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Concurso SME SP: sugestões de recursos para Informática!

Se você prestou as provas do concurso para Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I do  Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME SP) deve ficar atento aos possíveis recursos contra o gabarito preliminar.

Aqui neste artigo você poderá conferir a sugestões para Informática, elaboradas pela professora e especialista Mariana Paludetto.

Lembre-se que o recurso é individual e a cópia pode resultar na anulação da sua interposição. Confira as sugestões no vídeo ou na transcrição logo abaixo!

Concurso SME SP: sugestões de recursos para Informática

A primeira questão que quero conversar com vocês está na parte de INFORMÁTICA. Na prova amarela, era a questão 12. Vamos ver:

A respeito das diretrizes das ações pedagógicas desenvolvidas no Laboratório de Educação Digital, presentes no Art.3° do documento de Instrução Normativa SME n° 52, de 10/12/2021, analise as afirmativas a seguir:

I. A Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC, a Programação e o Letramento Digital são eixos de organização do trabalho pedagógico para a promoção do pensamento computacional em uma abordagem contracionista

II. A valorização dos saberes e desenvolvimento das potencialidades dos estudantes tem, como princípios, apenas o protagonismo. 

III. A valorização dos saberes e desenvolvimento das potencialidades dos estudantes tem, como princípios, apenas o protagonismo

IV. A criação de ambientes com computadores para atividades técnicas, sem embasamento pedagógico

V. O espaço físico da Unidade Educacional, como ambiente, serve apenas para os docentes criarem conteúdos ligados às tecnologias educacionais. 

ESTÁ CORRETO O QUE SE AFIRMA EM

A. I e II, apenas

B. III e IV, apenas

C. II e III, apenas

D. II e IV, apenas

E. I e V, apenas

Conforme previmos no nosso gabarito extraoficial, a resposta certa é a letra A, que indica que as afirmativa I e II estão corretas. Porém, existe um grave erro de digitação na afirmativa A! Na prova está escrito CONTRACIONISTA, enquanto o correto seria CONSTRUCIONISTA. Portanto, é uma questão que cabe recurso.

Assim como na questão acima, a questão 16 de Informática (considerando a Prova amarela), também teve confirmado seu gabarito conforme previmos na nossa correção ao vivo. Porém, essa questão apresenta duas alternativa onde está escrito exatamente A MESMA COISA! Sendo assim, também é uma questão passível de recurso:

Segundo Christensen, Horn e Staker, autores que se dedicaram a estudar inovação nas organizações educacionais, assinale a opção que indica os modelos que podem ser considerados como Ensino Híbrido, por somar características tanto da sala de aula tradicional quanto do ensino on-line

A. Modelo STEAM e Laboratório Rotacional

b. Currículo Flexível e Educação Democrática

c. Laboratório Rotacional e Sala de Aula Invertida

d Educação Democrática e Sala de Aula Invertida

e. Sala de Aula Invertida e Educação Democrática

Outras duas questões que geraram burburinho entre os candidatos, foram aquelas que abordavam a BNCC, documento que não foi pedido em nosso edital. Porém, as duas questões envolvem pontos da BNCC que são apresentados para nós no Currículo da Cidade. Assim, acredito que não caberia recurso.

Mas, caso você tenha escorregado nessas questões, vale a pena a tentativa! A estratégia aqui é argumentar que, se não estava exposto claramente no edital, não poderia ter sido cobrado na prova. Vejam quais são as questões:

questão 19 na prova amarela:

O código EI O2 EO 03 é um exemplo de combinação alfanumérica que a Base Nacional Comum Curricular  (BNCC) estabelece para organizar as aprendizagens em cada etapa de ensino de Educação Básica.

Assinale a opção que indica corretamente o que significam, respectivamente, os pares do código acima:

A. EI – etapa de ensino; 02 – Campo de Experiência; EO – Posição da Habilidade e 03 – Grupo por Faixa Etária

B. EI – Campo de Experiência; 02 – Grupo por Faixa Etária; EO – Etapa de Ensino e 03 – Posição por Habilidade

C. EI – etapa de ensino; 02 – posição por habilidade ; EO – campo de experiência e 03 – Grupo por Faixa Etária

D. EI – campo de experiência; 02 – posição de atividade; EO – etapa de ensino e 03 – Grupo por Faixa Etária

E. EI – etapa de ensino; 02 – grupo por faixa etária; EO – campo de experiências e 03 – posição de habilidade

questão 21 na prova amarela – 

Assinale a opção que descreve corretamente a função da Base Nacional Comum Curricular

A. Implementa políticas públicas de caráter educacional, em âmbito nacional, de acordo com os princípios do governo vigente

B. Garante o acesso escolar dos estudantes dos três níveis de ensino: Educação Infantil, ensino fundamental e médio

C. Estabelece e executa leis e normas curriculares no ensino público, seja ele federal, estadual ou municipal

D. Assegura a permanência dos estudantes no ensino público, seja ele federal, estadual ou municipal

E. Colabora para a superação da fragmentação das políticas educacionais.

Na área de conhecimentos específicos, temos duas questões de Matemática em que o pedido de recurso eu imagino que será acatado com bastante facilidade:

A questão 50 (prova amarela), apresentava uma receita de bolo para 6 pessoas e pedia que você calculasse qual seria a quantidade exata de cada um dos ingredientes caso fosse preparar a receita para 9 pessoas. Portanto, você deveria acrescentar mais 50% da quantidade inicial para que fosse possível a receita dar certo. Nossa prova apresentou o gabarito como letra B e, de fato, é o que mais se aproxima de uma resposta correta. ´Porém, a quantidade de manteiga está ERRADA. Portanto, NÃO EXISTE ALTERNATIVA CORRETA para essa questão.

