“Tenha sempre muita fé e força de vontade. Existem momentos difíceis, é verdade, mas saiba que com luta e dedicação é possível conseguir. A rotina pode ser árdua, mas a emoção do resultado supera tudo que passou e inspira cada vez mais para alcançar sonhos ainda maiores”
Confira nossa entrevista com Mailson Alves Rodrigues, aprovado no concurso SEFAZ RR para Técnico de Tributos Estaduais:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Mailson Alves Rodrigues: Sou de Croatá-Ce, tenho 31 anos, formando em gestão comercial.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Mailson: Basicamente, o que mais motivou o início dos estudos para concursos foram a falta de boas oportunidades no setor privado e as dificuldades para empreender, pois sempre trabalhei com vendas e sei o quanto é difícil para empreendedores. Por isso decidi que o estudo para concursos seria a melhor opção, visto que contamos com a estabilidade que o serviço público oferece juntamente com remunerações atrativas, principalmente quando trata-se da área fiscal.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Mailson: Passava períodos trabalhando com vendas em loja e outros períodos estudando.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Mailson: Prefeitura Municipal de Croatá-Ce, em 1º lugar para o cargo de Instrutor de Informática, o qual exerci de 2011 a 2015. Técnico do Seguro Social na colocação 70º do INSS 2012. Vistoriador do Detran-Ce, em 3° lugar. Fiscal de Tributos, em 4º lugar, da Prefeitura de Pacujá-Ce. Fiscal de Tributos da Prefeitura de Frecheirinha-Ce, em 4º lugar. Fiscal Fazendário, na colocação 72º, da Prefeitura de Viçosa-Ce. E Técnico de Tributos Estaduais, em 19° lugar, da Sefaz RR.
Pretendo continuar Estudando para o cargo de Auditor Fiscal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Mailson: Praticamente não saía. Ficava Sábados, Domingos e feriados completamente isolado. Quando estava muito exausto, saía um pouco para algum barzinho. Jogava futebol todos os dias e também acabei deixando de lado.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Mailson: Sim, minha família sempre apoiou o meu estudo para concursos. Minha Mãe, Pai e irmãos sempre apoiaram, inclusive em alguns momentos difíceis que precisava está ao lado deles e por motivo da rotina nos estudos não podia.
Minha esposa sempre foi meu braço direito nessa caminhada, pois quando isolava completamente para estudar, era ela quem cuidava da casa e da loja, e sempre motivava a seguir nos estudos, mesmo após as reprovações. Isso foi muito importante para que eu pudesse manter o foco.
A jornada para um concurso de alto nível é muito árdua e desgastante, o apoio da família é de fundamental importância.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Mailson: Para o concurso da Sefaz RR foram aproximadamente 3 meses. Manter a disciplina não foi difícil, pois já vinha estudando desde o concurso da Sefaz Ce, que foi realizado em 2021. Para manter a disciplina sempre pensava no que o concurso poderia proporcionar de bom para mim e para minha família.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Mailson: Os Principais materiais que utilizava eram aulas em PDF, muita lei seca, audioaulas e resolução de milhares de questões nos últimos 03 meses. Videoaulas apenas nos assuntos mais complexos, visto que demandam muito tempo para estudar.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Mailson: Já conheço o Estratégia há bastante tempo, inclusive todos os concursos Sefaz que já realizei, estudei pelo Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Mailson: As principais ferramentas eram audioaulas e Sistema de Questões, pois com os áudios conseguia realizar alguma atividade enquanto estudava. E a resolução da maior quantidade de questões que for possível é o que vai levar a aprovação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Mailson: Inicialmente, quando foquei na área fiscal, em Fevereiro de 2021 para o concurso da Sefaz Ce, coloquei apenas as matérias de maior peso da área fiscal: Direito Tributário, Legislação Tributária, Auditoria e Contabilidade, e conforme avançava nas disciplinas que tinham maior peso, incluía as de menor peso. Apesar dessa estratégia ter sido condenada por um especialista em concursos, pois ele afirmava que eu teria que iniciar pelas matérias básicas, consegui seguir firme com o que tinha planejado e foi o que fez com que eu conseguisse a aprovação, de tal forma que obtive a maior nota do concurso em conhecimentos específicos.
Em relação às horas líquidas por dia, eram muitas, pois a dedicação era total nos estudos. Como eu passava alguns períodos sem estudar, o que considero um erro, quando resolvia focar completamente, passava o dia todo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Mailson: Não fazia resumos, pois demandavam muito tempo. Revisava pelo Passo Estratégico, leitura da lei, muitas questões e vários simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Mailson: Acredito que seja o fator determinante para aprovar ou não o candidato, pois com a resolução de questões é que você vai conseguir dominar os detalhes do assunto. Muitas vezes o candidato acha que sabe determinado conteúdo e na hora das questões não consegue aplicar.
Eu passava muito tempo estudando teoria. Depois que comecei a responder muitas questões, o desempenho melhorou. Deve ser um conjunto de teoria com muitas questões, o máximo que puder.
Só as questões contabilizadas no site, sem levar em consideração os simulados e questões impressas, foram mais de 6 mil questões, em aproximadamente 03 meses.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Mailson: No inicio, tinha muita dificuldade em Legislação Tributária, Contabilidade e Auditoria.
Para superar não tem segredo, é estudar a exaustão, seja em videoaula, PDF, audioaulas ou questões. Repetir, repetir e repetir até assimilar o conteúdo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Mailson: Na semana que antecedeu a prova, foquei em revisar tudo que já havia estudado, pois conteúdo novo naquela fase já não seria mais viável, visto que não havia mais tempo hábil para novos assuntos. Então foquei em priorizar o que já havia estudado.
Diferentemente de muitas pessoas que preferem descansar, não consigo ficar em um pré-prova sem fazer alguma leitura ou ouvir alguma audioaula. Apesar de ser uma revisão leve para não desgastar nem estressar antes da prova, vejo o máximo que consigo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Mailson: Nessa fase de preparação para concursos da área fiscal, que iniciei em 2021, meu principal erro foi passar alguns períodos sem estudar, pois no decorrer desse tempo, entre um concurso e outro que realizei da Sefaz, passava de 02 a 03 meses sem estudar. Inclusive, nesse da Sefaz RR, passei 04 a 05 meses, pois havia estudado para a Sefaz AM e parei, retornando aos estudos apenas em Outubro de 2022.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Mailson: Sim, pensei algumas vezes em desistir, mas sabia que se parasse a perda iria ser maior, pois o percurso que já havia passado era muito mais longo do que o que faltava para eu conseguir.
A motivação principal foi o nascimento da minha filha, pois sabia que com a estabilidade que o serviço público oferece, conseguiria uma qualidade de vida melhor para ela.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Mailson: Nunca desista do que almeja, pois se é difícil é porque vale a pena. Tenha sempre muita fé e força de vontade. Existem momentos difíceis, é verdade, mas saiba que com luta e dedicação é possível conseguir. A rotina pode ser árdua, mas a emoção do resultado supera tudo que passou e inspira cada vez mais para alcançar sonhos ainda maiores.