5 novas ferramentas para você estudar para concursos públicos
Há uma infinidade de novas ferramentas para o concurseiro estudar mais e melhor e deixar a concorrência a ver navios. Todos os meses, novos métodos são adaptados à realidade do concurseiro e novos recursos tecnológicos surgem e deixam a rotina do estudante mais otimizada. Selecionei 5 novas ferramentas que vão potencializar os seus resultados. Confira!
1) Método S3QR
Este não é um método de estudo e leitura muito novo, mas caiu no gosto dos concurseiros brasileiros. E não é por acaso! Trata-se de uma metodologia considerada pelos especialistas da neurociência cognitiva como o mais eficiente para aprender. O SQ3R foi apresentado por Francis Pleasant Robinson, na obra Estudo Eficaz (publicado em 1946). Trata-se de uma sequência que organizará os seus estudos. É um método ideal para iniciantes que ainda não sabem como organizar os seus estudos.
A sigla SQ3R é o acrônimo para:
- Survey (Examinar/Pesquisa) – Você faz uma pesquisa prévia sobre o assunto e uma mais aprofundada.
- Question (Perguntas) – Estabeleça perguntas orientadoras sobre o assunto e tente respondê-las.
- Read (Leitura) – Leia o conteúdo sobre o assunto, buscado as suas referências prévias e perguntas/respostas feitas anteriormente.
- Recite (Recitar) – Recite em voz alta o que compreendeu, explicando para si mesmo.
- Review (Revisar) – Revise todo o conteúdo com seu método preferido. Revise também o conteúdo que você mesmo preparou (como resumos e exercícios).
2) Quadro Kanban para Concursos Públicos
Kanban significa em japonês “cartão”. É na verdade uma ferramenta de gestão com foco na agilidade, produtividade, qualidade e lucratividade. No meio administrativo e funcional, é um método muito conhecido. Mas os concurseiros adaptaram o método para organizar os estudos e ter os melhores resultados.
Os cartões são identificados por categorias, com cores diferentes. Cada cartão é uma tarefa ou ações que você deve desenvolver. O quadro é dividido entre:
- Tarefas a fazer
- Tarefas sendo feitas
- Tarefas realizadas
Você deve distribuir as tarefas nestes status. O quadro deve ser visual, de forma que consiga ter o controle do processo de estudo.
3) Aplicativos e plataformas on-line
Há uma infinidade de aplicativos e plataforma úteis para a gestão do seu processo de estudo. Gestão do tempo, gestão de tarefas, recursos para a criação de mapas mentais e flashcards, plataforma de simulados, aplicativos que estimulam a automotivação, etc. Muitas plataformas de gestão de projetos, como o Meister Task, por exemplo, ajudam a organizar toda a sua rotina e ainda possui plano gratuito.
Pesquise aqueles que podem ajudar nas tarefas e no método de estudo que escolheu. Uma dica é começar pelo Aplicativo Estratégia Concursos – acesse este link. Há uma infinidade de recursos, como banco de questões, criação de simulados, acesso a materiais exclusivos da plataforma e muito mais.
4) Criador de Mapas Mentais on-line
Outra ferramenta muito útil é as plataformas e aplicativos que ajudam a criar mapas mentais. Este método é perfeito para memorizar o conteúdo, revisá-lo ao longo do processo de estudo, desenvolver a criatividade e muito mais.
5) Podcasts e gravações de voz
Que tal gravar o seu próprio podcast? Com o celular, você pode gravar-se explicando o conteúdo, dividindo-o por sessões. Há estudos que comprovam que o estudante que ouve a si mesmo na hora de explicar tem mais condições de memorizar. Você pode criar diferentes podcasts e organizá-los em plataformas como o Soundcloud. Para gravar, utilize o seu celular.
Veja também: Resumo passo a passo – Crie resumos eficientes em 10 minutos
Gostou das dicas sobre as novas ferramentas para você estudar para concursos públicos? Deixe um comentário e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais.