Notícia

Sindicato defende realização de novo concurso AFT

Ampliar e fortalecer o combate ao trabalho escravo. Essa é a defesa dos membros do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT) para a realização de novo concurso AFT (Auditor Fiscal do Trabalho).

O tema foi abordado durante reunião conjunta da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae/SP), do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CETP/SP) e do Comitê Estadual para Refugiados (CER/SP), realizada na mais recente quarta-feira, 01 de março.

A diretora do SINAIT, Vera Jatobá, além de defender o concurso público, argumentou que o combate ao trabalho escravo, para ser efetivo, depende de recursos orçamentários e de legislação adequados à dimensão do problema.

Além disso, o Auditor-Fiscal do Trabalho Paulo Warlet aproveitou a ocasião para pontuar que é fundamental a participação de Auditores em ações de combate ao trabalho escravo.

“É da Auditoria-Fiscal do Trabalho a prerrogativa de reconhecer o trabalho escravo. E quando os Auditores-Fiscais do Trabalho ficam de fora de ações, os trabalhadores ficam sem a tutela do Estado”, disse Paulo.

O auditor acrescentou que a fiscalização do trabalho garante o reconhecimento do vínculo de emprego, o recebimento pelo trabalhador resgatado das verbas rescisórias e indenizatórias e do seguro-desemprego especial, a produção de provas que vão subsidiar os processos administrativos e judiciais, a responsabilização do empregador, o retorno das vítimas as suas cidades de origem.

Para ficar por dentro de todas as informações sobre um possível novo concurso AFT em 2023, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:

Mais informações: AFT

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.