Notícia

Concurso UFPB: possíveis recursos para assistente de administração

Se você prestou as provas do concurso para Assistente de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deve ficar atento aos possíveis recursos contra o gabarito preliminar.

Aqui neste artigo você poderá conferir as sugestões para as questões de Português e Administração.

Lembre-se que o recurso é individual e a cópia pode resultar na anulação da sua interposição. Confira as sugestões na transcrição logo abaixo!

Concurso UFPB: possíveis recursos para Administração

Questão 37 DA PROVA DE ASSISTENTE ADMINISTRATIVO – UFPB

37) Segundo a norma NBRISO 9000 (ABNT, 2005), um processo é definido como conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam entradas em saídas. Os processos têm como finalidade agregar valor para o cliente e devem ser feitos com qualidade. Considerando a estrutura da gestão por processos e seus respectivos tipos de benefícios, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). 

( ) Habilita a organização a ter um foco direcionado aos clientes, permitindo antecipar e controlar as mudanças.

 ( ) Auxilia a organização a gerenciar efetivamente seus inter-relacionamentos internos e externos.

 ( ) Cada funcionário assume a responsabilidade do processo por inteiro e não somente de sua atividade. 

( ) Promove uma visão sistêmica das atividades e o fluxo de material é organizado e abundante. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

a) V – V – V – F

 b) F – V – V – V 

c) V – F – V – V 

d) V – V – F – V 

e) V – V – V – V

DA ANÁLISE

A contestação que temos a fazer é acerca da última alternativa da questão 37. 

A banca considerou errada a última assertiva da questão, e, nos comentários do gabarito extraoficial, citei a que a palavra “abundância”, poderia ser considerada pela banca como correta ou não. 

A palavra “abundância” significa grande quantidade, mas em alguns dicionários há o conceito também de “quantidade maior que a necessária”, e isso, realmente, foge ao conceito de gestão por processo, que deve primar por um fluxo organizado e suficiente. 

Enfim, visando ajudar aos que gostariam de fazer recurso seguem alguns comentários: 

(…)

Na última alternativa da questão acima, foi atribuído o gabarito “falso” para a assertiva: “Promove uma visão sistêmica das atividades e o fluxo de material é organizado e abundante”.

Analisando tal assertiva, temos a comentar que:

A gestão por processo promove uma visão sistêmica, global e inter-relacionada de todo o trabalho realizado na organização, dos processos, atividades e tarefas. Nesse sentido, a

“Visão sistêmica é uma forma de entender as relações de forças que regem processos, organizações, fenômenos e outras interações complexas. Segundo essa visão, o todo deve ser levado em consideração ao se analisar as consequências de ações individuais das partes que o compõem. Assim, não há um foco no local ou no específico, mas uma visão geral e ampla. Dessa forma, cada ação deve ser analisada de maneira a se levar em conta todas a reações que desencadeiam no sistema de interrelações como um todo.”

Para a Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, a “Visão Sistêmica é isto: a forma de entender a organização como sendo um sistema integrado inclusive à sociedade. Justamente por ser um sistema integrado, o desempenho de um componente pode afetar não apenas a própria organização, mas todas as suas partes interessadas. “

Nesse sentido, a estrutura da gestão por processo, não só tem que apresentar uma visão sistêmica, como tem que ser composta por um “fluxo de material organizado e abundante”. 

Os processos organizacionais são conjuntos de atividades realizadas por pessoas ou equipamentos de uma organização, que envolvem a transformação de insumos (entradas) para gerar um resultado de valor para os clientes da organização. 

Para que isso ocorra é necessário que vários processos, realizados por máquinas e operadores, envolvam fluxos de trabalho, materiais e informações organizados para tornar todo trabalho o mais eficiente possível. 

É razoável pensar que a execução de um processo ocorra por meio de uma variedade de fluxos que podem estar sujeitos a erros, desperdícios e ineficiências, necessitando uma organização, diante da abundância (grande quantidade) desses fluxos. 

Levando em consideração os argumentos apresentados, um fluxo de materiais organizado e composto por grande quantidade, ou seja, abundante, caracteriza, sim, uma gestão por processo, tornando a alternativa correta.

Isto posto, solicita-se a mudança do gabarito da última alternativa de falso para verdadeiro.

