“Bom, eu não sei a realidade de todo mundo, mas acho que o principal é nunca desistir e acreditar sempre em si mesmo, o resto a gente vai aprendendo e correndo atrás.”
Confira nossa entrevista com Matheus Penaforte Berbert Sodre, aprovado em 18° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Niterói (RJ):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Matheus Penaforte Berbert Sodre: Minha formação é em direito, eu tenho 28 anos de idade e moro em São Gonçalo – Rio de Janeiro.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Matheus: Acho que o principal motivo é a estabilidade de emprego e de remuneração.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Matheus: Eu prestava serviços para um escritório de advocacia, mas fazia grande parte do meu trabalho em home office, então conseguia separar bem as horas de estudo e de trabalho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Matheus: Eu fui aprovado somente para um concurso para a prefeitura aqui mesmo de São Gonçalo, porém para o cadastro de reserva. Pretendo sim continuar estudando, inclusive já me inscrevi em alguns concursos para esse ano de 2023.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Matheus: Como eu tinha um bom horário de estudo, eu separava geralmente o sábado à noite para distrair a mente com os amigos e a família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Matheus: Minha família sempre me incentivou, e nesse concurso eles me deram todo o apoio e espaço que eu necessitava para os estudos, assim como minha namorada também entendeu e foi fundamental nesse processo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Matheus: Estudei por aproximadamente 5 meses. Para manter a disciplina, eu segui à risca o meu plano de estudos e todos os meus horários durante o dia, seja para o estudo, seja para o trabalho ou para o descanso.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Matheus: Eu utilizei das videoaulas, dos PDFs, do Sistema de Questões e do Passo Estratégico.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Matheus: Foi através do Youtube.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Matheus: Sim. Além das dicas e dos ensinamentos dos professores em aulas abertas, o Estratégia possui um material completo para a preparação, oferecendo todas as ferramentas possíveis para qualquer tipo de estudo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Matheus: Eu primeiramente montei um plano de estudo factível com meu tempo, porém quanto mais perto da prova, eu ultrapassava o tempo de estudo que tinha determinado. Eu estudava duas matérias por dia, sendo que Previdenciário constava sempre, e de horas líquidas variava mas a média era de umas 8 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Matheus: Eu fazia as revisões com questões, e pelo Passo Estratégico. Posteriormente, utilizei as Rodadas de Simulados também.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Matheus: As questões são fundamentais, pois desse jeito é possível conhecer a forma que a banca questiona os assuntos estudados, além de que é uma forma ativa de gravar o que estudou e revisar.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Matheus: As disciplinas que eu tinha mais dificuldades eram português e informática. Eu realizei muitas questões para tentar absorver o máximo de conteúdo possível, já que a teoria é bastante abrangente e foquei mais no que era mais cobrado pela banca.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Matheus: Na semana da prova eu assisti a Hora da Verdade pelo Youtube e realizei muitas questões. Foquei no que eu estava menos afiado e revisei bastante. No dia pré-prova eu assisti a Revisão de Véspera que foi muito boa e depois descansei, já no dia da prova eu acordei mais cedo e revisei o máximo possível até a hora da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Matheus: Posso dizer que o meu maior acerto foi manter meu foco e disciplina e confiar no material e nos professores do Estratégia. Já meu principal erro foi me deixar abater por certas vezes e desacreditar em mim mesmo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Matheus: Sim, por muitos momentos. Porém eu sempre respirava e me visualizava aprovado e lutei muito para poder sentir essa sensação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Matheus: Bom, eu não sei a realidade de todo mundo, mas acho que o principal é nunca desistir e acreditar sempre em si mesmo, o resto a gente vai aprendendo e correndo atrás.