Aprovado em 5° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social - Campos dos Goytacazes (RJ)
Previdenciária (INSS, PREVIC)“Não tenham medo de lutar pelo que você sonha, não tenha vergonha de abrir mão de amizades e outras coisas pelo estudo.”
Confira nossa entrevista com Tiago Fartes da Silva Moraes, aprovado em 5° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Campos dos Goytacazes (RJ):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Tiago Fartes da Silva Moraes: Tenho 26 anos e moro na cidade de Cardoso Moreira – RJ.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Tiago: Sou formado em Administração e vi que na minha região teria poucas chances de emprego com a minha formação, então decidi estudar para concursos. E logo surgiu o INSS.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Tiago: Trabalhava e estudava todos os dias da semana. Conciliava com o tempo realmente que tinha. A minha vida era trabalhar, ir a academia e estudar até onde eu aguentava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Tiago: Pretendo sim continuar estudando, tenho vontade de ir para a carreira fiscal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Tiago: Saía muito pouco, minha vida social se resumia a encontrar os amigos na academia e ir visitar minha noiva aos fins de semana. Já a família passava o tempo que dava entre os estudos e outras atividades.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Tiago: Sempre apoiaram. Óbvio que com uma desconfiança de alguns, pois o concurso tinha mais de 1 milhão de inscritos e alguns não acreditavam muito. Mas no geral todos apoiavam e entendiam meus momentos trancado no quarto.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Tiago: Estudei 6 meses focado no INSS. Como não tinha base alguma em matérias de direito, precisei focar muito nelas no começo e com esse tempo de preparação consegui chegar bem quando saiu o edital.
A disciplina vem quando você entende o processo, porque não é difícil chegar e fazer a prova, o mais difícil é sentar todos os dias e estudar. E quando entendemos isso, colocamos como meta vencer o dia a dia e não somente o dia da prova.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Tiago: Usei bastante as videoaulas no começo para uma melhor absorção bruta da matéria, depois fui para o PDF, que me ajudava a criar revisões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Tiago: Conheci no Youtube.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Tiago: Sim, um material muito fácil de ser absorvido mesmo por alguém que nunca tinha estudado para concursos, professores com ótima didática e atenção aos pontos principais do concurso.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Tiago: O plano de estudos foi de acordo com o peso de cada matéria. Estudava 3 matérias por dia, sempre focando em previdenciário. Nos dias de semana eram de 3 horas e meia a 4 horas por dia. E nos fins de semana sempre 5/6 horas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Tiago: Minhas revisões eram sempre aos domingos e nada mais era do que tirar um ponto da matéria e sintetizar em mapas mentais ou palavras chaves. Fazia 2 simulados por semana no pós-edital.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Tiago: Os exercícios são ótimos para análise de pontos fracos e pontos a serem melhorados. Mesmo tendo acertado a questão, se eu não tivesse entendido como acertei, eu voltava e lia novamente a matéria da questão. Isso ajuda na memorização e um melhor entendimento.
Acredito ter feito de 5.000 a 6.000 questões durante os 6 meses.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Tiago: Português e direito administrativo. Superei estudando sempre o que identificava como ponto fraco dentro da matéria.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Tiago: Na semana pré prova foquei em ler revisões que eu tinha feito e continuar fazendo questões referente a cada tópico do edital. No dia salvei as aulas gravadas em voz e fiquei ouvindo até entrar no local de prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Tiago: Erros foram ter começado a fazer revisões muito tarde. As revisões me ajudaram muito, mas se tivesse começado a fazer antes, teria ido melhor na prova.
Acerto foi ter comprado/estudado com os melhores materiais possíveis que me ajudaram a alcançar essa aprovação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Tiago: Sim, várias vezes. A insegurança sempre batia forte, principalmente por ter sido o primeiro concurso, o medo de não ser suficiente me abalou varias vezes, principalmente na reta final.
A minha motivação pra não desistir foi olhar para minha noiva e ver o quanto ela me apoiava, ver meu pai, vó, sogra e sogro sempre me levantando e me dando carinho e apoio. Fiz tudo isso por eles e consegui graças a eles.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Tiago: Bom… eu consegui, sendo um cara comum, que tirava notas comuns, que nunca foi excepcional em nada. Mas acordava todo dia disposto a lutar pelo o que acredito e pelo que orava todo dia antes de dormir. Não tenham medo de lutar pelo que você sonha, não tenha vergonha de abrir mão de amizades e outras coisas pelo estudo. “O tempo não volta. O que volta é a vontade de voltar no tempo e ter começado antes”.