“O importante é descobrir o que funciona pra você, não existe fórmula mágica. Ter um bom material e um planejamento de estudo é essencial. Estudar tem que ser um hábito e esse hábito vai decidir seu futuro.”
Confira nossa entrevista com Dagila Holanda Dias – Aprovada em 08° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Niteroi (RJ):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Dagila Holanda Dias: Nasci em Fortaleza, mas vivi boa parte da minha vida na cidade de Pindoretama(CE). Atualmente moro no estado do Rio de Janeiro. Tenho 27 anos e sou formada em Educação Física.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Dagila: Estava insatisfeita com a minha profissão então resolvi mudar e estudar para concurso. Vi no concurso público uma grande oportunidade para mudar de carreira.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Dagila: No início trabalhava e estudava. Conciliava com os horários livres que eu tinha durante o dia e após o expediente estudava mais algumas horas. No ano de 2022 tive a oportunidade de só estudar e não precisar trabalhar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Dagila: Antes de algum edital sair estudava de segunda a sexta e aos finais de semana saía com a família e os amigos. Após o edital ser publicado dificilmente saía.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Dagila: Sim, recebi muito apoio, principalmente da minha mãe e do meu marido. Ele me deu todo o suporte para ficar em casa estudando. Ter alguém assim do seu lado faz toda diferença.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Dagila: Estudei específico para o concurso do INSS por 2 meses. Já vinha estudando para outra área há um tempo, então não foi difícil manter o foco nos estudos. Aproveitei a maioria dos conteúdos, a única matéria que comecei do zero foi Direito Previdenciário.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Dagila: A minha preparação para o INSS foi toda por PDF. Conseguia concluir o conteúdo mais rápido e avançar na matéria.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Dagila: Indicação de aprovados.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Dagila: Sim, o material do Estratégia possui muita qualidade. A ferramenta que mais utilizei foi o PDF.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Dagila: Estudava pela manhã e a tarde, no máximo 3 matérias por dia. Geralmente estudava 8 horas líquidas (pós-edital).
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Dagila: Não fazia resumos. Revisava o conteúdo pelas marcações que tinha feito no PDF e por questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Dagila: É de suma importância, pois por meio das questões é possível saber o nível de conhecimento em determinado assunto. Não lembro quantas questões resolvi, mas para o concurso do INSS fiz todas as questões dos pdfs do curso.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Dagila: Direito Previdenciário foi a mais desafiadora, pois tive que aprender uma disciplina que nunca tinha visto e em pouquíssimo tempo. Reservei mais horas de estudo para essa disciplina.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Dagila: Revisão e resolução de questões.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Dagila: No início fazia muito resumo, não era um método que me ajudava, perdia muito tempo. O método mais eficiente era marcar o que eu achava importante no pdf. Ler e marcar foi o que funcionou.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Dagila: Quando decidi o que realmente queria, não. As vezes batia o desespero, mas a vontade de conseguir a aprovação era maior.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Dagila: O importante é descobrir o que funciona pra você, não existe fórmula mágica. Ter um bom material e um planejamento de estudo é essencial. Estudar tem que ser um hábito e esse hábito vai decidir seu futuro.