“Acho que o principal acerto foi respeitar o meu ritmo. Manter vida social, não extrapolar nas horas diárias, o que me geraria estresse e cansaço. As pausas foram um respiro necessário. Disciplina é primordial, mas ouvir o corpo também é importante”
Confira nossa entrevista com Luana Lima Caires de Sousa, aprovada em 8° lugar no concurso TRT BA para Analista Judiciário – Área Administrativa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Luana Lima Caires de Sousa: Sou formada em Engenharia Civil, tenho 33 anos e nasci em Salvador/BA, onde sempre morei.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Luana: Infelizmente não me identifiquei com a Engenharia Civil. Ainda dentro da faculdade tive a oportunidade de conhecer as áreas de Logística e Projetos, em que trabalhei por cerca de 6 anos, intercalando com os estudos. Porém o trabalho, apesar de prazeroso, era imensamente desgastante física e emocionalmente e por isso decidi abandonar essa área. Dois meses depois abriu o edital para o primeiro concurso que fiz e desde então passei a me dedicar aos estudos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Luana: Eu havia acabado de pedir demissão quando estudei para o 1º concurso que fiz, que é onde estou hoje. Após essa primeira aprovação, passei 10 meses exclusivamente estudando para o TRT BA, em 2018, ainda sem estar empregada e na expectativa de ser chamada no outro; porém a nomeação demorou bastante e em 2019 parei de estudar para voltar ao mercado. Voltei a estudar em 2020, conciliando com o trabalho na empresa privada por cerca de 10 meses, e no início de 2021 decidi parar novamente, pois não havia expectativa de prova. Em maio de 2022 resolvi retomar os estudos para o TRT BA, pois havia rumores de que haveria prova em breve.
Sempre fui muito organizada, fazia planejamento de ciclos de estudos por matéria x carga horária, mapeava também em planilhas todas as minhas horas líquidas e percentual de acertos, e essa organização me ajudou a realizar minhas metas, mesmo conciliando com o trabalho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Luana: Fui aprovada em 1º lugar para o cargo de Analista Administrativo – Área 01 na Câmara Municipal de Salvador, também utilizando o material do Estratégia. Sou servidora desse órgão desde 2020.
Não pretendo estudar para novos concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Luana: Entendo que cada concurseiro se encaixa melhor em uma rotina. Para mim não funciona ficar exclusivamente focada nos estudos e sem momentos de lazer, isso me deixa mais ansiosa e estressada. Então eu saía normalmente durante os finais de semana. Inclusive depois que saiu o edital e antes da prova fiz duas viagens que já estavam compradas anteriormente.
Acredito que manter a mente relaxada é primordial para absorver os estudos e se manter focado no processo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Luana: Minha família sempre me apoiou incondicionalmente. Também recebi muito apoio dos amigos bem próximos. Mas, na prática, poucos amigos sabiam que eu estava estudando ou o quanto eu estudei.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Luana: Intercalando períodos de estudos com pausas razoáveis, somando os meses, creio que estudei o equivalente a 2 anos. Minha motivação diária era o desafio, mas a falta de perspectiva de edital me fez parar por cerca de 2 anos também nesse caminho. Admiro muito os colegas que conseguem estudar por longos períodos ininterruptamente. Mas fica a minha dica também: muitas vezes pensamos que parar nos impede de voltar, mas apesar de esquecer muita coisa nas pausas, ajuda muito ter o contato com assunto que você já está familiarizado. A curva de “reaprendizado” é muito mais rápida do que começar do zero.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Luana: Somente estudei teoria com os PDFs do Estratégia. Para mim, que nunca havia estudado Direito, foi muito vantajoso, pois a explicação é detalhada. Acho que ganha mais tempo também do que assistindo vídeoaulas.
Assinei um site de questões e, depois de já ter a teoria relativamente absorvida, fazia muuuuitas. É super importante na fixação dos assuntos.
