Aprovada em 23° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social
Previdenciária (INSS, PREVIC)“Faça o seu melhor a cada dia, não espere as condições perfeitas para começar estudar, apenas comece […]”
Confira nossa entrevista com Luana Soares Silvestre Scardini, aprovada em 23° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Duque de Caxias (RJ):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Luana Soares Silvestre Scardini: Sou formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho, 27 anos, natural de Nilópolis/RJ, porém moro em Nova Iguaçu/RJ.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Luana: A dificuldade de ingressar na minha área de formação na iniciativa privada e a desvalorização do engenheiro no mercado de trabalho.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Luana: Apenas estudava, pois estava desempregada.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Luana: O concurso do INSS 2022 foi o único que prestei com dedicação aos estudos. Fui aprovada em 23º lugar na GEX Duque de Caxias para técnico do seguro social. Pretendo continuar estudando, o próximo objetivo será o TSE unificado.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Luana: Comecei a estudar para o INSS quando saiu a autorização do concurso, em junho 2022, e do dia em que decidi estudar até o dia da prova, a vida social foi reduzida a praticamente zero. Só saía para fazer coisas essenciais, como ir ao mercado por exemplo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Luana: Quando decidi estudar, não contei pra ninguém, as únicas pessoas que sabiam que eu estava estudando eram meu esposo e meus pais, pois são as pessoas que convivem diariamente comigo. Os amigos só souberam depois da aprovação. E acredito que essa foi uma decisão acertada, pois eliminei possíveis conversas desmotivadoras. Meu esposo e meus pais me apoiaram durante todo o processo, me deixando livre pra focar exclusivamente nos estudos e me ajudaram a montar meu canto de estudos, pois no início eu estudava no sofá com o notebook no colo e no fim do dia a dor na lombar era inevitável.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Luana: Foi uma média de 5 meses, estudei aproximadamente 4h líquidas por dia (segunda à segunda) às vezes um pouco mais, às vezes um pouco menos, mas a meta diária era fixada em 4h. No início foi bem difícil, eu precisei aprender a estudar pra depois disso conseguir estudar efetivamente. Uma das coisas que me ajudou bastante a manter o foco foi definir metas diárias, começar o dia sabendo o que deve ser feito facilita muito. Então no final do dia de estudo eu já traçava a rota para o dia seguinte, quando acordava no outro dia já sabia o que tinha que fazer.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Luana: A principal ferramenta pra mim, definitivamente, foram os PDFs. As videoaulas e o Passo Estratégico eu utilizava para revisão. A grande vantagem dos PDFs é que é possível avançar muito mais rápido nos conteúdos, já com as videoaulas o avanço é um pouco mais lento, porém elas foram fundamentais pra esclarecer pontos específicos nos quais eu tinha dúvidas com o PDF.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luana: Através da internet, buscando qual era o melhor curso para concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença na sua preparação?
Luana: Sem dúvidas o material do Estratégia foi o maior diferencial da minha preparação. O material é completo e atualizado, e os professores são excelentes, então a única preocupação que eu tinha era de sentar e estudar. Não perdi tempo juntando legislações ou outros materiais, tudo o que eu precisava para ser aprovada já estava na minha mão.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Luana: Eu distribuí todas as matérias durante a semana, foram 7 matérias no total. Dei um peso maior para direito previdenciário e português. Em média foram 4h líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Luana: Eu não fiz nenhum resumo. Eu lia os PDFs e fazias grifos e breves anotações no próprio PDF. Minhas revisões foram feitas pelos meus PDFs grifados na estratégia de 24h, 7 dias, 30 dias. E também utilizei o Passo Estratégico e videoaulas como revisão extra.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Luana: As questões foram indispensáveis para a fixação do conteúdo e para entender a linha de cobrança da banca, todos os dias, desde o primeiro, eu resolvi questões. No total foram 10 mil questões respondidas através dos PDFs, Passo e Sistema de Questões, contabilizei pela minha planilha de estudos. Fora as questões dos simulados que eu não registrei.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Luana: Português sempre foi o meu calcanhar de Aquiles, então eu coloquei um peso maior nessa matéria e em previdenciário, que era a que teria o maior número de questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Luana: Resolução de questões e assistia às transmições da hora da verdade pelo YouTube do Estratégia.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Luana: Erros: tentar buscar a perfeição do planejamento no início. Nem todo dia vai dar pra fechar 100% do planejamento e está tudo bem, o importante é fazer o melhor possível de cada dia.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Luana: Sim, e acredito que seja unânime entre os concurseiros. Tem dia que bate insegurança, cansaço, etc. Mas o principal combustível pra eu continuar todos os dias foi me imaginar no cargo, e como minha vida e a vida da minha família poderia mudar para melhor.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luana: Faça o seu melhor a cada dia, não espere as condições perfeitas para começar estudar, apenas comece. E lembre-se que os seus concorrentes não são robôs, eles são seres humanos como você, com os mesmos problemas, as mesmas dúvidas, as mesmas inseguranças. Não se compare com ninguém, apenas foque e persiga o seu objetivo.