“Se entregue para aquilo que você está fazendo, mesmo que isso te prive (por pouco tempo) de momentos de lazer. Depois você vai olhar para trás, quando estiver aprovado, e vai sentir que valeu a pena!”
Confira nossa entrevista com Nadia Villa, aprovada em 5º lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Araraquara (SP):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Nadia: Meu nome é Nadia, tenho 34 anos, fiz a minha formação em psicologia. Sou natural da cidade de Descalvado, São Paulo, bem interioooorr mesmo!
Minha história com concursos começou há uns 10 anos atrás quando me formei e vi que o mercado de trabalho na minha área e no interior era bastante escasso, e resolvi estudar para concursos. Na época, estudava de qualquer jeito, sem muito método. Depois de muitos anos é que fui começar a aprender a estudar e com os materiais certos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Nadia: Como mencionei acima, foi a falta de oportunidades na minha área. No início da carreira, fiz algumas entrevistas na inciativa privada, mas sempre ouvia que, por não ter experiência, eu não seria contratada. E viver só de consultório não era uma possibilidade naquele momento. Precisava ter uma segurança e estabilidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Nadia: Sim, agora no concurso do INSS, trabalhava, das 8h às 16h, e estudava das 19h até mais ou menos 22h. E detalhe, viajo todos os dias uns 45km, mais ou menos 40 minutos para chegar no trabalho.
Quando eu chegava em casa, eu estava cansada, mas matinha a minha rotina para não desviar do foco. Eram aquelas horas que eu tinha para me dedicar. Em muitos momentos, eu não me sentia motivada a estudar, mas tinha o compromisso de estar ali, com vontade ou não de estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Nadia: Já obtive aprovações em algumas prefeituras para o cargo de psicólogo (Araraquara, São Carlos, Descalvado, Santos, Ribeirão Preto).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Nadia: Na preparação para o concurso do INSS, eu me privei de algumas coisas sim, como viagens que pretendia fazer para a casa de amigos. Mas, dava umas “escapadas” para sair com os amigos de vez em quando. As vezes saía para tomar algum café com uma amiga, mas voltava e já ia estudar no tempo que me restava.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Nadia: Meus pais nunca se opuseram, pelo contrário, sempre me incentivaram. Apenas amigos mais próximos sabiam que eu estudava pra concursos e me incentivavam. Não falava muito para não escutar opiniões e críticas, que poderiam atrapalhar o meu desempenho. Na minha opinão, quanto menos gente souber, melhor. Porque sempre alguém tem alguma coisa pra falar de concurso, principalmente quando você não é aprovado. Não gostava de ir em festas de amigos e família e as pessoas ficarem me perguntando se eu passei ou não, srsrs.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Nadia: Eu comprei o curso do INSS em setembro de 2021. Na época assisti vários vídeos com a Núbia e até sobre a história de vida dela. Gosto de assistir esses vídeos pra me incentivar. Eu achava que não tinha muitas chances, pois nunca havia estudado o direito prevideciário e via muitos comentários de pessoas que estavam estudando desde 2016 e acabei me intimidando com isso.
Eu comecei a estudar em setembro de 2021, mas de forma leve um pouco de todas as matérias. Porém, no final de outubro de 2021 e tive que dar uma pausa nos estudos pra o INSS e me dediquei a estudar para o concurso do TJ SP, cargo de psicólogo, que era um grande objetivo profissional para mim. Assim, fiquei praticamente de novembro a março estudando para o TJ. Depois me dei aí um mês de descanso e eu ficava acompanhando os vídeos no YouTube sobre notícias do concurso do INSS. Muitos falavam que não iria sair mais, porém resolvi apostar!!
Em junho resolvi retomar os estudos para o direito previdenciário e português. Assim estudei em um ritimo mais leve essas duas matérias. Somente perto do edital comecei a estudar todas as matérias, de forma mais intensa, naquele horário das 19h até as 22h, de segunda a sexta. No sábado e domingo eu também estudava em média umas 4 ou 5 horas líquidas.
Na primeira semana do edital, logo me desesperei porque eu vi que algumas matérias eram muito extensas pra mim (direito administrativo e informática) e pensei que não fosse conseguir, cogitei até abandonar a ideia de estudar, mas resolvi acreditar em mim e na minha capacidade, pensando que talvez teria chance de ficar no cadastro de reserva. E também já tinha comprado o curso e tinha investido meu dinheiro. Depois pensei com calma e vi que eram apenas dois meses que eu iria me privar de sair, assistir Netflix, etc para algo que poderia melhorar minha vida. Eu realmente percebi que eu deveria ter começado pelas matérias de direito prev, adm e informática e não somente o previdenciário e português.
Aí nessa primeira semana escrevi em um papel as semanas que eu tinha e o número de aulas que eu tinha que dar conta. E eu vi que não ia conseguir fechar as matérias de adm e inf a tempo. Mas continuei mesmo assim!!
