“Para quem está começando a estudar para concursos ou estuda e ainda não foi aprovado, o essencial é descobrir qual é o melhor método de estudo individual pois cada um aprende de uma forma […]”
Confira nossa entrevista com Leticia George Garcia Peres, aprovada em 01° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Pelotas (RS):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Leticia George Garcia Peres: Sou formada em Letras-Português e respectivas Literaturas pela Unipampa e com pós em Psicopedagogia porém nunca atuei na área, tenho 34 anos e sou natural de Bagé (RS).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Leticia: Faz muitos anos que faço concursos porém voltei a estudar com mais afinco e dedicação após receber o diagnóstico de autismo do meu filho visto que meu salário atual não supre as terapias as quais ele precisa para evoluir.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Leticia: Sim, sou funcionária pública estadual (secretária de escola). Devido minha rotina de trabalho e das terapias do meu filho, optei por acordar de madrugada para estudar. Também aproveitava os momentos aguardando meu filho nas terapias e fazia questões ou estudava por PDFs.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Leticia: Prefeitura Municipal de Bagé- 2008: Oficial administrativo (se não me engano, posição 25, trabalhei por 3 anos lá porém precisei pedir exoneração para concluir a Graduação).
Secretaria de Educação do RS- 2014: Agente Educacional II-Adm escolar (10, nomeada em 2018 e até o presente momento trabalhando)
Prefeitura Municipal de Bagé- 2019: Professor de Língua Portuguesa (11)
MP-RS- 2021: Técnico do ministério público- região sul (57)
TRT-RS- 2022: Técnico judiciário (385)
Por enquanto, vou focar na preparação para a segunda fase do concurso do INSS porém futuramente quero seguir estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Leticia: Por ter um filho pequeno, acabava saindo mais para levar ele em praças ou em alguma atividade mais recreativa.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Leticia: Sim, meu marido foi essencial nessa caminhada, sempre me apoiando com palavras e ações.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Leticia: Estudei por aproximadamente 1 ano antes do edital, entretanto acabei pausando para estudar para o TRT-RS. Depois do TRT, voltei a estudar para o INSS.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Leticia: Estudei muito por vídeo aulas, lei seca em áudio e resolução de questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leticia: Conheci através dos vídeos gratuitos do YouTube. Acompanhei várias aulas pelo YouTube, fiz alguns dos simulados abertos e baixei alguns materiais em PDF. Não cheguei a comprar nenhum material do Estratégia por, infelizmente, não ter condições financeiras para tal.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Leticia: Estudei por vários materiais/cursos distintos ao longo da preparação e sou grata a todos por terem contribuído com a minha aprovação.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Leticia: Sim, cadastro reserva para MP-RS e TRT-RS.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Leticia: Os simulados e materiais em PDF gratuitos disponibilizados pelo Estratégia foram muito importantes na preparação para a prova.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Leticia: Foquei nas disciplinas as quais tinha mais dificuldade pois não tinha tantas horas disponíveis para estudar. Por dia, conseguia estudar, em média, 2 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Leticia: Fazia revisões consultando os resumos que eu elaborava bem como por meio de resolução de questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Leticia: A resolução de questões é essencial para a revisão e fixação do conteúdo porém não recordo o quantitativo das mesmas que fiz.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Leticia: Raciocínio lógico e direito previdenciário. Para superar a dificuldade nessas disciplinas, foi necessário dedicar a maior parte do tempo disponível de estudo para as referidas disciplinas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Leticia: Acompanhei muitas aulas de revisão pelo YouTube e revisava os resumos que elaborei ao longo da preparação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Leticia: Acredito que meu principal erro foi demorar a perceber como era meu perfil individual de aprendizado. Após descobrir quais métodos eram mais efetivos para mim, o estudo foi bem mais proveitoso e efetivo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Leticia: Em nenhum momento pensei em desistir pois minha motivação principal é dar melhores condições de vida e de tratamento para o meu filho Eduardo. Ele é autista, até o momento é não-verbal, e precisa de várias terapias para melhorar sua qualidade de vida.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Leticia: Para quem está começando a estudar para concursos ou estuda e ainda não foi aprovado, o essencial é descobrir qual é o melhor método de estudo individual pois cada um aprende de uma forma. Além disso, é preciso ser resiliente e não desistir após a reprovação, lembre sempre o que o motivou a começar essa jornada que, com certeza, conseguirá a tão sonhada aprovação!