“Não estude para um concurso, estude para mudar a sua vida.”
Confira nossa entrevista com Cristiane Silva do Carmo Lehnhard, aprovada em 03º lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Santa Maria (RS):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Cristiane Lehnhard: Servidora pública municipal e empreendedora, 42 anos, graduada em Ciências Contábeis.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Cristiane: Trabalhadora na iniciativa privada, com remuneração mediana, mas com sede de mudanças, decidi estudar para Concursos Públicos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Cristiane: Atualmente sou Servidora Pública municipal, empreendedora digital e concilio os estudos com muita disciplina e abdicação de outras atividades que ficam numa lista de espera
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Cristiane: Fui aprovada em concursos municipais para variados cargos, de Contador a agente administrativo, mas nomeada apenas no último. Também para cargo o cargo de Técnico do MP/RS, mas não fui bem classificada. Penso que o importante é colocar o nome na lista e seguir adiante.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Cristiane: Quando iniciei minha jornada, restringi minha vida social e dediquei meu tempo aos estudos e à família. Passei um tempo nesse ritmo, até perceber que a aprovação poderia demorar mais que o esperado, então, organizei minha rotina para agregar mais atividades e concilia-las ao novo processo. Hoje consigo conciliar o trabalho, os estudos e a família de maneira harmônica, mas decorreu um tempo até chegar nessa fase.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Cristiane: Sempre tive apoio da minha família, o que é muito importante e encorajador. Meus amigos também entenderam que a fase seria longa e que nossos encontros seriam mais raros.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Cristiane: Em 2016 fiz o concurso do INSS, mas ainda com conhecimentos razos, fui aprovada fora da classificação. No decorrer do tempo, migrei para outras áreas, o que consolidou o conhecimento em muitas disciplinas. Para esse concurso estudei, em média, 3 meses, com foco na legislação previdenciária, mas a bagagem que já tinha foi essencial nessa prova, pois foi por meio de revisões, questões e muitos simulados que completei essa preparação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Cristiane: Estudo por resumos e mapas mentais que construi durante a jornada, PDF e videoaulas. Uma das melhores vantagens em aulas EAD é ter acesso a profissionais e conteúdos didáticos que impulsionam o aprendizado.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Cristiane: Conheci o Estratégia por meio do Youtube assistindo aulas gratuitas e me tornei uma assinante vitalícia quando foi oportunizado.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Cristiane: Fui aluna de outros preparatórios e gostava da didática, mas o Estratégia tem o diferencial de ser direcionado ao foco. Atualmente sou aluno de outro curso também, porque gosto de diversificar ferramentas, visão dos professores e material. Como aluna não os vejo como concorrentes, mas como somadores na minha trajetória.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Cristiane: Fiz vários concursos, inclusive quando estava em outros cursos, mas minhas aprovações começaram a partir das aulas desses dois preparatórios.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Cristiane: O estratégia me propiciou foco e organização. Tentei seguir a trilha, mas como o meu tempo era curto, foquei nas aulas do curso intensivo e nas orientações do Coach.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Cristiane: Minha rotina foi de 4 horas diárias (segunda a sexta), 6 horas em sábados e domingos, de agosto a outubro de 2022. Em novembro, mês da prova, estudava até 7 horas líquidas, cronometradas, até um dia antes da prova.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Cristiane: Minhas revisões foram feitas no material já produzido anteriormente, em PDF de resumos que o Estratégia preparou e que auxiliaram bastante, além de muitas questões e simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Cristiane: Não sei ao certo quantas questôes resolvi nesse período, mas foram muitas. Simulados fiz todos os do Estratégia e de outros preparatórios, não abri mão dessa ferramenta que considero uma prova antecipada, geralmente elaborada por quem sabe do assunto e com conteúdos selecionado conforme o edital.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Cristiane: Arrisquei em estudar as disciplinas de conhecimentos gerais somente por revisões e simulados. Direito Previdenciário foi um desafio que precisou ser dominado, pois a legislação foi, praticamente, toda alterada e trouxe muitas novidades nesse certame.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Cristiane: Rotina intensa até a véspera da prova, pois não consigo dimuniur o ritmo quando sei que posso registrar conhecimentos já adquiridos. Para mim, a reta final é estremamente importante para reforçar o que já absorvi. Só não estudo conteúdo novo nessa fase, porque sei que o tempo não me será suficiente para gravar, mas não abro mão das revisões. Um dia antes eu só descansei, quase não me reconheci, mas foi fundamental para recarregar as energias.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Cristiane: Graças a bagagem que acumulo é que foi possível focar na principal disciplina em pouco tempo. Creio que meu maior acerto foi fazer muitas questões e todos os simulados possíveis (mais de 30). Importante ressaltar que os simulados me auxiliaram muito no sentido de testar as estratégias de prova, pois os pratiquei de diversas formas até perceber que o melhor para mim era deixar o mínimo de questões em branco, o que de fato, fiz.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Cristiane: Nunca pensei em desistir, pois creio que não conseguiria parar de estudar. Entretanto, como muitos nessa caminhada solitária, tive momentos de desânimo e cansaço. Embora esse concurso fosse um dos meus objetivos, nem aqui vou parar. Minha motivação é saber que eu posso ainda mais e que isso é possível.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Cristiane: Se você decidiu se preparar para concursos públicos , não desista. Faça do seu caminho uma trajetória cheia de oportunidades, tanto para o seu cargo, como para você. Seus objetivos mudarão, seus assuntos mudarão e isso será natural. É difícil iniciar e manter uma disciplina, mas se o seu desejo for maior do que seus medos, ou, muitas vezes, do que a sua procrastinação, vá em frente. Não estude para um concurso, estude para mudar a sua vida.