“[…] fui assertivo quando decidi ser disciplinado e constante, estudava em dias ruins e em dias bons.”
Confira nossa entrevista com Gabriel Felipe Loiola, aprovado em 1° lugar no concurso TCE-GO para Analista de Controle Externo – Contabilidade:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Gabriel Felipe: Sou formado em contabilidade, tenho 32 anos e sou natural de Goiânia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Gabriel: Primeiramente, a dificuldade em trabalhar na iniciativa privada, e depois eu trabalhava em uma empresa familiar e as coisas não melhoravam. Então, eu decidi estudar pra concurso na esperança de ter uma qualidade de vida melhor.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Gabriel: Sim, sempre estudei e trabalhei. No começo eu estudava nos horários vagos na empresa, mas vi que não compensava, porque a todo momento alguém atrapalhava. Assim, eu tive que mudar minha estratégia de estudos, então eu comecei a acordar 5 h da manhã e estudava até as 7:30, ao retornar do trabalho à noite, eu estudava mais duas horas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Gabriel: Fui aprovado no TCE-GO (Auditor), MPGO (Analista), SEAD-GO (Analista). Nos três concursos, com muita dedicação, eu consegui ser aprovado em 1° lugar e, agora, a decisão é aposentar-me da vida de concurseiro.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Gabriel: Quase não saía, ficava mais em casa, apenas no final de semana eu tomava uma cerveja com minha mãe e algumas vezes saia pra um forró.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Gabriel: Sim, eles não só entenderam, como me apoiaram muito. Nas ocasiões em que eu estava desanimado por ter tido alguma reprovação ou mesmo nos dias de muito cansaço, eles falavam para continuar, pois sabiam que um dia eu passaria.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Gabriel: Estudei durante uns três meses focado no concurso do TCE-GO, porque eu já tinha uma bagagem de estudo, assim, tive apenas que adaptá-la ao edital. A vontade de ter uma vida melhor e acreditar na possibilidade de também proporcionar uma vida boa para o meu filho me fez manter a disciplina e a constância nos estudos. Então nos momentos de desânimo, em que eu pensava em desistir, eu olhava para ele e falava: “Eu não posso desistir, enquanto eu não passar”.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Gabriel: Durante toda a minha preparação, eu usei os PDFs do Estratégia para estudar. Acho os materiais bem definidos e objetivos com o que realmente precisa estudar para passar em um concurso. A vantagem em ter escolhido a leitura dos PDFs é que eu sempre pude ter um material atualizado. Já a desvantagem, via naquelas matérias longas, pois alguns materiais eram bem extensos (realmente tem matérias que precisam ser grandes) e eu demorava um pouco a ler o material inteiro.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Gabriel: Conheci através de pesquisa na internet, buscando cursinhos online para estudar.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Gabriel: Sim, mas não gostei dos materiais. Achei eles bem confusos e sem objetividade, e também não eram completos.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Gabriel: Fiz, porém não fui aprovado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Gabriel: Eu senti muita diferença. Os PDFs do Estratégia são os melhores que eu encontrei. Tem muitas questões que complementam os estudos, o que facilita o entendimento de quem estuda. Outra coisa é que são bem diretos naquilo que as provas de concurso cobram. Na minha preparação, a regra era utilizar os PDFs e somente quando havia alguma matéria mais complicada eu recorria às videoaulas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Gabriel: Eu montei meu plano de estudos como eu fazia na escola. Português na segunda e outras matérias, direito administrativo na terça com outras matérias também, e assim planejava a semana toda, organizando-a dessa forma. Mas havia possibilidade de alteração de acordo com a necessidade. Se estivesse indo mal em alguma matéria, eu a colocava mais vezes na semana.
Por dia, eu estudava umas três matérias, não mais que isso. Costumava fazer de 3 a 5 horas líquidas por dia, nunca fui de fazer sete ou oito horas, mas sempre fui constante. Estudava nos feriados, finais de semana, finais de ano. Raramente, eu descansava. Acho que esse foi meu segredo. Eu tive constância nos estudos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Gabriel: Não fazia resumos, fazia alguns cadernos de erros com os principais assuntos que eu errava. E basicamente fazia várias questões, anotava as que eu errava, focava nas resoluções delas para não errar no dia da prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Gabriel: Na minha opinião, resolver questões é o mais importante a se fazer. Eu resolvi mais de 100 mil questões. Eu não respondia as questões de forma automática, sempre tentava tirar o máximo que podia da questão, utilizando-as como mecanismo de aprendizado, aprendendo com erros e acertos.
Estratégia: Quais as disciplinas em que você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Gabriel: Tinha muita dificuldade nos direitos, principalmente, direito administrativo e constitucional. Então, eu comecei a focar mais neles, fazia mais questões e comecei a assistir às videoaulas do Herbert Almeida e da Adriane Fauth.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Gabriel: Eu estava tranquilo. Havia acabado de ser chamado no MPGO, então estava, ainda, comemorando. Na semana da prova, eu revisei algumas coisas. No dia pré-prova eu relaxei um pouco. Não me preparei tão bem quanto eu queria, mas deu certo.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Gabriel: Eu resolvi várias questões discursivas na minha preparação. Recomendo a todos fazerem isso também e contratar alguém para analisá-las. Saber os pontos em que podemos melhorar é importante para nossa aprovação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Gabriel: Erros: 1) Meu principal erro foi o de não cuidar da minha saúde, acabei engordando 20 kgs durante minha preparação e sempre falo que exercícios físicos são essenciais para aprovação. Outro erro, no começo, foi tentar fazer resumo de todas as matérias e, assim, eu acabei perdendo muito tempo, além de estudar com o celular do lado ou redes sociais ligadas.
Já com relação aos meus acertos, acredito que fui assertivo quando decidi ser disciplinado e constante, estudava em dias ruins e em dias bons. Outro acerto fundamental para as minhas aprovações foram, além de resolver muitas questões, repetidas ou não, eu acordava cedo para estudar, e já estudava muita coisa na parte da manhã.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Gabriel: Em vários momentos eu pensei em desistir, principalmente, após a prova do TCE-SC, em que fui com muita expectativa, tinha me preparado muito pra esse concurso e acabei reprovando. Minha principal motivação para seguir foi e é meu filho, e também contei com a ajuda da minha família, dos meus amigos Gustavo e Emiliano, além da minha grande amiga Anna Katrina, todos me ajudaram nesse processo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Gabriel: Aconselho que assine um bom site pra concursos, o Estratégia é o melhor, atualmente, é o que eu recomendo. Escolha uma área de estudos (Fiscal, controle ou outra), defina-a bem. E não troque até ser aprovado. Não faça resumos que demandem muito tempo, tente fazer resumos rápidos e foque naquelas matérias que você tem mais dificuldade.
Por fim, quero agradecer a todos que me apoiaram e me deram força nessa caminhada. A minha família e aos meus amigos. A cada pessoa que me deu uma palavra de coragem e que, de alguma forma, contribuiu para que eu não desistisse. No fim, deu tudo certo. Obrigado