“Defina seu objetivo, foque nele, se organize e tenha comprometimento com sua rotina para alcançar suas metas diárias. Quem acredita e corre atrás alcançará e verá o nascer do sol da aprovação no horizonte!”
Confira nossa entrevista com Rafael Lucas Barbosa de Oliveira, aprovado em 27° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Rio de Janeiro (RJ):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Rafael Lucas Barbosa de Oliveira: Me chamo Rafael Lucas, tenho Ensino Médio completo, 22 anos e sou do Rio de Janeiro, capital.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Rafael: Um dos motivos foi não estar muito contente com a faculdade que entrei logo que saí do Ensino Médio, em 2019. O principal motivo foi ter atrasado esse curso por conta da pandemia e por querer arrumar logo uma boa fonte de renda antes de me formar na faculdade. Então decidi arriscar: tranquei o curso no início do ano de 2022 e comecei a focar pra o concurso do INSS que estava há muito tempo sendo especulado.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Rafael: Apenas estudava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Rafael: Já fui aprovado no concurso para estudar o Ensino Médio no Colégio Pedro II e na Faetec. E agora foi o primeiro para trabalhar, no concurso do INSS passei em 27° na Gex Rio de Janeiro.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Rafael: O foco foi total, foi a primeira vez que foquei em algo com o máximo de comprometimento, então saía o mínimo possível, mas sabendo que esses momentos também são fundamentais para manter a saúde e a força pra continuar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Rafael: Com certeza, o que mais me motivava era ver o olhar de confiança de meus pais, que acreditavam mais na minha aprovação que eu mesmo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Rafael: Comecei a pesquisar sobre concursos no final de 2021, e comecei a focar pro INSS já em janeiro de 2022, então foram 11 meses de estudo, e a disciplina foi primordial. No começo, eu anotava minha rotina semanal de estudos numa plataforma digital que uma amiga minha me indicou, e me ajudou bastante a me organizar. No decorrer do tempo, passei essa rotina pra um caderno, e sempre escrevia o que ia estudar no dia seguinte, o conteúdo, o tempo, e etc… Ter ideia da sua evolução, do conteúdo que já foi estudado e do que ainda falta estudar é essencial para não desviar no caminho.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Rafael: Usei videoaulas, PDFs, ferramentas de exercícios e cadernos para anotar e revisar. Para conteúdos que já estava adiantado foquei em exercícios e no Passo Estratégico do Estratégia. Mas nada se compara com as aulas ao vivo do Estratégia no Youtube, muita gratidão pelo conteúdo e professores de extrema qualidade disponibilizados gratuitamente!
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rafael: Conheci assim que comecei a pesquisar sobre concursos e por onde estudar.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Rafael: Montei de acordo com o número de questões que caía na prova. Direito Previdenciário representava quase 60% da prova, então 60% do meu tempo de estudos dedicava a essa matéria. E de acordo com o percentual, dividi as matérias durante a semana. No início, comecei estudando de 3 a 5 horas por dia, de segunda a sexta, mas assim que saiu a aprovação do edital fui aumentando gradativamente, e nos últimos meses cheguei a estudar de 7 a 10 horas, e às vezes estudava até domingo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Rafael: Fazia com resumos, leitura do caderno, PDF, videoaulas em velocidade 2x, simulados e exercícios.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Rafael: A importância foi tremenda para fixar o conteúdo e entender a banca. Não cheguei a contar, mas foram bastantes!
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Rafael: Português, o que me fez superar foi a professora Adriana Figueiredo e suas aulas no Youtube do Estratégia haha.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Rafael: Foi bastante leitura de resumo, Passo Estratégico, e em especial a semana de revisão do Estratégia no YouTube, com aquelas lives pontuais.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Rafael: Meus principais erros foram dúvidar de mim e as vezes procrastinar (quem nunca), e os principais acertos foi manter a constância, rotina e ter metas definidas.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Rafael: Sim, algumas vezes, e minha motivação foi saber que meu futuro estava em minhas mãos e no fundo sabia que meu esforço ia valer a pena.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rafael: Defina seu objetivo, foque nele, se organize e tenha comprometimento com sua rotina para alcançar suas metas diárias. Quem acredita e corre atrás alcançará e verá o nascer do sol da aprovação no horizonte!
Mais uma vez – Renato Russo – mp3