Também assinei um curso com dicas de estudos de um aprovado de outro TRT e, além de orientar como planejar o cronograma, que eu já fazia, fui apresentada aos mapas mentais feitos em programas de computador e logo aderi. Eu mesma fazia meus mapas de acordo com meu entendimento, prioridades, o que é primordial para a fixação, ao invés de adquirir mapas prontos. É um pouco trabalhoso de fazer, mas é um excelente material de revisão. E muito melhor do que fazer materiais de revisão na mão, por conta de eventuais correções e atualizações.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luana: Quando saiu o edital do concurso para a Câmara Municipal de Salvador procurei um curso na internet e achei a proposta do Estratégia completa e com preço justo. Uma vez que funcionou nesse concurso, resolvi repetir a experiência comprando o curso para o TRT BA.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Luana: Apesar de já ter ouvido críticas sobre o tamanho do material, achei excelente, pois muito detalhado. À medida que ia evoluindo na absorção dos assuntos, eu lia somente o que havia grifado, e quando melhor preparada, lia somente meus mapas mentais. Porém tudo com base no material (e também nas questões que fazia), e quando aparecia alguma dúvida, o PDF estava disponível para consulta.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Luana: Eu estudava todas as matérias em paralelo. Logicamente por dia só estudava 2 ou 3, mas nos dias seguintes ia intercalando de acordo com o tamanho de cada uma. O meu objetivo era iniciar e terminar todas “juntas”, o que eu chamava de ciclo.
Estudei em média 4 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Luana: As revisões consistiam basicamente em resolver questões e em seguida revisava o mapa mental daquele assunto. Entre o edital e a prova eu fazia 1 simulado por semana. Resolvia provas anteriores de TJAA e AJAA de TRTs. Mesmo não tendo feito a prova de TJAA, tem um volume interessante de questões das mesmas matérias.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Luana: Como eu planilhava tudo, fica fácil responder. Eu resolvi aproximadamente 5 mil questões em PDFs e 8 mil questões em site. Porém, como estudei em 3 períodos (por conta das pausas), muito desse número são questões repetidas, porém em anos diferentes.
Resolver questões é imprescindível para fixar os assuntos e testar o conhecimento. Também para ganhar velocidade, o que é importante na prova.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Luana: A matéria que tinha mais dificuldade era Direito Administrativo. Entendia o assunto, mas errava muitas questões. É importante entender não só a banca, mas cada matéria dentro dela, por que a cobrança é diferente para cada uma. Entender a lógica da FCC para as questões me fez enxergar a teoria de forma alinhada com o cobrado nas provas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Luana: Na semana da prova eu concluí um ciclo de revisão e fiz dois simulados. Na véspera e na manhã da prova eu revisei os mapas que considerava mais importantes e/ou difíceis.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Luana: No concurso da Câmara Municipal de Salvador, da banca FGV, tirei 10 na prova discursiva. Para o TRT, pelo volume muito maior de conteúdo e por ter tido essa experiência anterior, acabei negligenciando um pouco a discursiva. Eu fazia redações nos simulados, mas não comprei nenhum curso e meus textos também não foram corrigidos por um profissional, o que poderia ter me trazido boas dicas. Como resultado, tirei 75 na prova do TRT BA, o que me fez cair da 1ª posição (resultado da prova objetiva) para 8ª. Portanto, aconselho ser acompanhado por um professor bacana. Faz muita diferença na classificação final.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Luana: Acho que o principal acerto foi respeitar o meu ritmo. Manter vida social, não extrapolar nas horas diárias, o que me geraria estresse e cansaço. As pausas foram um respiro necessário. Disciplina é primordial, mas ouvir o corpo também é importante.
Meu principal erro foi ter negligenciado um pouco a prova discursiva. Apesar de ter ficado numa boa posição na classificação final, poderia ter ficado bem melhor, ou isso poderia ter me colocado numa posição bem ruim, me afastando da nomeação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Luana: Nunca pensei em desistir. Queria muito ter a oportunidade de fazer a prova, independente do resultado. Em todas as pausas, mesmo que longas, eu estava convicta de que era um fôlego que eu precisava para tocar outras áreas da minha vida e voltar na hora certa. Como sou da Bahia e já sou concursada aqui, não fiz nenhuma outra prova de TRT, pois para mim não faria sentido. Minha motivação foi colocar essa prova na posição de prioridade e principal objetivo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luana: Existem muitos cursos, muitos coaches, muitos métodos, muitas estratégias que funcionaram de forma diferente para cada um. Encontre seu próprio método. Nem sempre será de primeira, você precisará testar as opções. Mas não faça o que disserem que é melhor, entenda você o que é melhor na sua rotina e para o seu aprendizado. E, sempre que possível, seja discreto com seus planos. Concentre sua energia em você e não abra espaço para receber muitos palpites.