Questão 39 DA PROVA DE ASSISTENTE ADMINISTRATIVO – UFPB

39) A respeito da gestão pública, os indicadores estabelecidos devem ser relativos aos cidadãos – usuários. Os indicadores relacionados com resultados econômico-financeiros devem monitorar o retorno do investimento sobre o capital, isto é, a margem de lucro, o custo médio dos produtos/serviços etc. Assinale a alternativa incorreta quanto ao indicador estabelecido para a gestão pública. 

a) Relação entre recurso executado versus recurso planejado e cumprimento das metas planejadas versus recursos executados

b) Desempenho na conservação do patrimônio e na arrecadação de receitas decorrente do uso quando pertinente 

c) Arrecadação de receitas decorrentes de taxas por prestação de serviços ou de impostos quando pertinente 

d) Desempenho financeiro e/ou valores econômicos, no caso de empresas públicas e sociedades de economia mista que atuam no mercado

e) Monitoramento da qualidade do produto/serviço

DA ANÁLISE

O gabarito atribuído a essa questão foi letra “B”.  O comando da questão trata de indicadores relativos aos cidadãos-usuários e cita os indicadores econômico-financeiros. 

Na alternativa “B”, no qual cita “o desempenho na conservação do patrimônio” não pode ser considerado um resultado econômico-financeiro, pois quando se trata de medir o desempenho na conservação do patrimônio pode-se considerar o desempenho como uma medida não-financeira. Neste sentido, podem ser considerados indicadores de desempenho não financeiros:

  • indicadores de produtividade: ligados ao uso de recursos em relação às entregas, ou seja, conservação do patrimônio;
  • indicadores de qualidade: ligadas à conformidade, ao padrão e às especificações de um processo de conservação do patrimônio;
  • indicadores de capacidade: relacionados à capacidade de resposta de um processo, ou seja, capacidade de conservar o patrimônio;

Neste caso, a questão apresenta duas alternativas incorretas, a “B” e a “E”, pois as duas contêm exemplos de indicadores de desempenho não-financeiros.  

Isto posto, esta questão deve ser anulada por apresentar duas alternativas válidas para resposta. 

Concurso UFPB: possíveis recursos para Português

QUESTÃO 3

GABARITO PRELIMINAR: LETRA C GABARITO PRETENDIDO: ANULAÇÃO FUNDAMENTAÇÃO:

A questão em destaque pede que seja assinalada a alternativa INCORRETA, sendo detectado, de pronto, que a letra C contém afirmação equivocada e, portanto, corresponde à alternativa a ser marcada, conforme o gabarito preliminar. No entanto, observa-se que a letra E também contém afirmação errônea, tendo em vista que “chuva” não é mero sujeito simples, mas, sim, núcleo do sujeito. Ao se afirmar que “chuva” compõe o sujeito simples da oração dada, exclui-se o adjunto adnominal “A”, que também compõe o termo em questão, tornando, portanto, também INCORRETA a letra E.

Nessas circunstâncias, dirigindo-me respeitosamente à banca e considerando que a questão 3 possui duas possibilidades de resposta, solicito anulação do item.

page1image31120288

QUESTÃO 7

page2image31020112

GABARITO PRELIMINAR: LETRA C GABARITO PRETENDIDO: ANULAÇÃO FUNDAMENTAÇÃO:

Dado que a natureza da tipologia textual “dissertação” observa dois subtipos – o dissertativo-argumentativo e o dissertativo-expositivo”, não parece adequado afirmar que o texto em tela é exclusivamente dissertativo. No texto a que se refere a questão, nota-se exposição de fatos relativos à realidade de animais, de diferentes continentes, em dois zoológicos, os quais mantêm entre si conduta comum: a superexposição desses animais, muitas vezes submetidos a maus tratos. Embora a natureza do tema sensibilize o leitor à situação dada, é razoável considerar que o texto não exige do leitor, preponderantemente, um posicionamento, mas apresenta fatos que o levam à reflexão acerca da realidade enfrentada pelos animais. Logo, por predominar no texto do gênero reportagem a exposição de fatos e não de opiniões, entende-se que, em seu bojo, o texto apresenta mais elementos expositivos que argumentativos, não deixando de ser, evidentemente, um texto de tipologia dissertativa.

Nessas circunstâncias, dirigindo-me respeitosamente à banca e considerando que a questão 7 possui duas possibilidades de resposta, solicito anulação do item.

Não deixe de ficar por dentro de todas as novidades e atualizações sobre o concurso UFPB. Elaboramos um artigo completo para você!

Saiba mais: concurso UFPB

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Cursos e Assinaturas

Gostou dessa oportunidade e deseja se preparar para este concurso?
Esteja mais preparado com nossos cursos. Acompanhe as novidades!

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.