Veja abaixo a receita de bolo de milho verde planejada para 6 pessoas

BOLO DE MILHO VERDE

INGREDIENTES:

1 xícara de chá de milho verde escorrido, 4 ovos, 8 colheres de sopa de fubá, 1 xícara de açúcar, 2 xícaras de leite, 1 xícara e meia de manteiga, 3 colheres de chá de fermento em pó

MODO DE FAZER:

Bater todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento em pó, que deve ser misturado por último. Levar ao forno pré-aquecido por 50 minutos.

Para manter a mesma receita original adaptada para 9 pessoas, os ingredientes deverão conter exatamente as seguintes medidas:

A. 2 ´xícaras de chá de milho verde escorrido, 5 ovos, 10 colheres de sopa de fubá, 1 xicara e meia de açúcar, 3 xicaras de leite, 2 xícaras de manteiga, 4 colheres de sopa de fermento em pó

B. 1 xícara e meia de milho escorrido, 6 ovos, 12 colheres de sopa de fubá, 1 xícara e meia de açúcar, 3 xícaras de chá de leite, 2 xícaras e ¾ de manteiga, 4 e meia colheres de fermento em pó

C. 1 xicara e meia de milho verde escorrido, 6 ovos, 10 colheres de sopa de fubá, 1 xicara e meia de açúcar, 3 xicaras de leite, 2 xicaras de manteiga, 4 e meia colheres de fermento

D. 2 xicaras de milho escorrido, 8 ovos, 12 colheres de sopa de fubá, 1 xicara e meia de açúcar, 4 xicaras de leite, 2 xicaras de manteiga, 4 e meia colheres de fermento

E. 1 xicara e ¾ de milho verde escorrido, 6 ovos, 18 colheres de sopa de fubá, 2 xicaras e meia de açúcar, 3 xicaras de leite, 2 xicaras de manteiga e 4 colheres fermento

Por fim, a questão 52, também de Matemática, nos pedia uma análise de uma gráfico. Porm, existiam DUAS RESPOSTAS CORRETAS para a pergunta. Veja só:

Morar no campo ou na cidade é uma duvida de muitos cidadãos brasileiros. A vida em cidades pequenas proporciona geralmente mais qualidade de vida; entretanto, a oferta de trabalho tem se mostrado cada vez mais insuficiente nessas localidades. 

Dados do IBGE mostram que, no ano 2000, a população concentrava-se, em sua maioria, nos grandes centros. O gráfico a seguir contem informações sobre as populações urbanas e rurais distribuídas pelas regiões brasileiras. 

Baseando-se nas informações oferecidas pelo, assinale a alternativa correta.

A. A região que tem maior população rural é a região sudeste

B. A região sudeste é a única que tem a maior parte da sua população vivendo em área urbana

C. A região que tem a menor diferença entre a população urbana e a rural é a região norte

D. De todas as regiões, a que tem menor população rural é a região centro-oeste

E. De todas as regiões, a que tem menor população urbana é a região centro-oeste

A banca apresentou a opção C como o gabarito da questão e, de fato, a resposta C está correta. O problema é que a resposta D está igualmente correta. Portanto, questão que cabe recurso, sem dúvidas!

E as provas de 08.01?

Bom, as provas que aconteceram no período da tarde, considerando a parte dos conhecimentos pedagógicos, não existe questão para recurso. Pode existir nas áreas específicas, mas as áreas de conhecimentos pedagógicos estavam boas. 

Já nas provas da manhã, a questão 14 – INFORMÁTICA (prova branca) claramente apresenta um erro no gabarito. Olha só:

A robótica educacional esta ligada a um movimento de apropriação de tecnologia na prática e do “aprender fazendo”, características que combinam com os princípios da cultura maker. Nesse contexto, surgiram as propostas das FAB LABS

Sobre as Fab Labs, assinale a afirmativa correta:

A. Fab lab é uma sala onde os professores supervisionam o funcionamento de maquinas que processam um produto, transformando-o em produto educacional.

B. Fab lab é uma abreviação de “laboratório de fábrica”, onde um grupo de docentes tem a oportunidade de criar produtos educacionais 

C. Fab labs são laboratórios de informática, presentes nas escolas municipais da Cidade de São Paulo, onde os alunos podem ter aulas online, realizar provas e trabalho, com auxilio de uma equipe técnica

D. Fab labs são espaços maker que disponibilizam equipamentos para que os usuários possam idealizar, planejar e prototipar os mais diferentes tipos de produtos

E. Fab lab é uma sequencia lógica, finita e ordenada em passos que devem ser seguidos para resolver um problema; em outras palavras, são procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. 

A banca apresentou como gabarito a letra E que, na verdade, é a correta definição do conceito de ALGORITMO e não de FAB LABs. A afirmativa que apresenta a correta definição de FAB LABs, nesse caso, é a letra D. Portanto, é uma questão que claramente cabe recurso. 

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