinha a rotina normal de estudos, não aumentava as horas de estudos, ficava mais tranquilo mesmo. No dia pré-prova procurava descansar, uma revisão ou outra, mais descanso, pouco tempo de estudo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Wiclas: Especificamente para o concurso do INSS o principal erro foi deixar para estudar direcionado faltando pouco tempo para a prova e, como disse também, isso foi uma desvantagem.
Em contrapartida, o principal acerto foi focar em questões e revisões rápidas através das marcações dos principais tópicos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Wiclas: Nunca pensei em desistir, o que eu fazia era mudar o foco, partia para outros concursos mesmo que não fosse o que eu mais queria a princípio. Isso ajudava no tempo de espera para a abertura de um novo edital do concurso que almejava.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Wiclas: Para quem está começando os estudos eu aconselharia buscar direcionamento com quem é especialista no assunto. Comece estudando com bons materiais, como os do Estratégia Concursos. É muito importante saber como começar, por onde começar e o que estudar, com um bom curso preparatório você saberá como montar o seu plano de estudos, como adequar a sua rotina e sobretudo saberá os macetes das provas, com certeza sua aprovação virá bem mais rápido. E o mais importante de tudo, nunca, mas nunca desista, por que a sua hora vai chegar. Assim como foi para mim, e para muitos, tivemos que erguer a cabeça depois das frustrações. Erga a cabeça, faça o que tiver que fazer, melhore no que tiver que melhorar, estude mais o que estiver que estudar, mas não desista, por que a sua vez vai chegar.