“[…] quando realmente chegar a hora da vitória você irá perceber que cada minuto dedicado valeu a pena.”
Confira nossa entrevista com Francis Machado Gonçalves Wagner, aprovada em 3º lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Uruguaiana (RS):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Francis Machado Gonçalves Wagner: Sou Francis Machado Gonçalves Wagner, tenho 44 anos, natural da cidade de Quaraí no RS e possuo formação superior em Sistemas de Informação.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Francis: A decisão de iniciar a estudar para concursos surgiu em 2003, ocasionada pela necessidade que senti de ter um emprego seguro e estável, já que naquele ano fiquei desempregada e tive de trancar a faculdade por falta de dinheiro. Naquele mesmo ano já surgiu a primeira oportunidade: o concurso do Banco do Brasil em novembro de 2003. Logo em seguida, novas oportunidades surgiram em 2004 e 2005, e na sequência vieram os concursos de escriturário para Caixa Econômica Federal e Banco do Estado do RS. Com pouco mais de um ano meio já consegui minha primeira nomeação, depois parei por um tempo para poder me reorganizar e voltar para faculdade, voltando a estudar novamente para concursos em 2011 para o técnico do seguro social.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Francis: Conciliei uma rotina de trabalho e estudos aproximadamente um ano antes do edital em torno de três horas por dia.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Francis: Concursos em que fui aprovada:
2004: Escriturário CAIXA ECONÔMICA FEDERAL -67ª colocação
2005: Escriturário BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL- 2ªcolocação
2012: Técnico do INSS-9ª colocação
2021: Técnico do MP RS- 33ª colocação
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Francis: Durante os meses que antecederam os concursos que me preparei, minha vida social foi bem restrita, principalmente após o edital. Saía de casa no máximo duas horas por dia para descansar durante o período de férias a fim de intensificar a preparação nos dias que antecediam as provas.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Francis: Sim, minha família e meus amigos me apoiaram sempre em todos os momentos que estive ausente. Me considero uma pessoa abençoada, pois tenho ao meu lado uma pessoa muito compreensível que me apoiou em todos os momentos. Os amigos também concurseiros como eu sempre mandando mensagens de otimismo para incentivar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Francis: O tempo de estudo direcionado ao último concurso foi de aproximadamente um ano, já que optei por não me desgastar muito tempo antes do edital, por isso costumava estudar em torno de três horas por dia, conciliando com trabalho e vida pessoal, procurando manter uma rotina equilibrada durante esse período.
Após o edital, devido ao pouco tempo até a prova e o acréscimo de legislação, senti a necessidade de intensificar ainda mais minha preparação, pois as três horas não seriam suficientes para dar conta de toda matéria, como de costume já tinha reservado minhas férias para mais uma vez desfrutar estudando.
Assim, consegui estudar durante oito horas por dia durante os trinta dias que antecederam a prova.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Francis: Os materiais utilizados em minha preparação foram todos os recursos existentes na plataforma do curso adquirido como videoaulas, PDFs, simulados, além da leitura de leis e livros citados pelos professores nas aulas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Francis: Conheci o Estratégia Concursos por intermédio de uma amiga e colega que é assinante.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Francis: O grande diferencial do material disponibilizado pelo Estratégia é o sistema utilizado de diversificação de materiais, o que possibilita o aprendizado e logo após a fixação do conteúdo. Ao final de cada assunto, o aluno tem acesso ao resumo e, logo após, uma grande quantidade de questões para complementar e consolidar o aprendizado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Francis: Referente ao plano de estudos, optei por desenvolvê-lo de acordo com o peso que teria cada matéria e assunto na prova e, consequentemente, dividi de forma proporcional os dias de estudo de cada matéria, já que destinava uma quantidade de dias por matéria.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Francis: Quanto às revisões, utilizei todas as ferramentas possíveis como; Resumos, Mapas Mentais, Simulados e Sistema de Questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Francis: Considero a resolução de exercícios uma das ferramentas principais de fixação do conteúdo que utilizei para consolidar e fixar o conhecimento durante a preparação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Francis: Gostaria de deixar minha mensagem de contribuição aos que estão iniciando a percorrer o mundo dos estudos para concursos públicos.
“Quando decidimos entrar para concorrer em concursos não basta apenas estudar, é necessária muita dedicação, disciplina e persistência para superar os obstáculos que irão surgir ao longo dessa trajetória, mas além desses atributos temos de acreditar que realmente é possível mudar nossa realidade, construir nossa própria história e ter a certeza que todo esforço e dedicação fazem parte do processo e quando realmente chegar a hora da vitória você irá perceber que cada minuto dedicado valeu a pena.”