“Não é fácil, todos sabem disso, muitos falam, mas quando a dificuldade aparece só quem está passando sabe o tanto de coisa que passa na cabeça, o turbilhão de sentimentos que enche o coração, e só a fé pra nos manter forte e perseverante.”
Confira nossa entrevista com Bianca Pinheiro de Sousa, aprovada em 5° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Belém (PA):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Bianca Pinheiro de Sousa: Formada em Administração de empresas pela UFPA. Tenho 29 anos e sou da cidade de Castanhal (PA).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Bianca: Primeiramente foi a estabilidade, mesmo sabendo que esta não é absoluta, ela ainda assim passa segurança, coisa que as empresas privadas não transmite nenhum pouco. Além disso, tem a questão da valorização, promoção por merecimento, por qualificação, plano de carreira, pontos estes que estão cada vez mais difíceis de encontrar no mercado de trabalho privado, principalmente na minha região.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Bianca: Sim, comecei a estudar em 2020, auge da covid-19, e quando passei a trabalhar em home office isso me ajudou bastante. Então pude fazer meu horário, conseguir conciliar com o trabalho tranquilamente.
Acordava cedo pra estudar até o horário de começar minhas atividades de trabalho, a noite retomava os estudos; nos finais de semanas, como não trabalho, era estudo direto.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Bianca: Não fiz tantas provas de concursos assim, procurava na área administrativa e na minha região, então minhas opções eram poucas, mas a maioria que fiz fui aprovada, consigo lembrar das mais recentes – IFPA, Seplad, MPPA e, meu tão sonhado, INSS. Classificada em vagas efetivas não fui em nenhuma, mas serei no INSS.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Bianca: Saia sim, com certeza. Era um momento para renovar as energias. Não saia com muita frequência, claro, tenho um objetivo e ele é árduo. Um tempo de lazer não é capricho, é necessidade. Nossa mente precisa de uma pausa para pegar mais gás e o aprendizado ser mais eficiente.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Bianca: Poucos dos meus amigos sabiam dessa minha caminhada e a maioria dos que sabiam também estavam nela, então me ajudavam com muitas dicas e palavras confortantes. E minha família foi essencial, sempre muito confiantes, me davam espaço pra estudar, e intervinham quando eu precisava parar, com certeza foram uma das peças chave.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Bianca: Estudo pra concurso há dois anos, e um ano e meio foi direcionado ao INSS.
Meu sonho me fez manter a disciplina, coloquei na minha cabeça que preciso passar em um concurso e mais que isso tinha que ser o INSS.
Na verdade, foi um fato que aconteceu em minha vida que me fez querer tanto entrar lá pra ajudar esses brasileiros que lutam todos os dias trabalhando e no fim só querem o que lhes são de direito.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Bianca: Bem, meus estudos foram todos online, videoaula e PDF.
Minha preparação dependia da disciplina estudada, as que eu tinha muita dificuldade ia direto pra videoaula, absorvia tudo e em seguida ia para o PDF para consolidar e acrescentar; as que eu já tinha mais facilidade já ficava no PDF e depois ia para a videoaula em uma velocidade mais rápida para complementar e validar o que tinha entendido no PDF.
A didática dos PDFs do Estratégia é sensacional, simples, robusta no sentido de muitas informações, mas todas essenciais e objetiva para a preparação.
E, por fim, com certeza, muitas questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Bianca: Pelo YouTube. As aulas gratuitas são muito boas e longas, me fez pensar “se eles disponibilizam totalmente gratuito esse tipo de aula, nesse nível, é porque sabem do seu potencial, sabem que deixar uma aula de 4h disponível não significa perder possíveis alunos, mas atrai-los.” Achei extremamente inteligente.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Bianca: Sim. Comprei curso de português, sinceramente muito bom, me fez sair do fundo do poço, já que era lá que eu estava quando se tratava da disciplina de português. E outro de direito administrativo, esse sim foi péssimo, muito fraco, com certeza uma decepção e dinheiro jogado fora. Aulas curtíssimas, os PDFs eram os próprios slides apenas e pouquíssimas questões discutidas. Nesse momento já tinha gastado uns mil reais somente em duas disciplinas, então conheci o Estratégia que me ofereceu aulas de alto nível e que podiam me preparar pra qualquer concurso que aparecesse.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Bianca: Com certeza. Senti a competência dos professores e real comprometimento com os alunos, sem falar nas pessoas do suporte, todas bem preparadas, educadas e disponíveis pra qualquer dúvida. Os professores dão aula por amor e isso nos incentiva.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Bianca: Estudava duas disciplinas por dia + exercício. Na reta final reservava os domingos pra simulados. Acredito que estudava cerca de 8h liquidas, sendo 4h pela manhã e 4h à noite.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Bianca: Com resumos, alguns feitos por mim mesma e outros do estratégia, pois achava bem completo e suficiente para certas disciplinas. Dependendo das disciplinas, as minhas revisões eram com base somente em questões mesmo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Bianca: Muito importante. São elas que fazem o conteúdo fixar na mente, nos direciona na identificação dos pontos fortes e fracos, onde precisamos ajustar; além de nos ajudar a conhecer as bancas, na hora da prova já estamos alinhados e não há novidades ou sustos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Bianca: Informática. Consegui superar depois de muitos resumos, leitura do PDF e questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Bianca: Continuei com o mesmo plano de estudo e fiz uso do passo estratégico que é bem direcionado e me ajudou nas revisões finais, além disso li bastante texto do decreto, que foi nossa base de estudo da disciplina previdenciária. Inclusive no dia da prova também fiz o mesmo – leitura de resumos e texto de lei. No dia antes da prova assistir a aula de véspera do estratégia, foi top para pegar muitas dicas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Bianca: Primeiro erro foi nas derrapadas antes de encontrar o estratégia, porque acabei gastando tempo e dinheiro. Além disso, demorei a ver a importância dos exercícios e resumos, no inicio só acumulava conteúdo e acabou que muitas vezes tinha que fazer uma revisão quase que total do conteúdo estudado inicialmente.
Principais acertos foi quando consegui identificar meus horários de estudos mais produtivos, comecei a aplicar meus aprendizados através das questões, além de conseguir perceber que eu precisava de um tempo de pausa, porque quando eu retomava era outra visão e outra mente que continuavam a estudar.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Bianca: Pensei sim, muitas vezes, na verdade. Mas pensava na minha realidade, no pouco que as empresas privadas oferecem e em todo o caminho que eu já tinha trilhado; voltar para o zero seria muito mais sofrido e doloroso, além disso pensava no dia em que eu veria meu nome do diário oficial.
Pensava na minha família, na felicidade que eles sentiriam na minha aprovação.
Nesses momentos e em muitos outros eu orava muito, então eu sentia que não estava sozinha e sabia que Deus ia me ajudar/já estava ajudando, porque só Ele sabe o que tem no meu coração.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Bianca: Aconselho a fé. Fé em você, fé que vai acontecer e sobretudo fé em Deus.
Não é fácil, todos sabem disso, muitos falam, mas quando a dificuldade aparece só quem está passando sabe o tanto de coisa que passa na cabeça, o turbilhão de sentimentos que enche o coração, e só a fé pra nos manter forte e perseverante.