“Eu venho de baixo e através do estudo mudei de vida. Hoje tenho casa, carro e todos os bens matérias que a sociedade nos impõem, tudo graças a mim e ao estudo. Se outra pessoa já fez, não é impossível, é questão de empenho e de dedicação”
Confira nossa entrevista com Rondinelly Souza Silva, aprovado em 2° lugar no concurso SEFAZ RR para Técnico de Tributos Estaduais:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Rondinelly Souza Silva: Sou natural do Roraima, tenho 30 anos, sou formado em Engenharia de Produção e especialista em Licitações e Contratos e Direito Público, com ênfase em Contratações Públicas
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Rondinelly: Assim que me formei, por sermos um Estado Recente na Federação, onde há falta de indústrias e outros setores em minha área de informação, tomei a decisão de migrar para a iniciativa Pública, pois já trabalhava na iniciativa privada.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Rondinelly: No meu 1º concurso me organizei e saí do emprego apenas para estudar, conseguindo minha aprovação em um período de 6 meses de intenso estudo. Após a primeira aprovação e primeira posse, eu continuei os estudos no período noturno e aos finais de semana. E quando tinha edital na praça, eu utilizava as férias que tinha direito para dar o gás na reta final.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Rondinelly: Meu primeiro concurso foi INSS 2015 para Técnico do Seguro Social (61º lugar); UFRR Assistente em Administração 2016 (3° lugar); TRT 11° REGIÃO Técnico Judiciário 2016 (783º lugar); TRF 1° REGIÃO 2017 (19º lugar); ALE/RR 2018 (12º); e SEFAZ/RR 2023 (2° lugar).
Sim, vou seguir estudando e ser Auditor da SEFAZ/RR.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Rondinelly: Não tinha vida social, apenas estudo. Eu geralmente me isolo de tudo que não seja relacionado com as matérias e uso a internet apenas para estudar. Me afasto também das redes sociais e de todos as pessoas alheias ao concurso.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro(a)? De que forma?
Rondinelly: Pelo fato de já ter um passado em outros, minha esposa sempre me ajuda e é primordial na minha preparação, assim como meus pais.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Rondinelly: Esse da SEFAZ/RR estudei mais de 6 meses levando em conta o Edital, e todavia já tenho uma bagagem.
A disciplina é a expectativa de mudar para melhor. Tem dias que não estamos bem e nem adianta estudar, mas sempre penso naquilo que a aprovação pode me proporcionar e foco apenas na prova.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Rondinelly: Antes do edital eu leio doutrinas e PDF do Estratégia. Mas com edital, apenas PDF e questões. Todavia, em matérias novas eu priorizo videoaulas. Como eu já tenho um roteiro, fica mais fácil, e as matérias novas estudo primeiro, por estar mais disposto, e as que mais gosto estudo depois.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rondinelly: Quando comecei sério, em 2015, um amigo me falou dos PDFs e de lá pra cá eu não sei estudar sem eles. Sempre atualizados e com o conteúdo conciso e eficiente.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Rondinelly: Eu antes via muito videoaula, mas não tinha uma sequência de assuntos, o que atrapalha. Mas com os PDFs eu comecei a evoluir nos assuntos.
Já tentei outros cursos sim, todavia não têm a mesma qualidade.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Rondinelly: Como disse, eu até tentei com outros, mas desisti e fiquei apenas no Estratégia, o que meu deu resultados nas aprovações.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Rondinelly: Com a qualidade dos materiais e professores senti segurança de encarar qualquer questão, pois os mestres nos direcionam rumo à aprovação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Rondinelly: Eu monto sim, com matérias conexas no mesmo dia, ex: constitucional e administrativo no mesmo dia, e em matérias novas e mais complexas dedico mais tempo.
Para essa última prova, eu fiz em torno de 10h por dia entre teoria, lei seca e questões.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Rondinelly: Sempre faço minhas revisões depois de terminar um tópico e ter feito várias questões do mesmo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Rondinelly: Ouso dizer que é a parte mais importante na preparação, e errando, pois você revisa o erro e sedimenta o assunto. Eu fiz 2.469 questões para a SEFAZ/RR.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Rondinelly: Contabilidade era a pior matéria, todavia, depois de Silvio Sande, tudo mudou e passou a ser minha preferida.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Rondinelly: Apenas revisões dos resumos que eu tinha confeccionado e os resumos do Estratégia.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Rondinelly: Creio que meu erro foi focar bastante em matérias com pouco peso, como Direito Civil, pois eu queria absorver tudo, sendo que em qualquer edital dificilmente você vai absorver tudo. E meu maior acerto foi priorizar questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Rondinelly: Desistir jamais. Tem dias que você não está bem, e é melhor parar e descansar, dormir, caminhar, mas nada que tire o foco, pois no outro dia estará melhor e terá que estudar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rondinelly: Bem, eu venho de baixo e através do estudo mudei de vida. Hoje tenho casa, carro e todos os bens matérias que a sociedade nos impõem, tudo graças a mim e ao estudo. Se outra pessoa já fez, não é impossível, é questão de empenho e de dedicação.