Artigo

Prova Comentada – BASA – PORTUGUÊS

Olá, pessoal, bom dia! Tudo tranquilo?

Segue o comentário à prova do BASA, realizada pela CESGRANRIO.

Não vejo possibilidade realista de recurso, pois a prova veio curta e direta, sem questões maldosas ou polêmicas.

Vejamos:

 

Entenda o que é bitcoin

A bitcoin é uma moeda, assim como o real ou o dólar, mas bem diferente dos exemplos citados. O primeiro motivo é que ela não existe fisicamente, é totalmente virtual. O outro motivo é que sua emissão não é controlada pelo banco central de um país. Ela é produzida de forma descentralizada por milhares de computadores, mantidos por pessoas que “emprestam” a capacidade de suas máquinas para criar bitcoins e registrar todas as transações feitas.

No processo de nascimento de uma bitcoin, chamado de “mineração”, os computadores conectados à rede competem entre si na resolução de problemas matemáticos. Quem ganha recebe um bloco da moeda. O nível de dificuldade dos desafios é ajustado pela rede, para que a moeda cresça dentro de uma faixa limitada, que é de até 21 milhões de unidades até o ano de 2140.

Com o aumento do número dos interessados, a tarefa de fabricar bitcoins ficou apenas com quem tinha supermáquinas. A disputa aumentou tanto, que surgiram até computadores com hardware dedicado à tarefa. Com as moedas virtuais, podem-se contratar serviços ou adquirir produtos no mundo inteiro. Além da mineração, é possível comprar unidades em corretoras específicas. Elas são guardadas em uma espécie de carteira, que é criada quando o usuário se cadastra no software.

O valor da bitcoin segue as regras de mercado, ou seja, quanto maior a demanda, maior a cotação. Historicamente, a moeda virtual apresenta alta volatilidade. Em 2014, sofreu uma forte desvalorização, mas retomou sua popularidade nos anos seguintes. No ano passado, o interesse pela bitcoin explodiu e a moeda passou a ser um dos investimentos mais comentados do planeta. Em 2017, a moeda digital valorizou 1400% e atingiu a maior cotação da história: 19,3 mil dólares.

Os entusiastas da moeda dizem que o movimento de alta deve continuar com o interesse de novos adeptos e com a maior aceitação. Críticos afirmam que a moeda vive uma bolha que em algum momento deve estourar.

AZEVEDO, Rita. Revista Exame. 13 jun. 2017. Disponível em: . Acesso em: 1 fev. 2018. Adaptado.

1 De acordo com a ordem das ideias apresentadas no texto, observa-se que, depois de explicar os tipos de transações que podem ser feitas com a bitcoin, o texto se refere

(A) à produção descentralizada de bitcoins por milhares de computadores.

(B) às alterações de preços que as bitcoins têm sofrido ao longo do tempo.

(C) ao processo de mineração que dá origem às bitcoins, realizado por computadores.

(D) ao surgimento de computadores com hardware dedicado à fabricação de bitcoins.

(E) aos motivos pelos quais a bitcoin é diferente das outras moedas.

Comentários:

As transações são mencionadas no terceiro parágrafo:

Com as moedas virtuais, podem-se contratar serviços ou adquirir produtos no mundo inteiro. Além da mineração, é possível comprar unidades em corretoras específicas. Elas são guardadas em uma espécie de carteira, que é criada quando o usuário se cadastra no software.

Do quarto em diante, o autor menciona as alterações de valor da moeda:

Em 2014, sofreu uma forte desvalorização, mas retomou sua popularidade nos anos seguintes. No ano passado, o interesse pela bitcoin explodiu e a moeda passou a ser um dos investimentos mais comentados do planeta. Em 2017, a moeda digital valorizou 1400% e atingiu a maior cotação da história: 19,3 mil dólares.

Gabarito letra B.

2 De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, o sinal grave indicativo da crase deve ser empregado na palavra destacada em:

(A) A intenção da entrevista com o diretor estava relacionada a programação que a empresa pretende desenvolver.

(B) As ações destinadas a atrair um número maior de clientes são importantes para garantir a saúde financeira das instituições.

(C) As instituições financeiras deveriam oferecer condições mais favoráveis de empréstimo a quem está fora do mercado formal de trabalho.

(D) As pessoas interessadas em ampliar suas reservas financeiras consideram que vale a pena investir na nova moeda virtual.

(E) Os participantes do seminário sobre mercado financeiro foram convidados a comparar as importações e as exportações em 2017.

Comentários:

Vejamos:

  1. a) Deve haver crase, pela fusão do artigo exigido pelo adjetivo “relacionada” com o artigo diante do substantivo “programação”:

relacionada A+ A programação que a empresa pretende desenvolver.

  1. b) Não há crase diante de verbo.
  2. c) Como regra, não há crase diante de pronome indefinido, pois não aceitam artigo.
  3. d) Não há crase, pois só temos um “A”, o artigo definido diante de “pena”.
  4. e) Não há crase diante de verbo.

Gabarito letra A.

