“O segredo é não desistir e nem desanimar no meio do caminho. Não é uma caminhada fácil, mas todo esforço e dedicação serão recompensados, basta persistir.”
Confira nossa entrevista com João Lucas Silva Costa, aprovado no concurso do Senado Federal para Técnico Legislativo – Policial Legislativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
João Lucas Silva Costa: Meu nome é João Lucas Silva Costa, tenho 21 anos, sou formado em Gestão Pública e nasci no interior da Bahia, em Santana. Venho de uma família humilde, sem estrutura financeira. Dentro de casa, desde os meus 13 anos, eu que fazia comida e cuidava dos meus irmãos mais novos após a separação dos meus pais. Aos 14 anos comecei a trabalhar como vendedor de picolé, como cobrador de dívidas para manter os meus gastos pessoais.
Aos 17 anos comecei a estudar para concursos, porém, no interior da Bahia, eu não tinha nenhuma referência para seguir esse caminho. Com isso, quando completei 18 anos, eu vim para Brasília com apenas 500 reais para morar de aluguel com meu primo. Consegui um emprego em uma conveniência e, com isso, adquiri um salário para me manter no Distrito Federal. Sempre tive que conciliar meus estudos com meu trabalho. No final de 2020, consegui um serviço de porteiro no horário noturno, serviço o qual eu tinha que me manter acordado durante toda a madrugada, porém, usava o tempo de descanso para estudar.
No começo de 2022, consegui minha primeira aprovação em um concurso. Mantive-me como porteiro até outubro de 2022, mês o qual eu saí do serviço para estudar ao máximo para o concurso de Policial Legislativo do Senado Federal. Devido a isso, consegui a aprovação no concurso do senado com 20 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
João: Mudar a condição financeira da minha família, como também proporcionar uma vida melhor aos meus irmãos menores e aos meus pais.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
João: Desde dos 14 anos, eu trabalhava como cobrador de dívidas. Após os meus 18 anos, que eu comecei a morar no Distrito Federal, comecei a trabalhar em conveniências e em portaria de prédios. Desde os meus 17 anos eu conciliei meus estudos com o meu trabalho. Nos últimos 2 anos, eu trabalhava na portaria das 19:00 horas às 07:00 e estudava durante o dia.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
João: Já fui aprovado nos concursos:
– Polícia Penal de Minas Gerais na posição 301;
– Polícia Penal do Distrito Federal na posição 310;
– Soldado da Polícia Militar do Goiás na posição 200 para cidade de Goiânia;
– Agente da Polícia Civil do Goiás na posição 807;
– Policial Legislativo do Senado Federal na posição 100 na ampla concorrência.
Eu pretendo continuar estudando para que eu possa me qualificar e, assim, dar aula no ramo dos concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
João: Eu saía pouco, minha rotina era trabalhar e estudar. Como minha família é praticamente toda da Bahia, eu não os encontrava. Nosso contato era apenas por ligações. Desde que cheguei ao DF, em 2019, eu só pude ir a minha cidade natal 2 vezes.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
João: Sim, eles me apoiaram e me ajudaram na minha caminhada.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
João: Eu estudo direcionado para concursos da área policial desde 2019. No meu último concurso, do Senado Federal, precisei sair do meu serviço 3 meses antes da prova para conseguir dedicar mais ao certame.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
João: Eu utilizei vIdeosaulas e os PDF’s do Estratégia Concursos e, no final da preparação, eu utilizei o Bizu Estratégico.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
João: No início dos meus estudos meus colegas me indicaram o Estratégia.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
João: Eu utilizei materiais de outros cursos preparatórios. O que eu sentia falta em outros cursos eram PDF’s mais completos e no Estratégia Concursos, eu encontrei.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
João: Cheguei a fazer outros concursos com outros materiais, mas quando obtive minha primeira aprovação, eu já tinha assinado com o Estratégia Concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
João: Após assinar com o Estratégia Concursos, consegui aprofundar mais os meus estudos, visto que os PDF’s e as aulas são completos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
João: Eu montava meu plano de estudos de acordo com a minha rotina. Estudava em torno de 5 matérias por dia e fazia aproximadamente 5 horas líquidas diariamente.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
João: Eu faço meus resumos e monto meus materiais de revisão. Faço simulados e bastante questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
João: Para mim, é muito importante a resolução de exercícios. Fazia em torno de 50 questões por dia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
João: “No início tinha dificuldade em língua portuguesa, pois estudei em escola pública e não tive uma boa base. Para superar, assisti bastante aulas e fiz muitas questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
João: Na semana da prova tentei revisar as matérias mais importante do edital. Na pré-prova, procurei me tranquilizar e descansar.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
João: Houve prova discursiva. Como era um estudo de caso, eu procurei aprofundar nos temas prováveis e praticava quando fazia os simulados.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
João: Um dos meus acertos foi focar em uma carreira, isso me ajudou conseguir minhas aprovações. Um dos meus erros foi fazer resumos rasos no início da preparação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
João: Nunca pensei em desistir, pois o concurso era o único meio de mudar a minha vida e a da minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
João: Eu aconselho buscar orientação, para que faça um estudo direcionado, visto que um dos maiores erros para quem está começando essa trajetória é estudar sem uma estratégia.
Meu conselho é para que todos os concurseiros não desistam. O segredo é não desistir e nem desanimar no meio do caminho. Não é uma caminhada fácil, mas todo esforço e dedicação serão recompensados, basta persistir.