Aprovado em 07° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social - Volta Redonda (RJ)
Previdenciária (INSS, PREVIC)“Tenho aconselhado minha ex-esposa a estudar com foco, começando pelo básico, ir evoluindo até começar se auto questionar o porquê disso ou daquilo, que será quando estará preparada para evoluir, sempre com acompanhamento de profissionais qualificados e treinados, Estratégia Sempre.”
Confira nossa entrevista com Fabio Brasilino Antunes, aprovado em 07° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Volta Redonda (RJ):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo.
Fabio Brasilino Antunes: Minha formação é curso superior incompleto, iniciei a Graduação Tecnológica em Segurança Pública, sem terminar ainda, pois sou Guarda Civil Municipal em Porto Real – RJ. Tenho 40 anos de idade e resido em Piraí – RJ.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Fabio: Há muito tempo venho estudando, pois oriundo de uma família muito humilde, não via outra saída se não estudar e evoluir para ajudar mãe e irmãos, apesar de ser o caçula de uma família de cinco irmãos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Fabio: Sim, trabalho e estudo. Trabalho em regime de plantão, então nas horas de folga, hora do almoço, no ônibus, durante as corridas, caminhada, enfim, onde havia tempo disponível, arrumava uns minutinhos para “papirar” um pouco.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Fabio: Primeiramente, há 12 anos, fui aprovado no concurso de Guarda Civil Municipal de Porto Real, em 31º colocação, dentre as 50 vagas disponibilizadas no certame;
Fui classificado no Depen 2022 na cota, inclusive com os demais procedimentos já realizados, quais sejam, TAF, Exames Médicos, Testes Psicológicos, Investigação Social e Hetero identificação, ou seja, na esperança que seja criada mais vagas necessárias, quando da Regulamentação da Polícia Penal Federal e convocarem todos os aprovados naquele certame;
Polícia Penal de Minas Gerais, em 1555 lugar, porém, caí na redação, embora podia entrar com recurso contra a correção da Banca, mas por não querer indispor com Banca “pequena”, achei melhor continuar a caminhada;
Polícia Civil do RJ, investigador: acertei 70 questões das 100 da prova, porém apenas 4 de informática, por isso fiquei reprovado, mas o TJRJ (SIC) anulou duas questões de informática, exatamente as que eu havia errado, por isso entrei na Justiça para reconhecimento do direito à vaga. O engraçado neste certame foi que eu não havia estudado, mas a Revisão de Vespéra dos Gigantes do Estratégia foi um divisor nesta etapa. Assisti do início ao fim, de onde tirei tudo, exatamente tudo para a prova e obtive a nota.
Certamente continuarei a estudar, certo que meu objetivo é alcançar um novo patamar, por ora em segredo, pois o foco agora é curso de formação do Inss
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Fabio: Sempre fui discreto, me recolhia para estudar a fim aproveitar bem as horas de estudos, então saía bem pouco, abrindo exceção somente para minha filha Luísa, com 15 anos. Com ela, tenho que arrumar tempo, pois, por ser separado há dois anos, precisava ter tempo para me dedicar a ela, e sempre nos demos muito certos, pois a minha meta era alcançar um emprego melhor para bancar a Faculdade dela daqui a três anos, depois que terminar o Ensino Médio, ou apoiá-la numa Federal.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Fabio: Nesse ponto, não posso reclamar, pois os meus amigos, em especial o Predes e o Serafim também são concurseiros e dividimos o carro para ir trabalhar, pois trabalhamos no mesmo emprego, e durante as idas e vindas o assunto que rola no carro é concurso, concurso e concurso.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Fabio: Como já vinha num ritmo muito bom, para este concurso, estudei por oito meses apenas, logo após a prova da PPMG, quando me foquei muito em Previdenciário, com os Professores Adriana e Rubens Mauricio, e mantive as demais disciplinas com o demais professores do Estratégia. Assisti todas as aulas disponibilizadas gratuitamente pelo Estratégia no Youtube em Hora da Verdade Inss. Os professores foram maravilhosos em tudo, na dedicação, no ensinamento. Sempre fui disciplinado em estudar, naquele momento sou eu e o professor e só.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Fabio: Eu só adquiri o Curso do Estratégia a apenas uma semana do concurso do Inss, por falta de recursos mesmo, então eu assistia a todas as aulas disponibilizadas gratuitamente no Youtube, então nesta última semana antes da prova, me desliguei do mundo apenas para este concurso e, graças a Deus, consegui muitas questões naquela semana. Eu tenho preferência por videoaulas, pois pego melhor as explicações.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Fabio: Estratégia é Estratégia e pronto, acredito que quando o assunto é concurso, não há quem não conheça o Estratégia. Relutei em reconhecer que para ser aprovado dentro das vagas precisava dos macetes, da excelência do Estratégia.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Fabio: Cheguei sim e fui classificado no Depen 2020.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Fabio: O Estratégia tem seu diferencial, poderia citar vários, mas o principal é o Passo Estratégico, que é de fácil compreensão e vai direto ao ponto, com conteúdo muito qualificado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Fabio: Estudava várias matérias no dia, como fosse uma aula normal em dia de escola, com vestimenta adequada, como se estivesse numa sala e os professores também. Montei minha grade e seguia como numa semana normal de aula, dentro de sala
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Fabio: Neste quesito eu falhei, infelizmente. Não fazia muitas revisões, por falta de tempo, o que, durante as aulas, me obrigava a dedicar mais, sempre com aproveitamento de 100% em cada aula, para compensar a falta de tempo para revisar depois.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Fabio: Muito importante resolver exercícios, para massificar a matéria. Em torno de 5 mil ou mais questões. Criava questionamentos em minha mente e ia atrás das respostas, rsrsrs.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Fabio: Por ter ficado reprovado em informática na PCERJ, estava com medo das questões, nada que Renato da Costa e Emanuelle não resolvessem, rsrsrs, e RLM também encontrei dificuldades, até conhecer o Jhoni Zini. A vida torna-se mais fácil com eles.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Fabio: Sabia que tinha feito meu melhor na preparação, na revisão de vespéra não sai da frente da tv, então eu apenas revisei os pontos mais cruciais e resolver alguns exercícios.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Fabio: Principal erro foi não ter adquirido o Estratégia antes, e o acerto foi a constância em estudar sempre, focar…
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Fabio: Nunca pensei em desistir, pois sabia que minha hora ia chegar, pois minha motivação em seguir é minha filha e mãe. Meu irmão Vagner me disse do quão orgulhoso estava do irmão mais novo, motiva demais ouvir essas palavras.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Fabio: Tenho aconselhado minha ex-esposa a estudar com foco, começando pelo básico, ir evoluindo até começar se auto questionar o porquê disso ou daquilo, que será quando estará preparada para evoluir, sempre com acompanhamento de profissionais qualificados e treinados, Estratégia Sempre.