Aprovada em 3° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social
Previdenciária (INSS, PREVIC)“Acredite em você! Você vai sofrer, vai doer, mas se você quiser e pagar o preço você consegue!”
Confira nossa entrevista com Fernanda Melo de Andrade, aprovada em 3° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Ponta Grossa (PR):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Fernanda Melo de Andrade: Meu nome é Fernanda melo de Andrade, tenho 37 anos, sou casada e tenho um filho de 2 anos. Sou formada em tecnologia ambiental pela UTFPR.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Fernanda: Eu terminei meu curso superior e não atuei na área por falta de oportunidade na minha cidade, acabei começando a trabalhar no setor privado em ótica e assim permaneci por 12 anos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Fernanda: Quando defini que ia estudar passei a me dedicar somente a isso.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Fernanda: Eu fiz 2 concursos. O do TRT-PR que fui aprovada, mas minha colocação foi 427 e agora o INSS 3º lugar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Fernanda: Bem pouco, me dedicava bastante ao estudo, e como uma parte da minha preparação coincidiu com a pandemia, acabava ficando bastante em casa.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Fernanda: Sim. Meu esposo que me ajudava bastante em todas as atividades, desde as domésticas até as de cuidado com nosso filho. Meus pais moram em outra cidade, e sempre me apoiaram e entenderam quando eu optava po não ir visitá-los para poder me dedicar aos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Fernanda: Meu estudo teve vários altos e baixos, nem sempre consegui manter uma rotina constante. Nos primeiros meses eu podia me dedicar exclusivamente ao estudo (2019), em 2020 engravidei e meu pequeno enfrentou sérios problemas de saúde e demanda cuidados especiais até hoje, então após o 4º mês da minha gestação foi um desafio conseguir estudar e ter uma rotina de estudos. Fiquei períodos sem estudar por não conseguir me concentrar, e depois que estávamos em casa com a situação mais tranquila durante o dia me dedicava totalmente ao meu filho e estudava à noite. Desde o início do meu estudo eu estudava a maioria das matérias do INSS, menos previdenciário que comecei em 2021. O período que mais consegui me dedicar foi a partir de agosto de 2022 que meu filho começou meio período na escolinha, mas ele começou a ficar bastante doente e já com o edital aberto ele foi internado e teve que ficar 10 dias na UTI em estado grave, quando voltamos para casa decidimos que ele não iria mais voltar para escola e consegui uma pessoa para me ajudar com ele nos últimos 45 dias antes da prova, consegui revisar tudo e deu certo!
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Fernanda: -Bastante PDF que foi a principal ferramenta
-mapas mentais
-videoaula
-resumos do PDF
-site de questões
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Fernanda: Pesquisando no Google quais eram os melhores cursos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Fernanda: No início do meu estudo eu não sabia por onde começar, então contratei o serviço de coaching do estratégia, com a Verônica Tavares, ela foi essencial na minha aprovação, tenho muita gratidão por tudo o que ela fez por mim.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Fernanda: No início revisão de 24h, 7 dias e 30 dias, conforme fui evoluindo fazia revisão por aula das questões, mapas mentais. No início, fazia resumos, mas com o tempo parei, simulados fiz todos que tive acesso do INSS (acho que uns 30), e com o estudo mais avançado fazia as revisões por questões e mapas mentais.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Fernanda: Essencial para a fixação do conteúdo e revisão, fiz muitos, mas não contabilizei.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Fernanda: Português – Adriana Figueiredo
Informática – acho que ainda não superei! rs
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Fernanda: Revisão das minhas anotações dos pontos que eu precisava rever de cada matéria, mapas mentais e aulas YouTube Estratégia.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Fernanda: Acertos: acredito que persistir mesmo com todas as dificuldades que passei.
Erros: me cobrar muito, ficar muito ansiosa.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Fernanda: Vários, principalmente no início até acostumar rotina de estudo eu pensava o que eu estou fazendo, chegava a chorar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Fernanda: Acredite em você! Você vai sofrer, vai doer, mas se você quiser e pagar o preço você consegue!