“Com o Estratégia Concursos aprendi a estudar de forma estratégica e tive a comprovação que é possível ser aprovado em um concurso com mais de 1 milhão de inscritos no País.”
Confira nossa entrevista com Karine Bender, aprovada em 1° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Chapecó (SC):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Karine Bender: Meu nome é Karine Bender. Tenho 33 anos de idade. Sou formada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, sou especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos e em Marketing Digital. Sou natural de São Miguel do Oeste –SC.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Karine: A estabilidade e as remunerações atrativas do serviço público me motivaram a estudar para concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Karine: Sim, o meu maior desafio sempre foi conciliar trabalho com estudos. Aproveitava os finais de semana, feriados e as férias para intensificar a minha preparação.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Karine: Concursos em que fui aprovada:
– Concurso do INSS: 1º lugar da GEX Chapecó – SC.
– Concurso para assessor de imprensa da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste: 2º lugar.
– Concurso para técnico administrativo da Prefeitura de São Miguel do Oeste – SC: 5º lugar.
– Banco do Brasil.
– Caixa Econômica Federal.
No momento, continuo focada estudando Direito Previdenciário para o curso de formação. Futuramente, pretendo estudar para a Receita Federal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Karine: Antes de o edital do concurso do INSS ser publicado, conseguia dedicar um tempo para sair com os amigos e com a família. Com a publicação do edital, saía de casa somente para trabalhar. Quando decidimos estudar para concurso, precisamos fazer escolhas muitas vezes difíceis.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Karine: Sim, a minha família sempre acreditou que chegaria o dia da minha aprovação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Karine: Estudei de forma direcionada para o último concurso do INSS por 2 anos. Para manter a disciplina é preciso muita força de vontade, foco e um bom plano de estudos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Karine: Durante a minha preparação, assisti às videoaulas do curso regular do Estratégia e estudei também com os PDFs do curso. As videoaulas facilitam o entendimento do conteúdo e, por meio do PDF, conseguia aprofundar o conteúdo, bem como ter um contato maior com a “lei seca”.
As maratonas de questões e outros aulões, oferecidos pelo Estratégia, também foram importantes para fixar o conteúdo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Karine: Conheci o Estratégia Concursos por meio das redes sociais. Posteriormente, acessei o site para obter mais informações sobre os cursos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Karine: Antes de conhecer o Estratégia Concursos, estudei com outro cursinho. Porém, a demora e até mesmo a falta de atualização dos materiais prejudicavam muito a minha preparação. Além disso, esse cursinho não disponibilizava tantas aulões e eventos aos seus alunos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Karine: Evoluí muito quando comecei a estudar com o Estratégia Concursos. Os professores do Estratégia sempre tiveram uma preocupação muito grande em manter as videoaulas e os PDFs atualizados e de acordo com o perfil da banca examinadora do concurso.
Durante a minha preparação, estudava por meio das videoaulas e dos PDFs do curso regular. Além disso, acompanhei aulões, tais como: maratonas de questões, “A Última Jornada INSS”, “Hora da Verdade”, “100 Dicas para o INSS”, Revisão de Véspera e muito mais.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Karine: Geralmente, eu estudava 3 matérias por dia. Antes de o edital ser publicado, estudava de 3 a 4 horas diárias, de segunda-feira a sexta-feira. Aumentava a minha carga horária de estudos quando estava de férias do trabalho, nos finais de semana e feriados. Com a publicação do edital, passei a estudar 6 diárias, durante a semana. Nos finais de semana e feriados, estudava de 10 a 12 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Karine: Fazia as minhas revisões com resumos, questões e simulados. O conteúdo que tinha mais dificuldade para compreender e memorizar, eu anotava em postit-its coloridos e espalhava-os pelo meu quarto.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Karine: Durante a minha preparação, resolvi milhares de questões de todo o conteúdo cobrado pelo edital. As questões me ajudaram a fixar o conteúdo e a identificar o perfil da banca examinadora.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Karine: A disciplina que eu tinha mais dificuldade era Raciocínio Lógico Matemático (RLM). Resolvi muitas questões para conseguir superar as minhas dificuldades. É fundamental dar uma atenção especial aos conteúdos que temos mais dificuldades para sair na frente dos concorrentes.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Karine: Na semana que antecedeu a prova, revisei todo o conteúdo por meio de questões, simulados, resumos. Além disso, participei de maratonas de questões, da “Última Jornada do INSS”, acompanhei as 100 dicas dadas pelos professores e participei da Revisão de Véspera, que abordou muitos conteúdos cobrados no dia da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Karine: Os meus principais acertos nesta trajetória foram as revisões, por meio da resolução de questões, simulados, e participações em maratonas de exercícios. Além disso, os postit-its espalhados pelo meu quarto, com informações que tinha mais dificuldade para memorizar, tais como alíquotas, prazos, datas, contribuíram muito para a minha preparação.
O meu erro foi ter dado uma atenção menor a alguns assuntos do edital, que nunca tinham sido explorados em prova.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Karine: O caminho para ser trilhado até a aprovação, muitas vezes, é árduo. Quando batia o cansaço e o desânimo, pensava em todos os meus sonhos que se tornariam realidade com a minha aprovação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Karine: Todos os candidatos aprovados em concursos públicos já passaram por muitas reprovações. Aprenda com cada reprovação. Avalie o que precisa ser ajustado em seu plano de estudos. Tenha persistência, foco, planejamento e, acima de tudo, estude de forma estratégica.
Com o Estratégia Concursos aprendi a estudar de forma estratégica e tive a comprovação que é possível ser aprovado em um concurso com mais de 1 milhão de inscritos no País.