“É sempre tempo para se dedicar aos estudos! Comece aos poucos, se organize, peça ajuda a quem já tem mais experiência e não desanime nos momentos de maior cansaço”
Confira nossa entrevista com Luísa Graziella Jubilini, aprovada em 1° lugar no concurso TRT MG para Apoio Especializado – Fisioterapia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Luísa Graziella Jubilini: Meu nome é Luísa Jubilini, tenho 30 anos e sou fisioterapeuta. Nasci e moro em Belo Horizonte, MG.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Luísa: A decisão veio com a vontade de ter uma melhor qualidade de vida e, para isso, uma jornada de trabalho adequada com uma melhor remuneração.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Luísa: Sim, sempre trabalhei e estudei. Atualmente sou autônoma e adequei a minha agenda para conciliar com os estudos. Geralmente, estudava nos finais da tarde e noite, além dos finais de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Luísa: Fui aprovada no concurso da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte para o cargo de Fisioterapeuta do NASF, em décimo lugar. Também fui aprovada em primeiro lugar para o cargo de Analista Judiciário (Apoio Especializado – Fisioterapeuta) no TRT de Minas Gerais.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Luísa: Não deixei a minha vida social de lado, apesar de já ser uma pessoa mais caseira. Mesmo assim, permaneci encontrando meus amigos e familiares, além de continuar com a atividade física como forma de aliviar um pouco a rotina.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Luísa: Me apoiaram e entenderam alguns momentos de ausência e cansaço. Meu marido, principalmente, me auxiliou muito nessa jornada por também ser um concurseiro. Me ajudou na organização dos estudos, além de todo o apoio, palavras de incentivo, compreensão com as fases mais estressantes e transmitindo calma. Sempre conversamos como a nossa vida mudaria após toda essa dedicação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Luísa: Para o concurso da SMS BH estudei por, aproximadamente, 8 meses. Já para o concurso do TRT foram 2 meses.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Luísa: Para o concurso da SMS BH estudei por videoaulas e pelos PDFs, foi o meu segundo concurso e me sentia mais segura assistindo às aulas. Apesar de demandar muito mais tempo, assistir às videoaulas foram importantes para organizar meu raciocínio.
Já para o concurso do TRT MG, estudei apenas pelos PDFs por ter menos tempo até a prova e, alguns tópicos que tinha mais dúvida, assistia às aulas.
Para os dois concursos fiz muitas questões, de diversas bancas. Foi fundamental!
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luísa: Através do meu marido, que já estudava.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Luísa: O material do Estratégia sempre foi muito completo, rico em detalhes e em formas de apresentação: PDF completo e simplificado, pontos principais a serem focados, mapas mentais, um bom sistema de questões. O PDF simplificado e os mapas mentais me ajudavam a dar mais celeridade aos estudos e sistematizar meu aprendizado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Luísa: Eu tinha uma planilha onde anotava as horas líquidas de estudo de cada matéria e quantas questões fiz em cada módulo, com número de acertos e erros. Eu, geralmente, dedicava 1 hora para cada conteúdo e estudava, no máximo, umas 4 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Luísa: Eu mesma fazia os mapas mentais para a parte de conhecimentos específicos da Fisioterapia e utilizava os mapas mentais e resumos já elaborados pela equipe do Estratégia.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Luísa: Considero a parte fundamental da minha preparação. Mesmo quando estava muito cansada, não deixava de fazer, pelo menos, uns 10 exercícios por dia para sempre exercitar meu conhecimento.
Fiz tantos que perdi as contas de quantos fiz no total! Com certeza, foi o que mais me auxiliou durante a preparação.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Luísa: Informática, Direito Constitucional e Direito Administrativo eram desafiadores! A forma que consegui lidar foi resolvendo o maior número de exercícios possíveis para ajudar na elaboração do raciocínio e fixação da matéria.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Luísa: Na semana anterior e no dia pré-prova reduzi a jornada diária de estudos e foquei na revisão do conteúdo que tinha mais dificuldade. No dia anterior da prova do TRT MG participei da revisão de véspera do Estratégia pelo Youtube e descansei na parte da tarde.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Luísa: Sempre fui muito exigida durante a minha formação escolar e no ensino superior em relação à escrita. É um trabalho de muitos anos e de muita prática! Não há outro segredo além de treino e muita leitura.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Luísa: Difícil avaliar meus erros e acertos. Fiquei muito feliz com as minhas conquistas! Talvez o principal erro no primeiro concurso que fiz, foi ter focado um maior tempo nas videoaulas e ter dedicado pouco tempo para leitura dos PDFs. O principal acerto foi não ter deixado a minha vida de lado e investir também no lazer e atividade física como alívio para a rotina tão cansativa.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Luísa: Nunca pensei em desistir! Sabia que era esse o caminho de uma vida mais tranquila no futuro.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luísa: É sempre tempo para se dedicar aos estudos! Comece aos poucos, se organize, peça ajuda a quem já tem mais experiência e não desanime nos momentos de maior cansaço. Se dê um tempo, descanse, mas não pare. Lembre-se que é uma jornada difícil para todos que querem ser aprovados e serão! Nossa dedicação é recompensada! Se eu pudesse indicar uma coisa para todos os meus colegas seria: se deem essa oportunidade! Hoje sou muito grata pela minha trajetória até aqui e serei uma grande incentivadora para aqueles que estão começando!