“Indicaria o material do Estratégia, pois realmente compensa, e diria para não desistir, porque a aprovação é um processo.”
Confira nossa entrevista com Gustavo Henrique Sousa Costa, aprovado em 5° lugar no concurso TRT-MG para Analista – AJ/Apoio Especializado/Odontologia (Endodontia):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Gustavo Henrique Sousa Costa: Me formei em Odontologia em 2015, tenho 30 anos e sou de Anápolis, Goiás.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Gustavo: Definitivamente, a tentativa de dar melhores condições de vida à minha família, mas também ao fato de almejar uma carreira militar ou um tribunal.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Gustavo: Eu trabalho no Sesc da minha cidade no período de 12:00 ás 16:00 e presto serviços no período matutino. Então eu tinha horário fixo para os estudos a partir das 17:00 e nos finais de semana. Porém, caso eu não tivesse serviço a ser prestado, eu antecipava as matérias no período matutino também.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Gustavo: Quase fui aprovado na PM-ES, mas na discursiva fui eliminado, e até o momento tenho somente essa aprovação do TRT-MG. No entanto, estou focado no concurso do CBM-GO que ocorrerá em 12 de fevereiro. Pretendo manter o foco e estudar para PM-DF também.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Gustavo: Acabei reduzindo um pouco a vida social, mas ainda assim conseguia sair vez ou outra em comemorações de aniversários, ou eventos mais especiais.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Gustavo: Não entendem muito bem. Sempre acham que eu deveria passar mais tempo com eles, mas às vezes certos sacrifícios são necessários.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Gustavo: Para o concurso TRT tive dois meses para estudo direcionado, porém já estudava a matéria específica desde junho. Tentei manter a disciplina tentando sempre manter um ciclo elaborado para os estudos, e também o pensamento positivo na aprovação
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Gustavo: Utilizei Basicamente os PDFs e algumas videoaulas de matérias que não tinha assimilado muito bem.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Gustavo: Conheci através do Instagram
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Gustavo: Notei um grande diferencial. Os materiais são voltados exclusivamente para o que o edital pediu e também para o que a banca do concurso gosta de cobrar.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Gustavo: Tentava sempre manter uma carga horária de 4 a 5 horas por dia. Alguns dias eu não conseguia alcançar a meta,porém tentava compensar em outro dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Gustavo: Por questões e marcações do próprio PDF.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Gustavo: Fiz inúmeras, foi essencial na preparação.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Gustavo: Tive dificuldades em português, não lembrava de funções sintáticas. Assistia a vídeo aulas para ajudar na melhor compreensão.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Gustavo: Nos últimos dias antes da prova eu dei foco maior em revisões e exercícios.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Gustavo: Teve a discursiva e também tive dificuldade em relembrar aspectos estruturais. Li alguns tópicos sobre discursiva na plataforma e também umas dicas com um professor da área.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Gustavo: O acerto acredito que seja perseverar e tentar manter o foco e, quanto aos erros, diria que foi deixar a discursiva para último passo, sendo que era uma matéria que eu deveria ter praticado em conjunto com as outras.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Gustavo: Várias vezes. O apoio da minha esposa foi fundamental, ela me encorajava a continuar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Gustavo: Indicaria o material do Estratégia, pois realmente compensa e dizer para não desistir, porque a aprovação é um processo.