“Comece agora, não desista, foque no objetivo até conseguir, nada supera ver o nome na lista
de aprovados e se eu consegui, qualquer pessoa tem capacidade de conseguir também, basta
ter um material completo, disciplina, e força de vontade.”
Confira nossa entrevista com Hanna Mendes, aprovada no XXXV Exame da OAB – Área: Direito do Trabalho:
Estratégia: Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Hanna Mendes: Tenho 23 anos, sou de Fazenda Nova – GO, estou no último período da graduação.
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Hanna: Tive que conciliar os estudos com o estágio no Ministério Público de Goiás no período da tarde, e com a faculdade no período da noite.
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Hanna: Sim, foi a primeira vez que prestei o Exame de Ordem.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovado(a)?
Hanna: Fiquei muito feliz e realizada, é difícil acreditar que se alcançou um objetivo que sempre foi desejado.
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Hanna: Somente eu e mais dois colegas passaram no Exame, inclusive um deles usou o Estratégia na segunda fase. Acredito que meu diferencial foi a disciplina de estudar todos os dias e um curso preparatório de qualidade.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Hanna: Eu tive que abdicar de muitas coisas, pois sou mãe e casada, o tempo que eu tinha para estudar era muito pouco, por isso tive que ser um pouco radical, e priorizar os meus estudos.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Hanna: Usei muito os PDFS. As aulas do Youtube eu usava bastante enquanto fazia almoço, arrumava casa e lavava louça, servia como uma revisão. As Trilhas foram essenciais pois direcionavam os estudos sem precisar me preocupar com organização.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB?
Hanna: Eu tinha uma assinatura de concursos do Estratégia e comecei a seguir todas as áreas no instagram.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Hanna: Os materiais são completos, bem explicados, mas a Trilha Estratégica é o melhor material, pois tudo o que precisa ser feito está lá.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Hanna: Sim, com toda certeza. Sempre que eu tenho oportunidade, eu indico.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos?
Hanna: Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria. Meu plano de estudos foi as trilhas, seguia a trilha à risca, do começo ao fim, fazia muitos exercícios e via aulões disponibilizados no Youtube.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Hanna: Direito Civil foi bem complicado, eu desisti de uma parte da disciplina, pois acabava que eu ficava chateada, e não conseguia render nas outras matérias.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?
Hanna: 3 semanas antes, o Estratégia começou a fazer revisões no Youtube, segui a risca também, as aulas que não conseguia assistir por causa do trabalho e faculdade, eu vi em velocidade 2.0 nas manhãs seguintes.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos. Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Hanna: Eu descansei um pouco, acredito que traz mais tranquilidade para o dia da prova. Pelo menos pra mim, os estudos na reta final me deixaram muito ansiosa e descansar me fez muito bem.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Hanna: Direito do Trabalho foi uma matéria que me dediquei muito na primeira fase, e tinha feito um estudo consolidado, por isso escolhi Trabalhista.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Hanna: Houve dias que batia a procrastinação, um pouco de preguiça e pensamentos que não era capaz. Hoje eu tentaria ser mais positiva, para evitar a preguiça e procrastinação. Acertos foram fazer muitas questões, estudar o quanto dava e conseguia e não ter desistido.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Hanna: A rotina pesada de estudos, estágio, e ter que viajar pra outra cidade para assistir aulas da faculdade e ainda estudar para a OAB não foi fácil, mas meu esposo e meu filho sempre estavam do meu lado me apoiando, eu tinha que dar orgulho para eles.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Hanna: Comece agora, não desista, foque no objevo até conseguir, nada supera ver o nome na lista de aprovados e se eu consegui, qualquer pessoa tem capacidade de conseguir também, basta ter um material completo, disciplina, e força de vontade.