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Nadia: Continuando a história, rsrsr, bom, como eu não tinha mais tempo, tinha 10 semanas até o concurso, eu fiz o seguinte: previdenciário eu estudava todos os dias, lia todos os PDFs e assisti todos os vídeos. Imprimia apenas os resumos e anotava tudo o que eu podia ali, para facilitar a revisão (uma duas aulas acabei imprimindo tudo, por considerar muito importante). Foi a matéria que eu mais fiz revisão, e fiz todas as questões do PDF, e nas revisões fazia novamente aquelas questões que eu havia errado. Acho que assisti quase todas as aulas de revisão dos profs. Maurício e Adriana Menezes.
Em português, incialmete estudei apenas pelos PDFs, e fazia questões, e as vezes revisões. Mas aí, veio o curso da maravilhosa profa. Adriana e ela arrebentou muito. Pela falta de tempo, deixei de lado os PDFs e foquei somente nos dois cursos dela, de provas comentadas, e os 10 assuntos mais cobrados. Foi muito cirúgico e direto ao ponto, o que facilitou muito!! Infelizmente não consegui assistir todos os vídeos dos 10 assuntos. Imprimia tudo e fazia as questões junto com ela. Só tenho a agradecer a essa dedicação da professora, com um conteúdo tão direcionado para a nossa prova.
Direito constitucional eu já havia estudado antes para o concurso do TJ RJ (mas por motivos pessoais acabei não fazendo a prova). Então, pra mim, foi mais uma revisão do que eu havia visto em 2021. Estudei apenas pelo PDF e fiz todas as questões. Porém, tenho que enaltecer a professora Nelma Fontana!! Ela tem uma didática maravilhosa!! Ela é daquelas professoras que eu tenho vontade de assistir às aulas sem compromisso, rsrs. Assisti poucas aulas dela. Foi uma pena pela falta de tempo.
Ética foi a matéria mais fácil e também foi uma revisão pra mim. Li os PDFs e assisti às videoaulas, porque era uma matéria menor. Fiz algumas revisões também. Li as leis secas e anotava tudo o que eu prof. Thallius falava que eu achava importante nas leis. Gostei muito da didática dele, ele fazia tudo em tópicos o que facilitava muito na revisão, além do bom humor dele, que durante os estudos nos dá uma aliviada da tensão, rsrs.
Informática foi a matéria que eu não consegui fechar, infelizmente. Só tinha tempo para ler os PDFs e fazer questões. Imprimi os resumos e só fiz as revisões nas semanas finais. Para essa matéria eu baixei algumas aulas em mp3 e eu ia ouvindo durante a viagem, porque trabalho em outra cidade.
Raciocínio lógico era a matéria que eu mais me preocupava porque eu tenho muita dificuldade com matemática, mas muita mesmo, por isso sou de humanas, rsrsr. Essa matéria até tentei acompanhar pelo pdf, mas logo abandonei porque eu ficava mais nervosa pelo pouco tempo que eu tinha. Resolvi estudar só pelas videoaulas e conseguir assistir toda a parte de estruturas lógicas, conjutos e porcentagens. O que me ajudou muito foi a didática do prof. Bruno maravilhoso e os vários vídeos de questões que ele fez. Os simulados do estrtégia me ajudaram muito também!!
E por fim o direito adm. Também foi uma revisão pra mim, então, pela falta de tempo, estudei só pelos PDFs e questões. Consegui fechar as aulas. Tenho que enaltecer o trabalho do prof. Herbert. Os pdfs dele são muito completos e muito atualizados. Os resumos foram essenciais para eu poder relembrar e reter todo aquele conteúdo. Assisti tanto a revisão dele, quanto a revisão do prof. Thallius só com questões. E os esquemas do prof. Thallius para a véspera da prova foram “na veia”, como ele disse. Na prova acertei todas as questões de direito adm graças ao trabalho e esforço desses dois professores. Fiquei muito feliz!!
Por fim, rsrsr, preciso dizer que fiz muitos simulados e em muitos domingos eu fazia e depois olhava todas as questões comentadas, principalmente o que eu havia errado. Os simulados foram muito importante pra minha aprovação, especialmente direito previdenciário. Antes da prova eu revisei quase todos os simulados, daquelas questões que eu havia errado. Se eu não me engano, tinha uma questão de constituicional na prova do inss que era exatamente igual a uma questão do simulado.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Nadia: Conheço o Estratégia há alguns anos e foi por meio de conhecidos que passaram em outros concursos. Pude conhecer melhor o conteúdo do Estratégia quando estudei para o TJ RJ. Realmente aprendi Direito Administrativo e Constitucional.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Nadia: Já cheguei a estudar por outros cursinhos. O que me incomodava muito era a falta de muitas questões comentadas como havia nos PDFs do Estratégia. Acho que os PDFs do Estretégia têm um conteúdo mais completo, são maiores, mas são melhores.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença na sua preparação?