3 A ideia a que o pronome destacado se refere está adequadamente explicitada entre colchetes em: (A) “Ela é produzida de forma descentralizada por milhares de computadores, mantidos por pessoas que ´emprestam´ a capacidade de suas máquinas para criar bitcoins” (.5-9) [computadores]

(B) “No processo de nascimento de uma bitcoin, que é chamado de ´mineração´, os computadores conectados à rede competem entre si” (.10-12) [bitcoin]

(C) “O nível de dificuldade dos desafios é ajustado pela rede, para que a moeda cresça dentro de uma faixa limitada, que é de até 21 milhões de unidades” (.14- 16) [rede]

(D) “Elas são guardadas em uma espécie de carteira, que é criada quando o usuário se cadastra no software.” (.26- 28) [espécie ]

(E) “Críticos afirmam que a moeda vive uma bolha que em algum momento deve estourar.” (.41-43) [bolha]

Comentários:

Vamos indicar nos colchetes a referência correta:

(A) “Ela é produzida de forma descentralizada por milhares de computadores, mantidos por pessoas que ´emprestam´ a capacidade de suas máquinas para criar bitcoins” (.5-9) [pessoas]

(B) “No processo de nascimento de uma bitcoin, que é chamado de ´mineração´, os computadores conectados à rede competem entre si” (.10-12) [processo]

(C) “O nível de dificuldade dos desafios é ajustado pela rede, para que a moeda cresça dentro de uma faixa limitada, que é de até 21 milhões de unidades” (.14- 16) [faixa]

(D) “Elas são guardadas em uma espécie de carteira, que é criada quando o usuário se cadastra no software.” (.26- 28) [carteira]

(E) “Críticos afirmam que a moeda vive uma bolha que em algum momento deve estourar.” (.41-43) [bolha – Está certo, é a “bolha” que vai estourar.]

Gabarito letra E.

 

4 A forma verbal em destaque está empregada de acordo com a norma-padrão em:

(A) Atualmente, comercializa-se diferentes criptomoedas mas a bitcoin é a mais conhecida de todas as moedas virtuais.

(B) A especulação e o comércio ilegal, de acordo com alguns analistas, pode tornar as bitcoins inviáveis.

(C) As notícias informam que até hoje, em nenhuma parte do mundo, se substituíram totalmente as moedas reais pelas virtuais.

(D) De acordo com as regras do mercado financeiro, criou-se apenas 21 milhões de bitcoins nos últimos anos.

(E) O valor dos produtos comercializados seriam determinados por uma moeda virtual se a real fosse abolida.

Comentários:

Façamos as correções:

(A) Atualmente, comercializaM-se diferentes criptomoedas mas a bitcoin é a mais conhecida de todas as moedas virtuais. (CONCORDA COM “CRIPTOMOEDAS”, SUJEITO PASSIVO: CRIPTOMOEDAS SÃO COMERCIALIZADAS)

(B) A especulação e o comércio ilegal, de acordo com alguns analistas, podeM tornar as bitcoins inviáveis. (CONCORDA COM O SUJEITO COMPOSTO: A especulação e o comércio ilegal)

(C) As notícias informam que até hoje, em nenhuma parte do mundo, se substituíram totalmente as moedas reais pelas virtuais. (PERFEITO. CONCORDA COM “MOEDAS”)

(D) De acordo com as regras do mercado financeiro, criARAM-se apenas 21 milhões de bitcoins nos últimos anos. (CONCORDA COM “BITCOINS”)

(E) O valor dos produtos comercializados SERIA determinados por uma moeda virtual se a real fosse abolida. (CONCORDA COM “VALOR”)

Gabarito letra C.

 

5 De acordo com as normas explicitadas no Manual de Redação da Presidência da República, um memorando deve conter

(A) agradecimento efusivo dirigido ao destinatário da comunicação.

(B) linguagem cotidiana permeada por termos do jargão burocrático.

(C) nome, cargo e endereço do destinatário da comunicação oficial.

(D) pronome de tratamento combinado a verbo na segunda pessoa do singular.

(E) tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o está expedindo.

Comentários:

O MEMORANDO segue o padrão ofício, veja a literalidade do Manual de Redação da Presidência da República:

aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes:

  1. a) tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede:

Exemplos:

Mem. 123/2002-MF Aviso 123/2002-SG Of. 123/2002-MME

Gabarito letra E.

Vejamos o erro das demais:

(A) Incorreto. Agradecimento efusivo dirigido ao destinatário da comunicação viola o princípio da impessoalidade.

(B) Incorreto. Jargão burocrático viola o princípio da clareza.

(C) Incorreto. No memorando, o destinatário é tratado apenas pelo cargo, sem nome.

(D) Incorreto. O verbo é usado na terceira pessoa do singular: Vossa Excelência está convidada (nada de “vós sereis”)

 

Então, é isso, pessoal! O que acharam, fácil, difícil?

Mais tarde faremos a correção, ao vivo!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Gostei muito de suas aulas, e vou usá-las para os estudos constantemente! Aulas bem diretas, sem arrodeio e maneira fácil de explicar. Não gosto quando o professor enche de linguiça as videos aulas.
    RENATA CRESTANI em 01/05/18 às 20:19