Aprovada em 1° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social
Previdenciária (INSS, PREVIC)“Todas as vezes que você pensar em desistir, lembre-se que conhecimento é libertador e quanto mais você estuda mais livre você se torna!”
Confira nossa entrevista com Raquel Pereira dos Santos Souza, aprovada em 1° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Volta Redonda (RJ):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Raquel Pereira dos Santos Souza: Tenho nível médio completo, 34 anos de idade, moro na cidade de Paraty-RJ, nasci em Caraguatatuba -SP.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Raquel: Meus irmãos, Maurício e Emilson, me incentivaram a estudar para concursos, pois além da estabilidade e uma remuneração atraente eu teria mais tempo para estar com minhas filhas. Me deram suporte material e apoio emocional para que eu alcançasse a aprovação.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Raquel: Sim. Eu acordava 6h da manhã, estudava 1h30min antes de entrar no serviço, 30min no meu horário de almoço e 2h depois que chegava do trabalho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Raquel: Fui aprovada no concurso da prefeitura de Angra dos Reis no cargo de inspetor de alunos no 9° lugar em 2019 e agora 1° lugar no concurso do INSS 2022. Sim, pretendo terminar minha faculdade que eu tranquei para estudar para o concurso do INSS.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Raquel: Eu praticamente não tinha vida social, nos últimos meses de minha preparação as pessoas até chegaram a perguntar se estava acontecendo alguma coisa, se eu estava com raiva deles ou alguma coisa do tipo( kkkkkk) pois eu fiquei isolada de todo mundo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Raquel: No começo, foi um pouco difícil, pois eles queriam atenção e eu precisava estudar, mas depois que eles entenderam o quanto era importante para mim e que eu precisava daquele tempo eles passaram a me apoiar 100% .
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Raquel: Estudei por 4 anos focada no concurso do INSS. Quando comecei a estudar não achava que o concurso fosse demorar tanto tempo para sair (rsrsrs), mas me apaixonei pelo Direito Previdenciário e decidi que ia passar neste concurso mesmo que ele demorasse 30 anos (KKKKK). Para manter a disciplina eu sempre me imaginava tomando posse e na remuneração entrando na minha conta (rsrsrs).
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Raquel: Eu estudei a maior parte do tempo ouvindo videoaulas, enquanto cuidava da casa, da comida, das crianças… eu ficava com fone de ouvido só ouvindo, eu escutava a mesma aula por várias vezes até eu internalizar aquele conteúdo. Pelas minhas contas devo ter resolvido mais de 10 mil questões da banca e fiz muita leitura de lei seca. Usei PDF só na reta final quando fiquei mais nos resumos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Raquel: Conheci o Estratégia através do professor Rubens Maurício no YouTube. Eu ouvia as aulas dele gratuitas há muito tempo e me identifiquei por causa da didática e materiais diagramados.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Raquel: Sim, usei o G*** Cursos Online, fazia questões pelo *concursos e ouvia todas as aulas que todos cursinhos disponibilizavam (KKKK). Não gostava quando os professores aprofundam muito em um assunto como se o concurso fosse de nível superior e acabava exigindo dos alunos mais do que o necessário.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença na sua preparação?
Raquel: Sim, me identifiquei com a didática e diagramação dos professores. Os materiais do Estratégia foram o diferencial para que eu conquistasse a aprovação: os resumos, os cadernos de questões, os simulados, as revisões finais… sem palavras para agradecer!
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Raquel: Quando comecei a estudar, ainda sem muita experiência , eu fiquei só em previdenciário pois era a matéria mais relevante do concurso. Depois que passei todo o conteúdo de previdenciário, passei a estudar 2 matérias por dia. Estudava em média de 4h líquidas por dia, 2 hs para cada matéria. Quando conseguia tempo, estudava mais, quando não dava, estudava menos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Raquel: Fiz muitos simulados e resolvi muitas questões. Não costumava fazer resumos. Quando tinha dificuldade de guardar algum assunto eu ouvia as mesmas aulas várias vezes.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Raquel: Fazer exercícios foi a parte mais importante, pois quando cheguei na prova tive a impressão que eu já tinha feito aquela prova antes, resolvido aquelas questões em algum momento. Pelas minhas contas devo ter resolvido mais de 10 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Raquel: Minha maior dificuldade era informática. Usei a tática da repetição até a exaustão. Acredito que resolver questões também me ajudou muito.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Raquel: Como eu fiquei por longos anos me preparando, na semana da prova eu apenas assisti revisões, pois sabia que o que eu tinha que fazer eu já tinha feito, tinha sensação de dever comprido.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Raquel: Bom, considero que errei ao estudar quando estava muito cansada ou com muito sono pois teria sido melhor se eu tivesse dividido o tempo entre descansar e estudar. A parte que eu acertei foi ter mantido a disciplina e a determinação (que é a maior dificuldade das pessoas) durante longos 4 anos , e ter encontrado bons professores e materiais que me capacitaram para conquistar este primeiro lugar.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Raquel: Sim, por muitas vezes pensei em desistir pois o concurso estava demorando muito para sair… Vim de uma família humilde, sempre estudei em escola pública, fui criada na roça onde nem energia elétrica tinha. Ganhei minha primeira sandália quando eu tinha 14 anos…Mas sempre soube que podia conquistar um bom emprego e uma vida mais confortável através dos estudos…Quando pensava em desistir, eu lembrava quanto tempo eu já tinha investido nesse projeto e tentava mentalizar minha posse e a remuneração entrando em minha conta, então eu reunia forças e continuava estudando.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Raquel: Se passar em um concurso é o seu sonho, então lute por ele! pois este é um sonho real. Eu sonhei e conquistei! você também vai conquistar! Todas as vezes que você pensar em desistir, lembre-se que conhecimento é libertador e quanto mais você estuda mais livre você se torna!