Nadia: Acho que os PDFs são mais completos, além da quantidade de questões. Um diferencial pra mim são os resumos que me ajudaram muito nas revisisões. As videoaulas eu assistia como uma revisão dos PDFs. Quando era um conteúdo mais difícil eu lia o PDF e assistia a videoaula para entender melhor.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Nadia: Desde que saiu o edtial, estudava todos os dias, uma hora por matéria. Geralmente eram quatro matérias por dia. E todos os dias estudava o direito previdenciário. Em alguns domingos, pela manhã eu fazia os simulados. Acabei perdendo dois domingos por conta das eleições (trabalhei como mesária).
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Nadia: Os resumos eu utilizava dos materiais do Estratégia. Pela falta de tempo, para o INSS fiz mais revisões de previdenciário e nas duas semanas finais fiz as revisões das demais matérias. Fiz quase todos os simulados. Os simulados foram um diferencial pra mim. Era ali que eu percebia onde estava errando pra estudar mais aquele tópico.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Nadia: A resolução de questões é fundamental. Era errando que eu sedimentava o meu conhecimento. E mais do que fazer questões é ter as questões comentadas, isso faz toda a diferença na preparação. Pra você saber onde está errando.
Nossa, difícil dizer quantas questões eu fiz, não tenho nem como chutar a quantidade, mas foram muitas. Acho que uma boa parte questões do pdf de todas as matérias.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Nadia: A disciplina que mais tenho dificuldade é raciocínio lógico. Não sei se superei minhas dificuldades, rsrsrs. Mas eu assisti todas as videoaulas do professor e fazia muitas questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Nadia: Foi uma semana bem intensa! Estava cansada, mas foi uma semana de muita revisão e de resolução de questões. Quando cansava, assistia aos vídeos das revisões de véspera.
No pré-prova acordei bem cedo para assistir as super revisão do Estratégia. Alguns tópicos selecionados pelos profs estavam na prova. O sábado foi bem puxado e cansativo, mas valeu muito a pena ter assistido a revisão.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Nadia: O meu principal erro foi não ter começado a estudar as matárias com mais conteúdo antes (adm e inf). Teria me desesperado menos, rsrs.
O meu maior acerto foi ter dedicado boa parte do tempo para o prev, ter começado antes. Quando o edital saiu eu já havia visto mais da metade do conteúdo. Se tivesse começado em setembro eu não teria conseguido terminar. Um grade acerto, na minha opinião, foi ter feito muitos simulados. O meu desempenho não era dos melhores, mas pude lapidar o meu conhecimento por eles. Fazer as revisões me ajudou a reter mais o conteúdo junto com a resolução de questões. Os resumos foram fundamentais para as revisões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Nadia: Como falei antes pensei sim, rsrsr. Quando olhei a quantidade de matéria e as 10 semanas que eu tinha pensei em desistir. Mas, pensei bem e resolvi ir em frente, principalmente com as notícias que eles poderiam chamar o cadastro reserva. Minha motivação para seguir foi a vontade de melhorar de vida, de estar uma carreira mais organizada.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Nadia: Eu aconselharia a escolher uma área de interesse e procurar conhecer a área e se dedicar mesmo no estudo. Enquanto você estiver ali, esquecer sua vida e as redes sociais. Isso irá encurtar o tempo. No começo é muito difícil, parece que você nunca vai chegar na aprovação. Mas, se todo o dia você se dedicar, uma hora chega a sua vez. Se você estiver sentado pensando em outras coisas, você não vai render e não vai avançar. Se entregue para aquilo que você está fazendo, mesmo que isso te prive (por pouco tempo) de momentos de lazer. Depois você vai olhar para trás, quando estiver aprovado, e vai sentir que valeu a pena!
Também aconselharia a buscar vídeos e materiais de como aprender a estudar para concursos, porque no começo, quando a gente não tem método, a gente perde muito tempo. Não estudar uma matéria durante muitas horas seguidas, intercalar as matérias, para que não fique tão maçante. Dormir pelo menos umas 7 horas por dia, pelo menos pra mim, não funciona “virar a noite para ficar estudando”. No outro dia você não vai render nada. Tem muitas pesquisas apontando a influencia do sono na memória e aprendizagem.
Queria agradecer a oportunidade de poder compartilhar um pouco da minha trajetória para incentivar outras pessoas a não desistir. Quando eu olhei o resultado no dia 22/12 eu não imagina estar entres os primeiros colocados. Eu achava que iria ficar ali no cadastro reserva. Foi uma alegria imensa olhar pro meu nome ali. Eu fiquei acho que uns 10 minutos contando repetidamente minha colocação pra ter certeza que eu não tinha errado, rsrsr. Graças a Deus ainda tive a “sorte” da nota de corte da Gex Araraquara não ter sido muito alta, pois vi muitas Gex com notas de corte maiores. Se eu consegui, creio que muitos podem conseguir com esforço e dedicação. Quero agradecer imensamente a todos os professores do Estratégia que se dedicaram muito e se esforçaram muito para trazer o melhor conteúdo!! Sem eles e esse material direcionado eu não teria conseguido!!